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Disciplina Cuidados de Bem-estar

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de Cuidados de Bem-estar tem como objetivo, compreender a associação entre a prática das técnicas de relaxamento, massagem atividade física como atividades associadas à manutenção de uma boa condição de bem-estar.

    Saber promover os cuidados de bem-estar através das diversas formas de massagens, tais como massagens de relaxamento, drenagem linfática numa perspetiva holística.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Procedimentos preparatórios para execução da prática de técnicas de relaxamento e massagem. A preparação do local
    2. Noções de higiene e segurança no trabalho
    3. A importância da comunicação para elaboração da ficha de avaliação/diagnóstico
    4. Reflexologia

    Massagem energética podal

    • Cartografia do pé
    • Pontos reflexos

    Massagem reflexa à mão

    Massagem reflexa à orelha

    Drenagem linfática manual

    Massagem de recuperação “pré e pós-cirúrgico”

    Atividade física

    1. Cuidados primários de saúde e atividade física
    2. Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física (PNPAF)
    3. Organização Mundial da Saúde (OMS) e Plano Ação Global para Atividade Física 2018-2030
    4. A relevância dada à atividade física na promoção de saúde, na prevenção doenças crónicas.
    5. Profissionais de saúde – novos projetos nos cuidados primários de saúde
    6. A promoção da atividade física na agenda dos profissionais de saúde.
    7. O aparecimento de múltiplas iniciativas locais
    8. Noção da associação de atividade física e saúde em qualquer idade
  • Objetivos

    Objetivos

    A unidade curricular de Cuidados de Bem-estar tem como objetivo, compreender a associação entre a prática das técnicas de relaxamento, massagem atividade física como atividades associadas à manutenção de uma boa condição de bem-estar. Saber promover os cuidados de bem-estar através das diversas formas de massagens, tais como massagens de relaxamento, drenagem linfática numa perspetiva holística.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas teóricas: aulas magistrais com frequência voluntária seguindo o programa definido e de acordo com os objetivos da disciplina.

    Aulas em contexto prático: aulas tutoradas, orientadas por um docente, destinadas a aprofundar alguns dos temas lecionados através de uma abordagem prática dos problemas em estudo.

    Aproveitamento final:

    1. Avaliação contínua

    A nota final (NF) resulta da média ponderada dos seguintes componentes: duas frequências teóricas (A), contribuindo com 50% (cada frequência tem peso 25%). Assiduidade nas aulas práticas 5% (B), desempenho e preparação dos trabalhos práticos (25%) (C) e avaliações teórico-práticos 20% (D). Apresentação e discussão de trabalho prático 10% (E).

    NF = A (50%) + B (5%) + C (25%) + D (10%) + E (10%)

    2. Exame final:

    Exame final teórico englobando a totalidade dos conteúdos programáticos. Exame prático final englobando as matérias lecionadas na prática formativa.

    Nota final exame é resultado da parte teórica (50%) e da prática (50%).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Almeida, M., e Duarte, S. (2000). Massagem dorsal de bem-estar e de conforto.
    • Calvert, R.N. (2002) . The history of massage. Healing Arts  Press. Rochester, Vermont
    • CASSAR, Mário-Paul (2001) – Manual de Massagem Terapêutica. Editora Manole. Tamboré. ISBN: 85-204-1023-5
    • Leduc, A., e Leduc, O. (2000). Drenagem Linfática Teórica e Prática. (2ª ed.). Bela Vista: Manole.
    • Peyre, M., e Robert, C. (2000). A Drenagem Linfática Manual Clássica Princípios
    • Teóricos e Prática justificada. Lisboa: Saúdeforma.

    • Dougans I, Ellis S. Um guia passo a passo para a aplicação da reflexologia. 9. ed. São Paulo: Cultrix; 1999.

     

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