-
Apresentação
Apresentação
Incrementar níveis de conhecimento diferenciados mas complementares dos processos de evolução da Tipografia Cinética. Proceder a uma avaliação dos vários processos evolutivos da Tipografia Cinética. Pôr em discussão as tendências da Tipografia Cinética no Design Gráfico, Cinema, Televisão e na Internet.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT93-23374
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Critérios de tempo e movimento na Tipografia Cinética. -Movimento implícito. -Estático, diagonal e recortado. -Letras animadas. -Loop Logo 2. Conceitos de função, forma e desenho na tipografia animada. -Variações cromáticas. -Variações na transparência. -Módulos múltiplos de variações. -Tempo e espaço. 3. Tipografia Cinética e Fonética -Dinâmica sonora. -Ritmo, volume, entoação e timbre. 4. Storyboard. - Guião e argumento do processo criativo. - Momentos de uma sequencia cinética 5. Kinetic QR code Technology. - Traduzir conteúdo estático para imagens e textos em movimento.
-
Objetivos
Objetivos
Animar um texto, alterando a posição de uma palavra de modo a que pareça mover-se como se fosse um personagem. Utilizar a tecnologia de código QR para traduzir conteúdo estático para imagens e textos em movimento. Identificar a tipografia cinética como instrumento para valorizar uma marca. Investigar como as marcas estão a usar a tipografia cinética para contar histórias.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Recurso as metodologias transdisciplinares, a contextualização actual do entendimento da ‘transdisciplinaridade’ enquanto novo modelo de estúdio, de estrutura expandida, especifico da prática artística contemporânea; a actualização da distinção entre ‘transdisciplinaridade’ e ‘interdisciplinaridade’; o confronto e relação entre o uso da internet como ‘estúdio’ e a simultânea necessidade deste enquanto espaço físico… se os artistas e designers continuam a requerer um estúdio, não deverá o modo como o mobilizam ser motivo de análise da sua prática? A ‘transdisciplinaridade’ como um novo tipo de ‘inteligência’ que reflecte uma harmonia entre mente, afectos e corpo e sua influência na necessidade de uma ‘reforma da Universidade’; a definição de fronteiras disciplinares e a natureza das possibilidades da sua transgressão.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
ROXANE, Jubert, (2006), Typography and Graphic Design: From Antiquity to the Present, Flammarion, Paris. HELLER, Steven, (2004), Education of a typographer, Allworth Press, New York. BRINGHURST, Robert, (2004), The Elements of Typographic Style, Hartley and Marks Publishers, 3rd edition, Vancouver. HOCHULI, Jost, (2004) Detail in typography, Letters, letterspacing, words, wordspacing, lines, linespacing, columns, Hyphen Press, London. BAINES, Phil/HASLAM, Andrew, (2002), Type & Typography, Laurense King Publishing, London.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não