-
Apresentação
Apresentação
A UC de Design e Gestão tem como objetivo principal instruir os alunos acerca dos diversos processos operativos inerentes à prática profissional do Design, através de três eixos fundamentais: Estratégia do Design, Processos do Design e Implementação do Design. Desta triangulação teórica, articulada e complementada por suportes didáticos audiovisuais e testemunhos de designers convidados, pretende-se que os alunos adquiram metodologias de análise e trabalho em design e conheçam e compreendam os processos criativos e logísticos de outros profissionais, preparando-os para uma transição para o mercado de trabalho.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT93-3693
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução O que é a Gestão de Design Qual a importância da Gestão de Design Breve contextualização histórica 2. Estratégia do Design [conhecer] Identificação de Oportunidades Conhecer o Mercado e Audiência (Marketing) Conhecer o Cliente e o Consumidor Auditorias de Design Definir uma Estratégia de Design Competências pessoais, interpessoais e de apresentação/comunicação 3. Processos do Design [planear] Briefing do cliente Briefing de design Branding e a importância do Design no seio das empresas/organizações Início de projeto: Identificação do problema e estratégias para a sua resolução Métodos de design Processos de design Comunicação visual: a importância de tornar visível o pensamento 4. Implementação do Design [executar] Tempo vs. Custo vs. Performance Planeamento de projeto (estratégias e ferramentas) Políticas e Procedimentos de design Impacto social, cultural e ambiental Design Local vs Design Global 5. Gestão da Prática Profissional em início de carreira
-
Objetivos
Objetivos
A UC de Design e Gestão tem como prinicipais objectivos: - Conhecer a realidade nacional no âmbito do Design (publicações, instituições de ensino, museus, entidades) - Aprender a delinear a acompanhar projetos de design no papel de gestor/director criativo (briefings, planeamento de tarefas e orçamentos) - Decompor as diferentes etapas do processo de design e identificar todos os players e variáveis a considerar, desenvolvendo metodologias de planeamento e organização. - Perceber os diversos papeis que o designer pode assumir (inhouse, freelancer, consultor) e a sua progressão na carreira (estagiário, júnior, sénior, director criativo). - Conhecer diversas áreas do design e os processos criativos e metodologias de trabalho de confluem entre todas. - Fomentar a interdisciplinariedade e políticas de cooperação com outros profissionais, internamente e externamente. - Preparar os alunos para a entrada no mercado de trabalho.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
A visualização da série "Abstract: The Art of Design" possibilitará aos alunos conhecer as diferentes multitudes em que a profissão de designer se pode desdobrar, identificar confluências e diferenças entre diferentes áreas. Também o processo de investigação sobre o contexto nacional do design, permitirá aos alunos conhecer designers, estúdios, entidades, publicações, museus e outros agentes importantes no setor de modo a que a sua entrada no mercado de trabalho seja mais informada e estruturada. Adicionalmente será também convidado um designer com atelier próprio para que possa partilhar a sua experiência e desafios sob o ponto de vista da gestão.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
AIGA. 2007. Design Business + Ethics. Nova Iorque: AIGA. Disponível em: https://www.aiga.org/sites/default/files/2021-03/Design-Business-and-Ethics.pdf Best, Kathryn. 2009. Gestão de Design. Lisboa: Diverge Design. Best, Kathryn. 2010. The Fundamentals of Design Management. Lausanne: AVA Publising. Centro Português de Design. 1997. Manual de Gestão de Design. Colecção “Design, Tecnologia e Gestão”. Lisboa: Centro Português de Design. Papanek, Victor. 1972. Design for the Real World: Making to Mesure. Londres: Thames & Hudson.
-
Avaliação
Avaliação
A avaliação da UC é feita de forma contínua, através da participação dos alunos nas aulas e do seu desempenho no desenvolvimento de um projeto prático, que decorrerá ao longo do semestre.
Distribuição do peso das componentes da avaliação contínua para obtenção da nota final da UC:
80% Dois projetos práticos no âmbito da gestão de design (com percentagens a definir)
20% Atitudes, valores e assiduidade
Caso o aluno não tenha aprovação à avaliação contínua (nota negativa, inferior a 10 valores) ou deseje melhorar a nota (positiva) com que concluiu a disciplina, poderá ir a exame de recurso, que consistirá numa prova teórico-prática que valerá 100% da nota final da UC.
/ / /
The evaluation of the students in this course is done in a continuous way, according to their behavior, participation and commitment during the classes, and also through the development of a practical exercise throughout the entire semester.
The weight of main components that constitute the continuous evaluation is distributed as such:
80% two practical projects within the scope of Design Management (with percentages to be determined).
20% to attitudes, values and attendance to classes.
If the student fails to have a positive grade in the continuous evaluation (negative grade, less than 10 vales), or wishes to improve on the (positive) grade that they have, they can attend the Recourse Exam which will consist of theoretical and practical exercises that values 100% of the final grade.
//
"A participação nos Workshops é de carácter obrigatório, e conta para a avaliação final da UC"
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




