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Disciplina Projeto Avançado de Design

  • Apresentação

    Apresentação

    O programa da unidade curricular Projecto Avançado de Design consiste no desenvolvimento de um ensaio visual que deverá ser materializado numa publicação experimental, cujo tema tenha a proximidade com o design gráficoe que possa eventualmente contribuir também para abrir portas à própria prática do aluno. Assim, preconiza-se que o desenho se desenvolva a partir dos conteúdos e conceitos apresentados. Com este projecto pretende-se uma especulação sobre a narrativa, navegação e o formato do livro, na tentativa de estabelecer um paralelismo entre este e os conteúdos facultados, eventualmente através da sua relação e extensão espacial. O projecto final deve garantir que se cumprem tanto as dimensões funcionais como as conceptuais — ou seja, apesar de experimental os conteúdos são legíveis e o objecto funciona dentro dos parâmetros para os quais foi projectado. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    O programa pretende desenvolver soluções de Design tendo como objectivo final um livro/publicação experimental.A Dinâmica do projeto assenta em 4 etapas: Diagnóstico/Pesquisa; Experimentação não objetiva de um ensaio visual; Experimental objetiva do mesmo ensaio visual e textos relacionados; Projeto/apresentação de uma publicação/ livro experimental que faça um paralelismo entre o livro-objecto e o tema nele explorado
  • Objetivos

    Objetivos

    É objetivo da UC: Desenvolver e capacitar o designer enquanto inovador e solucionador dos problemas propostos; Valorizar a inovação, o sentido crítico e a capacidade de reflexão como agentes de transformação social, económica e cultural;  Fomentar a análise de briefing e solução de problemas propostos através de um processo que se divide em fases específicas descoberta, criação, validação e implementação, que visam a geração e seleção de ideias, experimentação, apresentação e defesa da solução encontrada;  Estimular a colaboração em equipas de trabalho e domínio do projeto;  Utilizar a interdisciplinaridade como forma privilegiada de abordar e solucionar os desafios propostos ao longo do semestre; Procurar que a aprendizagem de competências técnicas e tecnologias de design seja feita em contexto de vida real, ou seja, em imersão com a realidade dos desafios das questões ambientais, sustentabilidade e os desafios sociais que se levantam.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias ativas: incorporando conteúdos e ferramentas do impressão e da web para serem mediados em contexto de sala de aula; interdisciplinaridade entre unidades curriculares: conteúdos comuns a serem trabalhados pelo aluno em diferentes unidades curriculares
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Elam, K. (2011). Geometry of Design. New York: Princeton Architectural Press. Eskilson, Stephen J.(2012), Graphic Design: A New History. Yale University Press Frascara, J. (2004). Communication design : principles, methods, and practice. New York: Allworth Press Lupton, E. (2014), Thinking with Type, 2nd revised and expanded edition: A Critical Guide for Designers, Writers, Editors, & Students Revised, Expanded Edition. Rockport Publishers Heller, S. & Anderson, G. (2016). The Graphic Design Idea Book. London: Lawrence King. Müller-Brockmann, J. (2016), Grid Systems in Graphic Design: A Visual Communication Manual for Graphic Designers, Typographers and Three Dimensional Designers. Niggli Edition Lupton, E. (2014), Graphic Design, the new basics. Adams Media Mendelsund, P. (2015), O Que Vemos Quando Lemos. ELSINORE W. White, A. (2011), The Elements of Graphic Design. Allworth Press Viction, W. (2017), Less is More: Limited Colour Graphics in Design. Victionary
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