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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de Cuidados de Bem-estar tem como objetivo, compreender a associação entre a prática das técnicas de relaxamento, massagem atividade física como atividades associadas à manutenção de uma boa condição de bem-estar.
Saber promover os cuidados de bem-estar através das diversas formas de massagens, tais como massagens de relaxamento, drenagem linfática numa perspetiva holística.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6580-24319
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Procedimentos preparatórios para execução da prática de técnicas de relaxamento e massagem. A preparação do local
- Noções de higiene e segurança no trabalho
- A importância da comunicação para elaboração da ficha de avaliação/diagnóstico
- Reflexologia
Massagem energética podal
- Cartografia do pé
- Pontos reflexos
Massagem reflexa à mão
Massagem reflexa à orelha
Drenagem linfática manual
Massagem de recuperação “pré e pós-cirúrgico”
Atividade física
- Cuidados primários de saúde e atividade física
- Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física (PNPAF)
- Organização Mundial da Saúde (OMS) e Plano Ação Global para Atividade Física 2018-2030
- A relevância dada à atividade física na promoção de saúde, na prevenção doenças crónicas.
- Profissionais de saúde – novos projetos nos cuidados primários de saúde
- A promoção da atividade física na agenda dos profissionais de saúde.
- O aparecimento de múltiplas iniciativas locais
- Noção da associação de atividade física e saúde em qualquer idade
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Objetivos
Objetivos
A unidade curricular de Cuidados de Bem-estar tem como objetivo, compreender a associação entre a prática das técnicas de relaxamento, massagem atividade física como atividades associadas à manutenção de uma boa condição de bem-estar. Saber promover os cuidados de bem-estar através das diversas formas de massagens, tais como massagens de relaxamento, drenagem linfática numa perspetiva holística.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas teóricas: aulas magistrais com frequência voluntária seguindo o programa definido e de acordo com os objetivos da disciplina.
Aulas em contexto prático: aulas tutoradas, orientadas por um docente, destinadas a aprofundar alguns dos temas lecionados através de uma abordagem prática dos problemas em estudo.
Aproveitamento final:
1. Avaliação contínua
A nota final (NF) resulta da média ponderada dos seguintes componentes: duas frequências teóricas (A), contribuindo com 50% (cada frequência tem peso 25%). Assiduidade nas aulas práticas 5% (B), desempenho e preparação dos trabalhos práticos (25%) (C) e avaliações teórico-práticos 20% (D). Apresentação e discussão de trabalho prático 10% (E).
NF = A (50%) + B (5%) + C (25%) + D (10%) + E (10%)
2. Exame final:
Exame final teórico englobando a totalidade dos conteúdos programáticos. Exame prático final englobando as matérias lecionadas na prática formativa.
Nota final exame é resultado da parte teórica (50%) e da prática (50%).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Almeida, M., e Duarte, S. (2000). Massagem dorsal de bem-estar e de conforto.
- Calvert, R.N. (2002) . The history of massage. Healing Arts Press. Rochester, Vermont
- CASSAR, Mário-Paul (2001) – Manual de Massagem Terapêutica. Editora Manole. Tamboré. ISBN: 85-204-1023-5
- Leduc, A., e Leduc, O. (2000). Drenagem Linfática Teórica e Prática. (2ª ed.). Bela Vista: Manole.
- Peyre, M., e Robert, C. (2000). A Drenagem Linfática Manual Clássica Princípios
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Teóricos e Prática justificada. Lisboa: Saúdeforma.
- Dougans I, Ellis S. Um guia passo a passo para a aplicação da reflexologia. 9. ed. São Paulo: Cultrix; 1999.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não