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Disciplina Design e Gestão

  • Apresentação

    Apresentação

    Neste curso iremos explorar a base da teoria da gestão e a sua relação com o campo do design. Consideraremos também a forma como a gestão emerge da modernidade e industrialização. Além disso, levaremos em conta algumas das críticas em relação à classe empresarial e às estruturas de poder que determinam um modelo de gestão. Finalmente, analisaremos formas e métodos de auto-organização: cooperação, códigos de conduta, construção de consensos, etc. Ao lado desta parte teórica, ampliaremos a prática de gestão e direcção através de estudos de casos da vida real.

     

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    The course weaves a historical and critical understanding of management touching upon the following themes:

     

    - Scientific Management from Frederick Taylor to Frank and Lillian Gilbreth

    - Productivity and time-tracking techniques

    - Critiques of the quantified self

    - Decision-making protocols

    - Consensus-based decision making

    - Methods for collaboration

    - Decision support tools (Decision tree, influence diagram, etc.)

  • Objetivos

    Objetivos

    No final do curso, o aluno será capaz de o fazer:

     

    - aplicar competências de análise crítica a situações reais dentro de uma gama definida de contextos;

    - seleccionar e definir um tema de investigação e implementar um plano de investigação utilizando métodos apropriados;

    - exprimir ideias de forma eficaz e comunicar informações de forma adequada e precisa;

    - analisar criticamente os resultados e tirar conclusões lógicas;

    - desenvolver relações de trabalho utilizando competências de trabalho em equipa, reconhecendo e respeitando diferentes perspectivas;

    - gerir o seu desenvolvimento profissional, reflectindo sobre o progresso e tomando as medidas adequadas;

    - encontrar, avaliar, sintetizar e utilizar informação de uma variedade de fontes;

    - articular uma consciência dos contextos sociais e comunitários dentro do seu campo disciplinar;

    - exercer a iniciativa e a responsabilidade pessoal no ambiente de trabalho

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Críticas de design e sessões de feedback: Críticas de design regulares em que os alunos apresentam o seu trabalho e recebem feedback construtivo dos colegas e dos professores. Isto promove uma cultura de comunicação aberta, fomenta uma mentalidade de crescimento e melhora a qualidade geral dos projectos de design.

     

    Plataformas de colaboração online: Utilização de ferramentas de colaboração em linha para facilitar projectos de grupo, debates e partilha de conhecimentos. Plataformas como Slack, Trello ou Miro podem melhorar a comunicação e a produtividade entre os alunos, tanto dentro como fora da sala de aula.

     

    Etnografia de design e estudos de campo: Os estudantes participam em etnografia de design e estudos de campo para observar e analisar os comportamentos e ambientes dos utilizadores. Esta abordagem fornece informações valiosas sobre as necessidades e preferências dos utilizadores, ajudando no desenvolvimento de estratégias de design e gestão centradas no utilizador.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

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    • [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)

     

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