filmeu

Disciplina Design Office IV

  • Apresentação

    Apresentação

      Esta UC representa o culminar da aprendizagem na licenciatura de Design de Comunicação. Tem como objectivo central consolidar a noção de um projecto integrado, através de uma abordagem multifacetada, para a qual confluem a experiência e conhecimento adquiridos nas restantes unidades curriculares da licenciatura. Pretende potenciar a autonomia do aluno a par da sua maturidade projectual e ajudá-lo a criar as suas próprias ferramentas e estratégias de trabalho individual e colaborativo, essenciais a qualquer projecto de design. A UC desdobra-se por intermédio de um projecto integrado organizado por etapas nas quais serão desenvolvidas várias abordagens teóricas/práticas, processos e suportes impressos, digital, audiovisual, entre outros. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Consolidação da autonomia projectual: Desenvolvimento de projectos/casos de estudo complexos, multidisciplinares e inovadores; Organização e gestão de projecto; Desenho de ferramentas e estratégias para o desenvolvimento de um projecto criativo/objectivo;  Constituição de um corpo de investigação/trabalho sólido e perspicaz, individual e colaborativo; Desenvolvimento de projectos multidisciplinares, com recurso a diferentes suportes, materiais e ferramentas; Desenvolvimento do pensamento lúdico, crítico e objectivo.   
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta UC tem o objectivo de estimular no aluno a compreensão e consolidação de um pensamento projectual autónomo, integrado e intelectualmente rico, assente num corpo de investigação coerente e sólido. O aluno deverá propor os seus próprios interesses e adoptar as suas próprias metodologias de trabalho e, a par disso, coordenar a sua abordagem com equipas de trabalho multidisciplinares. Tem assim como objectivos fulcrais: potenciar o pensamento crítico e lúdico assente num corpo de investigação sólido e perspicaz; estimular a discussão e análise conjunta destas investigações e a sua materialização em projectos integrados; potenciar o desenvolvimento de um pensamento projectual autónomo; propor a aplicação da análise e desdobramento da investigação em casos de estudo avançados e implementá-los em objectos complexos e multidisciplinares; orientar para o desenvolvimento de um projecto avançado que denote inovação projectual e pertinência.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Esta UC tem como base o uso de diferentes métodos pedagógicos dependendo dos projectos e objectivos propostos. São exemplo os trabalhos de pesquisa desenvolvidos fora do campus, bibliotecas, museus, galerias, jardins, ruas, entre outros locais susceptíveis à pesquisa e exploração de campo; os exercícios faseados, com variação entre o trabalho individual e colectivo; o intercâmbio entre as técnicas digitais e as técnicas analógicas; a experimentação de abordagens projectuais multidisciplinares, com orientação de diferentes tutores; e a auto-aprendizagem e reflexão crítica sobre o processo de trabalho e resultados. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

      Attah, M., Feil, M. & Medde, E. (2019). Play. Foam Magazine, 54.  Biserna, E. (Ed.) (2022). Walking from Scores. Dijon: Les Presses du Réel. Biserna, E. (Ed.) (2000) Going Out – Walking, Listening, Soundmaking. Brussels: Umland. Choi, B. Krauss, A. & Heide, Y. (2018). Unlearning Exercises, Art Organizations as Sites ofr Unlearning. Amsterdam: Valiz. König, K. (2014) (Ed). Teaching and Learning as Performing Arts (by Robert Filliou). London: Occasional Papers. Paim, N. & Bergmark, E. (Eds.) (2016). Taking a Line for a Walk, Assignments in design education. Leipzig: Spector Books Rito, C. & Balaskas, B. (2020). Institution as Praxis, New Curatorial Directions for Collaborative Research. Berlin: Sternberg Press.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios