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Apresentação
Apresentação
Esta UC visa dotar os Alunos de skills técnicas e conceptuais em Código Criativo, utilizando as bases do Modelo Processign de criação generativa de projetos utilizando a Biblioteca de códigos P5.js. Esta UC não compreende a aprendizagem para a construção de códigos de origem, senão, compreende a aprendizagem e o ganho de literacia conceptual para a criação de projetos criativos, utilizando a grande comunidade de partilha e biblioteca do P5.js, e experimentais, a partir de processos como o Design Generativo. O tópico fulcral desta UC é a perceção, por parte dos Alunos, das capacidades e possibilidades que o Designer tem com a compreensão das potencialidades da utilização de códigos (neste caso na lingugagem JavaScipt) para a construção de projetos, tanto experimentais, como de aplicabilidade real, no caso de saídas profissionais como Front-End Development.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT93-7244
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Análise e contextualização do Design Generativo; Design Generativo: Experimentação e Interatividade; Introdução à linguagem de programação; Programação e suas funcionalidades/possibilidades; Aplicabilidade da programação no Design; Introdução à linguagem de programação JavaScript; Modelo de desenvolvimento Processing; Introdução ao P5.js; P5.js em Browser; P5.js e Processing; P5.js: funcionalidades; P5.js: possibilidades; Interface e experiências; Interação e desenvolvimentos; Sistemas de coordenadas e figuras; Cor; Formas e Fluxo de programa; Otimização e depuração de códigos; VsCode e trabalho local (no próprio desktop) VsCode e Github (geração de url para a visualização de projetos) Desenvolvimento de Projetos experimentais e interativos; Criação de biblioteca particular de códigos; Partilha de Projetos, referências e boas práticas à Comunidade/Biblioteca P5.js.
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Objetivos
Objetivos
O Aluno da UC Tecnologias do Design I obterá aptidões em programação básica na linguagem JavaScript utilizando o Processing como base de desenvolvimento, num trabalho conjunto com a biblioteca de códigos abertos P5.js. Os objetivos desta Unidade Curricular é dotar os Alunos de conhecimento base em programação para não programadores, utilizando o P5.js em browser para criação de desenhos, formas, padrões, animações, jogos, experiências visuais, experiências interativas, etc. Esta Unidade Curricular visa a aproximação do Aluno ao Design Generativo, de Interação e Experiências utilizando a linguagem JavaScript como fundamento, o Processing como base de desenvolvimento e o P5.js como ferramenta.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Propõe-se um Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) centrada no aluno que envolve grupos de alunos que trabalham em conjunto para resolver um problema do mundo real. Os alunos são incentivados a compreender conceitos através de competências de resolução de problemas. Os alunos terão a oportunidade de desenvolverem competências relacionadas com o trabalho em equipa, a gestão de projectos, a comunicação oral e escrita, a autoconsciência e a avaliação de processos de grupo, o pensamento crítico e a análise, a explicação de conceitos, a aprendizagem autodirigida, a aplicação do conteúdo da unidade curricular a exemplos do mundo real, a investigação e a literacia da informação e a resolução de problemas entre disciplinas.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
McCARTHY, Lauren et al. Getting Started with p5.js. USA. Maker Media, 2015. BENEDIKT, Gross et al. Generative Design. Princeton, USA. Princeton Architectural Press, 2018. ENGIN, Arslan. Learn JavaScript with P5.js ¿ Coding for Visual Learnings. USA. Apress, 2018. REAS, Casey & FRY, Ben. Processing: A Programming Handbook for Visual Designers and Artists, Second Edition. Massachussets, USA. The MIT Press, 2014. SHIFFMAN, Daniel. Learning Processing, Second Edition: A Beginner's Guide to Programming Images, Animation, and Interaction. USA. Morgan Kaufmann, 2015. ZHANG, Yu & FUNK, Mathias. Coding Art: The Four Steps to Creative Programming with the Processing Language. USA. Apress, 2021.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não