-
Apresentação
Apresentação
Desenvolvimento das capacidades analíticas e críticas do sistema de design e de objectos (i)materiais. Capacidade de gerir um processo total de design a partir de um projecto que exige investigação, idealização, produção, realização, implementação, comunicação e estratégias de disseminação/comercialização. Reconhecer e explorar processos de contaminação disciplinar do design (editorial/gráfico com o design de produto/equipamento) Identificar e perceber o potencial criativo de objectos oriundos do universo vernácular / utilitário e torná-lo(s) (apropriando) em suportes para outros conteúdos, funções e significações. Explorar as estreitas relações arte e design, passando pelo cinema, a música, o teatro, a ilustração, a performance, etc. Estimular e especular acerca do nosso próprio relacionamento com os objetos em geral e em particular.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 10
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT93-17975
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Estratégias de Design com base nas Apropriação de objectos tridimensionais 1.1 Descoberta Ouvir, observar, contextualizar, compreender e apropriar / definir objecto(s) tridimensionais reveladores de especial carácter formal e simbólico. Recontextualização de sentido editorial dos objectos apropriados. 2. Estratégias de Design com base num projectação de um novo objecto tridimensional. 2.2 Criação Exploração Não objectiva, Exploração objectiva e Apuramento da forma/função/significação. Relação entre forma e conteúdo Editorial 3. Avaliação do design da forma/objecto desenhada/projectado e sua relação com conteúdo Editorial 3.3 Validação Comunicação, Confrontação e Solução de um novo objecto Editorial 4.4 Finalização Valor estratégico Resposta sistémica
-
Objetivos
Objetivos
Desenvolvimento das capacidades analíticas e críticas do sistema de design e de objectos (i)materiais. Capacidade de gerir um processo total de design a partir de um projecto que exige investigação, idealização, produção, realização, implementação, comunicação e estratégias de disseminação/comercialização. Reconhecer e explorar processos de contaminação disciplinar do design (editorial/gráfico com o design de produto/equipamento) Identificar e perceber o potencial criativo de objectos oriundos do universo vernácular / utilitário e torná-lo(s) (apropriando) em suportes para outros conteúdos, funções e significações. Explorar as estreitas relações arte e design, passando pelo cinema, a música, o teatro, a ilustração, a performance, etc. Estimular e especular acerca do nosso próprio relacionamento com os objetos em geral e em particular.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias activas: incorporar conteúdos e ferramentas da de impressao e web para ser mediados em contexto de aula; interdisciplinaridade entre unidades curriculares: conteudos comuns serem trabalho pelo aluno em diferentes undidades curricuares
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Leibowitz, C. (2017), 54 Artworks, Bio & Shows on Artsy. (n.d.). Retrieved September 4, 2017, Disponível em: https://www.artsy.net/artist/cary-leibowitz-candy-ass David Shrigley ~ Artist. 197cm tall. (n.d.). Retrieved September 3, 2017, from http://davidshrigley.com/ Ideas by Atypyk Paris. (n.d.). Retrieved September 2, 2017, Disponível em: http://atypyk.com/ Martin Creed - Works. (n.d.). Retrieved January 3, 2017, Disponível em: http://martincreed.com/site/works Sagmeister & Walsh. (2016). Retrieved September 2, 2017, Disponível em: https://sagmeisterwalsh.com/ The Thing Quarterly | We Publish Objects. (2016). Retrieved September 1, 2017, Disponível em: http://thethingquarterly.com/ Thomas Hirschhorn - Gramsci Monument. (2014). Retrieved January 3, 2017 Disponível em: http://thomashirschhorn.ch/home/
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não