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Disciplina Design Office III

  • Apresentação

    Apresentação

    Desenvolvimento das capacidades analíticas e críticas do sistema de design e de objectos (i)materiais. Capacidade de gerir um processo total de design a partir de um projecto que exige investigação, idealização, produção, realização, implementação, comunicação e estratégias de disseminação/comercialização. Reconhecer e explorar processos de contaminação disciplinar do design (editorial/gráfico com o design de produto/equipamento) Identificar e perceber o potencial criativo de objectos oriundos do universo vernácular / utilitário e torná-lo(s) (apropriando) em suportes para outros conteúdos, funções e significações. Explorar as estreitas relações arte e design, passando pelo cinema, a música, o teatro, a ilustração, a performance, etc. Estimular e especular acerca do nosso próprio relacionamento com os objetos em geral e em particular.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Estratégias de Design com base nas Apropriação de objectos tridimensionais 1.1 Descoberta Ouvir, observar, contextualizar, compreender e apropriar / definir objecto(s) tridimensionais reveladores de especial carácter formal e simbólico. Recontextualização de sentido editorial dos objectos apropriados. 2. Estratégias de Design com base num projectação de um novo objecto tridimensional. 2.2 Criação Exploração Não objectiva, Exploração objectiva e Apuramento da forma/função/significação. Relação entre forma e conteúdo Editorial 3. Avaliação do design da forma/objecto desenhada/projectado e sua  relação com conteúdo Editorial 3.3 Validação Comunicação, Confrontação e Solução de um novo objecto Editorial 4.4 Finalização Valor estratégico Resposta sistémica
  • Objetivos

    Objetivos

    Desenvolvimento das capacidades analíticas e críticas do sistema de design e de objectos (i)materiais. Capacidade de gerir um processo total de design a partir de um projecto que exige investigação, idealização, produção, realização, implementação, comunicação e estratégias de disseminação/comercialização. Reconhecer e explorar processos de contaminação disciplinar do design (editorial/gráfico com o design de produto/equipamento) Identificar e perceber o potencial criativo de objectos oriundos do universo vernácular / utilitário e torná-lo(s) (apropriando) em suportes para outros conteúdos, funções e significações. Explorar as estreitas relações arte e design, passando pelo cinema, a música, o teatro, a ilustração, a performance, etc. Estimular e especular acerca do nosso próprio relacionamento com os objetos em geral e em particular.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias activas: incorporar conteúdos e ferramentas da de impressao e web para ser mediados em contexto de aula; interdisciplinaridade entre unidades curriculares: conteudos comuns serem trabalho pelo aluno em diferentes undidades curricuares
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Leibowitz, C. (2017), 54 Artworks, Bio & Shows on Artsy. (n.d.). Retrieved September 4, 2017, Disponível em: https://www.artsy.net/artist/cary-leibowitz-candy-ass   David Shrigley ~ Artist. 197cm tall. (n.d.). Retrieved September 3, 2017, from http://davidshrigley.com/   Ideas by Atypyk Paris. (n.d.). Retrieved September 2, 2017, Disponível em: http://atypyk.com/   Martin Creed - Works. (n.d.). Retrieved January 3, 2017, Disponível em: http://martincreed.com/site/works   Sagmeister & Walsh. (2016). Retrieved September 2, 2017, Disponível em: https://sagmeisterwalsh.com/   The Thing Quarterly | We Publish Objects. (2016). Retrieved September 1, 2017, Disponível em: http://thethingquarterly.com/   Thomas Hirschhorn - Gramsci Monument. (2014). Retrieved January 3, 2017 Disponível em: http://thomashirschhorn.ch/home/  
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