-
Apresentação
Apresentação
O programa curricular de Projecto Avançado de Design consiste no desenvolvimento da identidade visual do IDA – IBERIAN DESIGN ARCHIVE.
O desenvolvimento desta identidade visual é mais do que um exercício de branding ou de imagem corporativa. O que se pretende é uma visão ampla e rica sobre a ideia de um arquivo gráfico comum aos dois países e um sistema de representação que lhe assista em variadas circunstâncias. O projeto vai convocar ferramentas e métodos oriundos da investigação em design, orientadas para responder a um enunciado que encerra alguma complexidade temática. Questões relacionadas com o conceito de Arquivo, de espólio gráfico, de identidade Ibérica, entre outros, são convocadas para responder ao problema.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 10
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT93-17982
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
O programa pretende desenvolver soluções de design tendo como objectivo final as comemorações dos 50 anos do 25 abril, em parceria com o Museu do Teatro e da Dança
Os conteudos temáticos de suporte serão fornecidos pelos docentes, a partir do acervo do Museu. Questões relacionadas com Arquivo, Design Gráfico, Identidade Visual e Democracias serão as palavras-chave.
O projeto assenta nas seguintes etapas que se podem sobrepor:
1. Pesquisa de campo; visita a bibliotecas; consulta de arquivos e coleções de design gráfico português;
2. Criação de uma biblioteca/colecção de livros por grupo de alunos;
3. Multiplos exercícios formais (todo o semestre);
4. Experimentação de um ensaio visual que materialize o resultados da pesquisa;
5. Proposta de projecto ao Museu do Teatro e da Dança
6. Apresentação de uma publicação que documente e suporte o desenvolvimento do projecto de identidade
-
Objetivos
Objetivos
É objetivo da UC:
Desenvolver e capacitar o designer enquanto inovador e solucionador dos problemas propostos;
Valorizar a inovação, o sentido crítico e a capacidade de reflexão como agentes de transformação social, económica e cultural;
Fomentar a análise de briefing e solução de problemas propostos através de um processo que se divide em fases específicas descoberta, criação, validação e implementação, que visam a geração e seleção de ideias, experimentação, apresentação e defesa da solução encontrada;
Estimular a colaboração em equipas de trabalho e domínio do projeto;
Utilizar a interdisciplinaridade como forma privilegiada de abordar e solucionar os desafios propostos ao longo do semestre;
Procurar que a aprendizagem de competências técnicas e tecnologias de design seja feita em contexto de vida real, ou seja, em imersão com a realidade dos desafios das questões ambientais, sustentabilidade e os desafios sociais que se levantam.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
metodologias activas: incorporar conteúdos e ferramentas da web para ser mediados em contexto de aula; interdisciplinaridade entre unidades curriculares: conteudos comuns serem trabalho pelo aluno em diferentes undidades curricuares
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bártolo, José (coordenação da colecção), 2015. Colecção Design Português. ESAD, Escola Superior de Artes e Design; Verso da História
McLuhan, Marsall; Fior, Quentin (1996).The Medium is the Massage: An Inventory of Effects. Hardwired
Foster, Hal (2004). An Archival Impulse. The MIT Press
Verwoert, Jan (2007). Living with Ghosts: From Appropriation to Invocation in Contemporary Art. Art & Research, vol. 1, no. 2.
Didi-Huberman, Georges (2018), Warburg’s Haunted House, Common Knowledge 18, no.1
Metahaven (2010), Uncorporate Identity, Lars Muller Publishers.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não