filmeu

Disciplina Design Office I

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade, corpo central de cada semestre, tem como objetivo activar a criatividade junto dosalunos através do desenvolvimento de exercício assentes nos fundamentos do design. A unidade preve¿ va¿rios exerci¿cios pra¿ticos que se debruc¿am sobre um so¿ tema-chave, " o Livro" . Tem tambem como objetivo central agregar as competências desenvolvidas nas restantes unidades.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Iniciação aos fundamentos do design gráfico e da composição, nomeadamente em 4 pontos que se exercitam atrave¿s de um constante diálogo com as gramáticas visuais, tendo em conta o objecto central de estudo, o Livro: A FORMA, O caracte¿r, o glifo, si¿mbolos e imagens. O PLANO, Espaço, grelha e composição; Mancha. A ESCALA, Introdução aos tipos de fontes (relação com a TIPOGRAFIA) A TEXTURA, Cor, técnica e composição (relação 2D/3D); Para desenvolver este conhecimento o aluno deve: identificar e compreender uma questão; investigar e identificar meios auxiliares; aglutinar o conhecimento adquirido nas restantes aulas; desenvolver a criatividade; desenvolver a criatividade; desenvolver curiosidade; Aprendizagem através da resolução do problema, investigação e experimentação.
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta UC pretende que o aluno inicie e compreenda como desenvolver autonomamente um pensamento projectual sustentado e apurado e que aprenda a reunir um corpo de investigação coerente e sólido. Pretende incutir metodologias de trabalho e de pesquisa individuais e em grupo. Visa estimular um pensamento crítico autónomo e estimular a discussão e análise conjunta. Pretende também iniciar práticas de trabalho individual. Objectivos: · Desenvolver e reconhecer os fundamentos da Composição; · Interpretação e descodificação da Cultura Visual; Criação de significados visuais; · Desenvolvimento de família de objectos visuais; · Desenvolvimento de signos, caracte¿res e glifos; · Desenvolvimento de pensamento conceptual através de casos de estudo; · Desenvolvimento de um discurso visual individual. . Desenvolvimento de conhecimento sobre os elementos ba¿sicos que compo¿e um Livro. Adquirir conhecimento sobre te¿cnicas de produc¿a¿o gra¿fica.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aprendizagem através da resolução do problema, investigação e experimentação e brainstorming - debate em aula, desenvolvimento de pensamento critico. Participação activa e critica + demonstração da aprendizagem e entrega dos elementos - 10% vezes 6 exercicios. Participação activa e critica + demonstração da aprendizagem e entrega dos elementos - 15% vezes 2 exercicios. 10% em participação em atividades curriculares e extra curriculares
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Ambrose, Gavin; Harris, Paul (2006). The Visual Dictionary of Graphic Design. AVA Publishing; Cohen, Sandee (2009). From Design Into Print. Peachpit Press; Elam, Kimberly (2001). Geometry of Design 2ed. rinceton Architectual Press; G. Ambrose & P. Harris (2011). Basics Design: Typography; Layout; Grids; The Fundamentals of Graphic Design; Print and Finish; Design Thinking; Format; Colour Lausanne: AVA Publishing. Lupton, Ellen (2010). Thinking with type- 2ed. Princeton Architectual Press; Margolin, Victor (2014). Design e Risco de Mudanc¿a. Verso da Histo¿ria;  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios