filmeu

Disciplina Imagem e Impressão II

  • Apresentação

    Apresentação

    . Reconhecer e explorar elementos estruturantes da linguagem geométrica abstracta, figurativa e tipográfica na concretização de projetos aplicados ao domínio do  Design. . Desenvolver conhecimentos e aptidões que permitam a elaboração e execução em diferentes tipologias da área de atuação da impressão ( serigrafia têxtil , monotipias, risografia, stencil , carimbo, e outras práticas alternativas de impressão). . Facultar conhecimentos no âmbito da produção gráfica (preparação de documentos para  impressão). . Promover a experimentação e a descoberta de processos de impressão e respectivos materiais (tintas, ferramentas e suportes). . Ampliar a cultura técnica e experimental no campo do Design e das Artes. . Ser capaz de conceber uma edição impressa  manualmente. . Expor os alunos a novas e diferentes ideias e formas profissionais de trabalho; fechando a lacuna entre a academia e o mercado, permitindo que os alunos testem ferramentas e processos que normalmente não podem aceder.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    . Introdução teórica à Serigrafia Têxtil. . Impressão Serigráfica sobre tecido. . Introdução teórica à Monotipia. . Impressão com ferragens sobre papel. . Introdução teórica à técnica Stencil . Impressão em Stencil sobre papel. . Introdução teórica à técnica da Risografia. . Impressão em Risografia com duas cores.
  • Objetivos

    Objetivos

    . Introdução teórica à Serigrafia Têxtil. . Impressão Serigráfica sobre tecido. . Introdução teórica à Monotipia. . Impressão com ferragens sobre papel. . Introdução teórica à técnica Stencil . Impressão em Stencil sobre papel. . Introdução teórica à técnica da Risografia. . Impressão em Risografia com duas cores.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

        . Utilização de recursos diferenciados - artigos científicos, livros, diapositivos, filme, objectos e materiais, visitas de estudo - capazes de, por um lado fornecer um suporte teórico e por outro, esclarecer e motivar os alunos para os conteúdos e exercícios/ projectos. . Participação activa em aulas laboratoriais com recurso a equipamento de fabricação analógica.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    . Heller, S.; Venezky, M. (2004). The Push Pin Graphic. San Francisco: Chronicle Books. . Hughes, H.M.; Grifith, F. (1995). Kathe Kollwitz. Artist for the People. The South Bank Centre. Otto (2016). Screen Printing Manual. OttoBooks . Otto (2016). Photoshop for Screen Printing . OttoBooks. . Fick, B. & Graboswki, B. (2015). Printmaking: A Complete Guide to Materials & Processes. London: Laurence King. . Lauren, A. (2016). Block Printing, Ed. Gustavo Gill. . Hughes, A. & Vernon-Morris, H. (2017). Printmaking: Traditional and Contemporary Techniques. London: Rotovision. . Munari, B. (2004) Roses In The Salad. Corraini Edizioni  
  • Avaliação

    Avaliação

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste de avaliação

    dd-mm-yyyy

    30%

    Portfolio

    dd-mm-yyyy

    40%

    (...)

     

     

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios