filmeu

Disciplina Design e Gestão

  • Apresentação

    Apresentação

    Neste curso iremos explorar a base da teoria da gestão e a sua relação com o campo do design. Consideraremos também a forma como a gestão emerge da modernidade e industrialização. Além disso, levaremos em conta algumas das críticas em relação à classe empresarial e às estruturas de poder que determinam um modelo de gestão. Finalmente, analisaremos formas e métodos de auto-organização: cooperação, códigos de conduta, construção de consensos, etc. Ao lado desta parte teórica, ampliaremos a prática de gestão e direcção através de estudos de casos da vida real.  
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    The course weaves a historical and critical understanding of management touching upon the following themes:   - Scientific Management from Frederick Taylor to Frank and Lillian Gilbreth - Productivity and time-tracking techniques - Critiques of the quantified self - Decision-making protocols - Consensus-based decision making - Methods for collaboration - Decision support tools (Decision tree, influence diagram, etc.)
  • Objetivos

    Objetivos

    No final do curso, o aluno será capaz de o fazer:   - aplicar competências de análise crítica a situações reais dentro de uma gama definida de contextos; - seleccionar e definir um tema de investigação e implementar um plano de investigação utilizando métodos apropriados; - exprimir ideias de forma eficaz e comunicar informações de forma adequada e precisa; - analisar criticamente os resultados e tirar conclusões lógicas; - desenvolver relações de trabalho utilizando competências de trabalho em equipa, reconhecendo e respeitando diferentes perspectivas; - gerir o seu desenvolvimento profissional, reflectindo sobre o progresso e tomando as medidas adequadas; - encontrar, avaliar, sintetizar e utilizar informação de uma variedade de fontes; - articular uma consciência dos contextos sociais e comunitários dentro do seu campo disciplinar; - exercer a iniciativa e a responsabilidade pessoal no ambiente de trabalho  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Críticas de design e sessões de feedback: Críticas de design regulares em que os alunos apresentam o seu trabalho e recebem feedback construtivo dos colegas e dos professores. Isto promove uma cultura de comunicação aberta, fomenta uma mentalidade de crescimento e melhora a qualidade geral dos projectos de design.   Plataformas de colaboração online: Utilização de ferramentas de colaboração em linha para facilitar projectos de grupo, debates e partilha de conhecimentos. Plataformas como Slack, Trello ou Miro podem melhorar a comunicação e a produtividade entre os alunos, tanto dentro como fora da sala de aula.   Etnografia de design e estudos de campo: Os estudantes participam em etnografia de design e estudos de campo para observar e analisar os comportamentos e ambientes dos utilizadores. Esta abordagem fornece informações valiosas sobre as necessidades e preferências dos utilizadores, ajudando no desenvolvimento de estratégias de design e gestão centradas no utilizador.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)] [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios