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Disciplina Cosmetologia Aplicada I

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular envolve conhecimentos de diversa natureza, desde as Ciências Básicas à Farmácia Galénica e à Dermatologia. Aprofundando muitos dos aspectos antes abordados em outros domínios, a disciplina de Cosmetologia Aplicada I pretende abranger a realidade da cosmética de protecção e da cosmética de decoração nos segmentos de mercado mais representativos (estética/perfumaria, parafarmácia), focando os princípios fundamentais subjacentes, desde a formulação e apresentação, à divulgação e utilização.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Unidade 1- Enquadramento Geral

    Aspectos históricos da formulação e utilização de cosméticos

    Unidade 2- A estrutura da pele e anexos e a sua importância na cosmetologia

    Unidade 3- A Cosmética de Proteção e higiene

    2.2 Proteção cutânea-produtos de limpeza e higiene

    2.3 Desodorizantes e anti-transpirantes

    Unidade 4- Cosmética capilar

    3.1 Protecção capilar-produtos de limpeza e proteção

    3.2 Produtos de Hidratação para o cabelo

    3.3 Depilatórios

    Unidade 4- Cosmética decorativa

  • Objetivos

    Objetivos

    O aluno deverá adquirir competências para:

    - Reconhecer os aspectos mais importantes da legislação dos produtos cosméticos;

    - Conhecer a fundo a fisiologia cutânea;

    -Interpretar correctamente os rótulos dos produtos cosméticos;

    -Identificar as funções dos principais constituintes de uma formulação cosmética;

    -Interpretar as reivindicações cosméticas;

    -Reconhecer a qualidade de uma formulação cosmética;

    - Escolher os produtos mais adequados na cosmetologia e na estética.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Salas de aula invertidas, onde as aulas teóricas tradicionais são substituídas por conteúdo on-line

    interativo e discussões presenciais, promovendo a aprendizagem ativa e a compreensão mais profunda.

    Aprendizagem baseada em projetos, que permite que os alunos apliquem o conhecimento teórico aos

    desafios do mundo profissional, promovendo o pensamento crítico e as habilidades de resolução de

    problemas. "Serious games" para fazer avaliações rápidas de aquisição de conhecimentos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Barata, E.A.F., (2018) Cosméticos- A cosmética, inovações e enquadramento legal, Lisbon, Lidel

      Serup, J. et al., (2006). Handbook of non-invasive methods and the skin, Second Edition, Boca Raton,

      CRC Press

      Dreher, F. et al, (2022). Handbook of Cosmetic Science and Technology, 5th Edition, Boca Raton, CRC

      Press

     

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