filmeu

Disciplina Histórias do Design

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC propõe abordagens alternativas à história do design gráfico, desafiando narrativas lineares, o culto do herói e uma visão universal e canónica da história amplamente disseminada durante o século XX. Adoptando leituras sociais e políticas dos contextos específicos através dos quais a disciplina progride, a UC Histórias do Design utiliza uma variedade de diferentes lentes para pensar, desafiar e reescrever histórias, vendo-a como uma ferramenta essencial para a prática do design. Desde revisões feministas à história do design, com um foco particular em Portugal, até a uma análise do legado Sul-americano e à especificidade do design gráfico na Península Ibérica, esta UC proporciona espaço para histórias apagadas e marginalizadas, partilhando com os alunos métodos e ferramentas para desenvolver o uso de, e investigação sobre, história do design.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    . Introdução a contra-narrativas e as margens da história para além do cânone. História contra a universalidade. . Contextualização política das histórias do design e descolonização de bibliografias. . História do design sul-americana, nas suas ligações com a cultura mais lata, incluindo música, cinema e literatura. . Problemas de sub, sob e má representação na ilustração com variadas influências e ideologias políticas. . Revisão feminista à história do design gráfico português, incluindo desafios e métodos para uma  representação contra-hegemónica. . Design gráfico na Península Ibérica, com um foco nas políticas em uso, a implementação da democracia e o pós-modernismo sem modernismo
  • Objetivos

    Objetivos

    . Questionar semelhanças e comportamentos-chave em trabalhos de design gráfico produzidos em contextos sociais, políticos e históricos variados. . Aplicar e articular conceitos teóricos em relação a métodos, abordagens e trabalhos apresentados em aula. . Identificar e situar estilos nas várias esferas que afetam a sua produção. . Interrelacionar diferentes períodos históricos, reconhecendo falhas, desafios e métodos que ligam a história à prática. . Compreender o papel do design gráfico na sua relação com a cultura visual e política, bem como enfatizando ideologias. . Aplicar vários métodos analíticos a objectos através de escrita, demonstrando conhecimento sobre as estruturas de poder em uso.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    . Intercâmbio com outras escolas de design europeias, informando o currículo da UC (e.g. design ibérico). . Parceria com instituições culturais e arquivos de design, utilizando estes recursos e infraestruturas em aula.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    . Levit, B. (2021) Baseline Shift Untold Stories of Women in Graphic Design History.   Princeton Architectural Press. . Pater, R. (2021) CAPS LOCK: How Capitalism Took Hold of Graphic Design, and How to Escape from It. Valiz. . Scotford, M. (1994) Messy History vs Neat History: Toward an Expanded View of Women in Graphic Design. In: Visible Language 28:4, pp.  368-388. . Toppins, A. (2025) Thinking through Graphic Design History: Challenging the canon. Bloomsbury.
  • Avaliação

    Avaliação

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste de avaliação

    dd-mm-yyyy

    30%

    Portfolio

    dd-mm-yyyy

    40%

    (...)

     

     

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios entidade signataria