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Disciplina Design Office I

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade e¿ o corpo central de cada semeste. tem como objetivo activar a criatividade junto dos jovens atrave¿s do desenvolvimento de exerci¿cio assentes nos fundamentos do design. A unidade prevê vários exercícios práticos que se debruçam sobre um só tema-chave, "o Livro". Tem tambe¿m como objetivo central agregar as compete¿ncias desenvolvidas nas restantes unidades. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

     

    Iniciac¿a¿o aos fundamentos do design gra¿fico e da composic¿a¿o, nomeadamente em 4 pontos que se exercitam atrave¿s de um constante dia¿logo com as grama¿ticas visuais, tendo em conta o objecto central de estudo, o Livro:

    • -  A FORMA - O caractér, o glifo, símbolos e imagens.

    • -  O PLANO- Espac¿o, grelha e composic¿a¿o; Mancha.

    • -  A ESCALA, Introduc¿a¿o aos tipos de fontes (relac¿a¿o com a TIPOGRAFIA);

    • -  A TEXTURA, Cor, te¿cnica e composic¿a¿o (relac¿a¿o 2D/3D); Para desenvolver este conhecimento o aluno deve:

    • -  identificar e compreender uma questa¿o;

    • -  investigar e identificar meios auxiliares;

    • -  aglutinar o conhecimento adquirido nas restantes aulas;

    • -  desenvolver a criatividade;

    • -  desenvolver curiosidade.

      Aprendizagem atrave¿s da resoluc¿a¿o do problema, investigac¿a¿o e experimentac¿a¿o.

  • Objetivos

    Objetivos

    Esta UC pretende que o aluno inicie e compreenda como desenvolver autonomamente um pensamento projectual sustentado e apurado e que aprenda a reunir um corpo de investigac¿a¿o coerente e so¿lido. Pretende incutir metodologias de trabalho e de pesquisa individuais e em grupo. Visa estimular um pensamento cri¿tico auto¿nomo e estimular a discussa¿o e ana¿lise conjunta. Pretende tambe¿m iniciar pra¿ticas de trabalho individual.

    Objectivos:

    • ·  Desenvolver e reconhecer os fundamentos da Composic¿a¿o;

    • ·  Interpretac¿a¿o e descodificac¿a¿o da Cultura Visual; Criac¿a¿o de significados visuais;

    • ·  Desenvolvimento de fami¿lia de objectos visuais;

    • ·  Desenvolvimento de signos, caractéres e glifos;

    • ·  Desenvolvimento de pensamento conceptual atrave¿s de casos de estudo;

    • ·  Desenvolvimento de um discurso visual individual.

    • .  Desenvolvimento de conhecimento sobre os elementos básicos que compõe um Livro.

    • Adquirir conhecimento sobre técnicas de produção gráfica.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aprendizagem atrave¿s da resoluc¿a¿o do problema, investigac¿a¿o e experimentac¿a¿o e brainstorming - debate em aula, desenvolvimento de pensamento critico.

    Participac¿a¿o activa e critica + demonstrac¿a¿o da aprendizagem e entrega dos elementos - 10% vezes 6 exercicios.
    Participac¿a¿o activa e critica + demonstrac¿a¿o da aprendizagem e entrega dos elementos - 15% vezes 2 exercicios.
    10% em participac¿a¿o em atividades curriculares e extra curriculares

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Ambrose, Gavin; Harris, Paul (2006). The Visual Dictionary of Graphic Design. AVA Publishing;

    • Cohen, Sandee (2009). From Design Into Print. Peachpit Press;

    • Elam, Kimberly (2001). Geometry of Design 2ed. rinceton Architectual Press;

    • G. Ambrose & P. Harris (2011). Basics Design: Typography; Layout; Grids; The Fundamentals of Graphic Design; Print and Finish; Design Thinking; Format; Colour Lausanne: AVA Publishing.

    • Lupton, Ellen (2010). Thinking with type- 2ed. Princeton Architectual Press; Margolin, Victor (2014). Design e Risco de Mudanc¿a. Verso da Histo¿ria;

     

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