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Apresentação
Apresentação
Neste curso iremos explorar a base da teoria da gestão e a sua relação com o campo do design. Consideraremos também a forma como a gestão emerge da modernidade e industrialização. Além disso, levaremos em conta algumas das críticas em relação à classe empresarial e às estruturas de poder que determinam um modelo de gestão. Finalmente, analisaremos formas e métodos de auto-organização: cooperação, códigos de conduta, construção de consensos, etc. Ao lado desta parte teórica, ampliaremos a prática de gestão e direcção através de estudos de casos da vida real.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT93-3693
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
The course weaves a historical and critical understanding of management touching upon the following themes:
- Scientific Management from Frederick Taylor to Frank and Lillian Gilbreth
- Productivity and time-tracking techniques
- Critiques of the quantified self
- Decision-making protocols
- Consensus-based decision making
- Methods for collaboration
- Decision support tools (Decision tree, influence diagram, etc.)
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Objetivos
Objetivos
No final do curso, o aluno será capaz de o fazer:
- aplicar competências de análise crítica a situações reais dentro de uma gama definida de contextos;
- seleccionar e definir um tema de investigação e implementar um plano de investigação utilizando métodos apropriados;
- exprimir ideias de forma eficaz e comunicar informações de forma adequada e precisa;
- analisar criticamente os resultados e tirar conclusões lógicas;
- desenvolver relações de trabalho utilizando competências de trabalho em equipa, reconhecendo e respeitando diferentes perspectivas;
- gerir o seu desenvolvimento profissional, reflectindo sobre o progresso e tomando as medidas adequadas;
- encontrar, avaliar, sintetizar e utilizar informação de uma variedade de fontes;
- articular uma consciência dos contextos sociais e comunitários dentro do seu campo disciplinar;
- exercer a iniciativa e a responsabilidade pessoal no ambiente de trabalho
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Críticas de design e sessões de feedback: Críticas de design regulares em que os alunos apresentam o seu trabalho e recebem feedback construtivo dos colegas e dos professores. Isto promove uma cultura de comunicação aberta, fomenta uma mentalidade de crescimento e melhora a qualidade geral dos projectos de design.
Plataformas de colaboração online: Utilização de ferramentas de colaboração em linha para facilitar projectos de grupo, debates e partilha de conhecimentos. Plataformas como Slack, Trello ou Miro podem melhorar a comunicação e a produtividade entre os alunos, tanto dentro como fora da sala de aula.
Etnografia de design e estudos de campo: Os estudantes participam em etnografia de design e estudos de campo para observar e analisar os comportamentos e ambientes dos utilizadores. Esta abordagem fornece informações valiosas sobre as necessidades e preferências dos utilizadores, ajudando no desenvolvimento de estratégias de design e gestão centradas no utilizador.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)]
- [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não