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Disciplina Design de Identidade

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Design de Identidade aborda os conteúdos, estratégias e ferramentas necessárias ao conhecimento e construção da Identidade Gráfica de uma marca, serviço ou instituição. Através de exercícios práticos os alunos aprendem a pensar, projectar e conceber uma Identidade Gráfica e todos os seus elementos, ao mesmo tempo que adquirem conhecimentos teóricos sobre o conceito de identidade visual e a sua importância na comunicação de uma marca.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A construção visual de uma marca, serviço, ou instituição: história da comunicação visual e do design de Identidade; conceitos básicos de comunicação o poder da identidade gráfica na comunicação. Identidade Gráfica e a sua construção: - Narrativa identitária e a sua importância na comunicação de uma marca, instituição, serviço; - Logotipo: Conceito, Desenho, Construção e organização dos elementos; - Construção de uma Identidade Gráfica: Logotipo, Linguagem gráfica, Elementos base e complementares, Sistemas de Identidade, Aplicação e Suportes de Comunicação; Manual de normas. Pesquisa, análise, selecção e reflexa¿o crítica; Experimentação na¿o objectiva: exploração de ideias, formas, materiais e ferramentas; Experimentação objectiva: conceptualizacão, construção de regras/estratégias, procura de soluções objectivas; Apresentação, discussão e reflexão sobre o processo e resultado.
  • Objetivos

    Objetivos

    Promover conhecimentos teóricos e técnicos no desenvolvimento de um projecto de Design de Identidade; Estimular a articulação entre o pensamento criativo, o pensamento crítico e o pensamento objectivo; Fomentar a consciência do projecto como um processo constitui¿do por diferentes etapas determinantes no resultado final; Promover a experimentação livre de materiais, ferramentas e técnicas como construção de caminhos na aplicação dos conceitos desenvolvidos; Estimular o pensamento lúdico na exploração e construção de formas e suportes; Desenvolver a capacidade de trabalhar conteúdos de forma coesa, concisa e objectiva, tendo como consciente a complexidade e importância da narrativa identitária; Desenvolver projectos a partir da interpretação de diferentes contextos sociais e culturais; Promover a consciência da importância da construção de uma Identidade Gráfica; Desenvolver capacidades de comunicação e justificação de projecto.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Esta UC tem como base o uso de diferentes métodos pedagógicos dependendo dos exercícios propostos e objectivos. Por exemplo os trabalhos de pesquisa desenvolvidos fora do campus – bibliotecas, museus, galerias, jardins, ruas, entre outros locais susceptíveis à pesquisa e exploração de campo; os exercícios faseados, com variação entre o trabalho individual e colectivo;  o intercâmbio entre as técnicas digitais e as técnicas analógicas; e a experimentação de variadas abordagens projectuais com orientação de diferentes tutores.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Frutiger, A. (1989), Signs and Symbols, Their Design and Meaning , New York: Van Nostrand Reinhold. Heller, S. (2018). IBM Graphic Design Guide from 1969 to 1987 , Paris: Editions Empire. Jenca, M. (2017). Backstage Talks & Dialogues on Design and Business, Issue 2. Lovell, S. Kemp, K. Ive, J. (2011). Dieter Rams: As Little Design as Possible, London: Phaidon Press. Rand, P. (2014). Thoughts on Design, San Francisco: Chronicle Books, San Francisco. Johnson, M. (2016). Branding In Five and a Half Steps, London: Thames and Hudson. Muller, J., Remington, R. (2015). Logo Modernism, Koln: Taschen. Klein, N. (1999), No Logo: Taking Aim at the Brand Bullies, Toronto: Random House of Canada
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