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Disciplina Projeto Avançado de Design

  • Apresentação

    Apresentação

    O programa curricular de Projecto Avançado de Design consiste no desenvolvimento da identidade visual do IDA – IBERIAN DESIGN ARCHIVE. 

    O desenvolvimento desta identidade visual é mais do que um exercício de branding ou de imagem corporativa. O que se pretende é uma visão ampla e rica sobre a ideia de um arquivo gráfico comum aos dois países e um sistema de representação que lhe assista em variadas circunstâncias. O projeto vai convocar ferramentas e métodos oriundos da investigação em design, orientadas para responder a um enunciado que encerra alguma complexidade temática. Questões relacionadas com o conceito de Arquivo, de espólio gráfico, de identidade Ibérica, entre outros, são convocadas para responder ao problema.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    O programa pretende desenvolver soluções de design tendo como objectivo final as comemorações dos 50 anos do 25 abril, em parceria com o Museu do Teatro e da Dança

    Os conteudos temáticos de suporte serão fornecidos pelos docentes, a partir do acervo do Museu. Questões relacionadas com Arquivo, Design Gráfico, Identidade Visual e Democracias serão as palavras-chave.

    O projeto assenta nas seguintes etapas que se podem sobrepor: 

    1. Pesquisa de campo; visita a bibliotecas; consulta de arquivos e coleções de design gráfico português;

    2. Criação de uma biblioteca/colecção de livros por grupo de alunos; 

    3. Multiplos exercícios formais (todo o semestre); 

    4. Experimentação de um ensaio visual que materialize o resultados da pesquisa; 

    5. Proposta de projecto ao Museu do Teatro e da Dança

    6. Apresentação de uma publicação que documente e suporte o desenvolvimento do projecto de identidade

  • Objetivos

    Objetivos

    É objetivo da UC:

    Desenvolver e capacitar o designer enquanto inovador e solucionador dos problemas propostos;

    Valorizar a inovação, o sentido crítico e a capacidade de reflexão como agentes de transformação social, económica e cultural; 

    Fomentar a análise de briefing e solução de problemas propostos através de um processo que se divide em fases específicas descoberta, criação, validação e implementação, que visam a geração e seleção de ideias, experimentação, apresentação e defesa da solução encontrada; 

    Estimular a colaboração em equipas de trabalho e domínio do projeto; 

    Utilizar a interdisciplinaridade como forma privilegiada de abordar e solucionar os desafios propostos ao longo do semestre;

    Procurar que a aprendizagem de competências técnicas e tecnologias de design seja feita em contexto de vida real, ou seja, em imersão com a realidade dos desafios das questões ambientais, sustentabilidade e os desafios sociais que se levantam.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    metodologias activas: incorporar conteúdos e ferramentas da web para ser mediados em contexto de aula; interdisciplinaridade entre unidades curriculares: conteudos comuns serem trabalho pelo aluno em diferentes undidades curricuares

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bártolo, José (coordenação da colecção), 2015. Colecção Design Português. ESAD, Escola Superior de Artes e Design; Verso da História

    McLuhan, Marsall; Fior, Quentin (1996).The Medium is the Massage: An Inventory of Effects. Hardwired

    Foster, Hal (2004). An Archival Impulse. The MIT Press

    Verwoert, Jan (2007). Living with Ghosts: From Appropriation to Invocation in Contemporary Art. Art & Research, vol. 1, no. 2.

    Didi-Huberman, Georges (2018), Warburg’s Haunted House, Common Knowledge 18, no.1 

    Metahaven (2010), Uncorporate Identity, Lars Muller Publishers.

INSCRIÇÃO AVULSO
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