filmeu

Disciplina Anatomia Funcional I

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular é destinada a transmitir o conhecimento fundamental sobre a estrutura e as funções do corpo humano, preparando desta forma os alunos para que nas UCs sequentes possam entender como o corpo humano reage nas mais diversas situações fisiológicas ou patológicas.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Organização corpórea do ser humano. Histologia geral: sistema tegumentar e pele; músculo liso e estriado; osso e articulação; artérias, veias e linfáticos. Membros superiores e inferiores. Tórax e abdómen: envolventes. Crânio e coluna – anatomia morfológica sumária. Sistema Nervoso Central. Sistema Nervoso Periférico e Autónomo. Órgãos dos Sentidos.
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta unidade curricular pretende capacitar os alunos para a compreensão da organização do corpo humano, estudando a sua constituição histológica diferencial e respetiva relação funcional, bem como compreender a distribuição dos seus órgãos. Pretende-se também capacitar os alunos para observar, descrever e utilizar corretamente a nomenclatura anatómica. Os sistemas focados na unidade curricular são o tegumentar, o locomotor e o nervoso (e as peculiaridades histológicas numa lógica integrativa com o aparelho digestivo e cardiovascular), sempre numa perspetiva funcional. Após a conclusão do curso, o aluno deverá ser capaz de: descrever a estrutura (geral e histologia) e funções de vários órgãos do corpo humano; identificar os vários tecidos e órgãos dos diferentes sistemas do corpo humano; compreender a coordenação básica entre os sistemas.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    A Unidade Curricular é constituída por aulas teóricas e teórico-práticas. As aulas teóricas são magistrais seguindo o programa definido de acordo com os objetivos da unidade curricular, com estimulação da participação ativa dos estudantes com base em momentos expositivos e de avaliação da penetrância didática. As aulas teórico-práticas aprofundam os conteúdos lecionados, com a respetiva integração pelo recurso à inovadora plataforma “Anatomage” e ao desenvolvimento de questionários de aula. Adicionalmente, serão ainda realizados trabalhos de grupo sobre diferentes temas relacionados com a matéria exposta.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Van de Graaff, Kris. (2002). Human Anatomy. 6th Edition. McGraw-Hill International. Seeley, Rod, Stephens, Trent e Tate, Philip. (2011) Anatomia & Fisiologia. 8ª Edição. McGraw-Hill Higher Education. Netter, F.H. (2011). Atlas de anatomia humana. 5ª Edição. Elsevier. Young, Barbara, Lowe, James, Stevens, Alan & Heath, John. (2014) Wheater´s functional histology: a text and colour atlas. 6th Edition. Churchill Livingstone. Pereira, Alves C. (2006) Cirurgia- patologia e clínica. Mc Graw-Hill. EAN: 9788448146160 Pina, J.A.E. (2022) Anatomia humana. 5ª edição, Lidel. EAN: 9789897528521
  • Avaliação

    Avaliação

    Quanto à avaliação:

    - Avaliação contínua (aprovação com nota superior ou igual a 9,50 valores) consiste na ponderação da: componente A (40%) corresponde a duas frequências escritas, cuja média das classificações deve ser no mínimo de 8,50 valores para aprovação à Unidade Curricular; componente B (60%) corresponde à componente desenvolvida nas aulas teórico-práticas englobando exercícios TP (20%), exercícios desenvolvidos na plataforma “Anatomage” (25%) e apresentação e discussão de um tema em grupo (15%). Os alunos trabalhadores-estudantes ou com estatuto de alta competição serão avaliados de acordo com os mesmos parâmetros dos restantes alunos.

    Ponderação (%)

    Elemento de Avaliação

    40

    Duas frequências escritas

    20

    Exercícios TP

    25

    Exercícios desenvolvidos na plataforma “Anatomage”

    15

    Trabalho de grupo

    - Exame final: a avaliação incide sobre a totalidade dos conteúdos programáticos sob a forma de exame oral

    - Melhoria de nota: subentendendo-se a obtenção previa de aproveitamento, é realizada sob a forma de prova de avaliação oral, englobando a totalidade dos conteúdos programáticos.

    Uso de Inteligência Artificial: As ferramentas de inteligência artificial (IA) para a realização de elementos de avaliação onde seja possível a sua utilização, como o trabalho de grupo, têm de ser reveladas pelos estudantes, identificando o propósito para a sua utilização. Na avaliação destes elementos de avaliação, os resultados serão aferidos através de elemento de avaliação complementar (oral presencial) com a ponderação de 30%.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios