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Disciplina Tecnologias do Design I

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC visa dotar os Alunos de skills técnicas e conceptuais em Código Criativo, utilizando as bases do Modelo Processign de criação generativa de projetos utilizando a Biblioteca de códigos P5.js. 

    Esta UC não compreende a aprendizagem para a construção de códigos de origem, senão, compreende a aprendizagem e o ganho de literacia conceptual para a criação de projetos criativos, utilizando a grande comunidade de partilha e biblioteca do P5.js, e experimentais, a partir de processos como o Design Generativo. 

    O tópico fulcral desta UC é a perceção, por parte dos Alunos, das capacidades e possibilidades que o Designer tem com a compreensão das potencialidades da utilização de códigos (neste caso na lingugagem JavaScipt) para a construção de projetos, tanto experimentais, como de aplicabilidade real, no caso de saídas profissionais como Front-End Development. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    • Análise e contextualização do Design Generativo;
    • Design Generativo: Experimentação e Interatividade;
    • Introdução à linguagem de programação;
    • Programação e suas funcionalidades/possibilidades;
    • Aplicabilidade da programação no Design;
    • Introdução à linguagem de programação JavaScript;
    • Modelo de desenvolvimento Processing;
    • Introdução ao P5.js;
    • P5.js em Browser;
    • P5.js e Processing;
    • P5.js: funcionalidades;
    • P5.js: possibilidades;
    • Interface e experiências;
    • Interação e desenvolvimentos;
    • Sistemas de coordenadas e figuras;
    • Cor; Formas e Fluxo de programa;
    • Otimização e depuração de códigos;
    • VsCode e trabalho local (no próprio desktop)
    • VsCode e Github (geração de url para a visualização de projetos)
    • Desenvolvimento de Projetos experimentais e interativos;
    • Criação de biblioteca particular de códigos;
    • Partilha de Projetos, referências e boas práticas à Comunidade/Biblioteca P5.js.
  • Objetivos

    Objetivos

    O Aluno da UC Tecnologias do Design I obterá aptidões em programação básica na linguagem JavaScript utilizando o Processing como base de desenvolvimento, num trabalho conjunto com a biblioteca de códigos abertos P5.js. Os objetivos desta Unidade Curricular é dotar os Alunos de conhecimento base em programação para não programadores, utilizando o P5.js em browser para criação de desenhos, formas, padrões, animações, jogos, experiências visuais, experiências interativas, etc. Esta Unidade Curricular visa a aproximação do Aluno ao Design Generativo, de Interação e Experiências utilizando a linguagem JavaScript como fundamento, o Processing como base de desenvolvimento e o P5.js como ferramenta.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Propõe-se um Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) centrada no aluno que envolve grupos de alunos que trabalham em conjunto para resolver um problema do mundo real. Os alunos são incentivados a compreender conceitos através de competências de resolução de problemas. Os alunos terão a oportunidade de desenvolverem competências relacionadas com o trabalho em equipa, a gestão de projectos, a comunicação oral e escrita, a autoconsciência e a avaliação de processos de grupo, o pensamento crítico e a análise, a explicação de conceitos, a aprendizagem autodirigida, a aplicação do conteúdo da unidade curricular a exemplos do mundo real, a investigação e a literacia da informação e a resolução de problemas entre disciplinas.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • McCARTHY, Lauren et al. Getting Started with p5.js. USA. Maker Media, 2015.
    • BENEDIKT, Gross et al. Generative Design. Princeton, USA. Princeton Architectural Press, 2018.
    • ENGIN, Arslan. Learn JavaScript with P5.js ¿ Coding for Visual Learnings. USA. Apress, 2018.
    • REAS, Casey & FRY, Ben. Processing: A Programming Handbook for Visual Designers and Artists, Second Edition. Massachussets, USA. The MIT Press, 2014.
    • SHIFFMAN, Daniel. Learning Processing, Second Edition: A Beginner's Guide to Programming Images, Animation, and Interaction. USA. Morgan Kaufmann, 2015.
    • ZHANG, Yu & FUNK, Mathias. Coding Art: The Four Steps to Creative Programming with the Processing Language. USA. Apress, 2021.

     

     

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