-
Apresentação
Apresentação
"O que havemos saber sobre Design, quando apenas o Design conhecemos?" Este é o mote desta Unidade Curricular que tem como objetivo alargar a perceção e o conhecimento sobre Design. Desenvolve-se no principio em que, à medida que o conhecimento muda, evolui, fazemos novos tipos de perguntas, que não poderiam ter sido previstas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT93-7251
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Apresentação e análise de "Case Studies", no âmbito da ação do Design Noção de Polaridade e oxímoro Polaridades de Eufórico/Disfórico, Sincronia/Diacronia, Ação/Inação, Policromina/Monocromia Processos de Transformação e Transição Noção de Conteúdo Plausível, Convição Causal e Concatenação Causal Processos de Comunicação: Informações, Objetivos e Atuações Unidades de Informação Intrínsecas e Extrínsecas
-
Objetivos
Objetivos
Objetiva a integração de vários domínios. Objetiva a transição e transformação de conhecimentos e modelos entre domínios. Objetiva a descoberta e a agregação de diferentes perspetivas. Desenvolve capacidades de curiosidade, indagação e exploração. Objetiva a perceção de ambiente inóspitos e ambientes acolhedores, no âmbito da atuação do Design.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Os conteúdos expostos e os exercícios realizados nesta unidade curricular, bem como os resultados obtidos, resultam de metodologias orientadas para o domínio do conceito de informação que se relacionam através de dinâmicas de “transformação” que ocorre quando as suas características traduzem uma alteração ou uma modificação que deu lugar a uma nova "forma". Uma mudança de uma "forma" em outra, uma metamorfose. Ou por “transição” que ocorre quando as suas características da informação representam um estado intermédio, uma mudança de uma condição para outra, um trajeto.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Cabanas, E., Illouz, E., (2019), A ditadura da felicidade - Como a ciência da felicidade controla as nossas vidas, Lisboa: Temas de Debates Johnson, S., (2011), As ideias que mudaram o mundo, Lisboa: Clube do Autor Pasternak, C., (2009), O que nos torna humanos?, Lisboa: Texto e Grafia Rutherford, A., (2020), O Livro dos Humanos - Uma breve história, fascinante e divertida, de como chegámos aqui, Porto Salvo: Desassossego Shaw, Julia; (2016), A Ilusão da Memória. Temas e Debates: Círculo de Leitores. Lisboa
-
Avaliação
Avaliação
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Trabalho prático I (trabalho de grupo):
Pesquisa de Campo Exploratória sobre coleções editoriais de literatura de viagens.
a designar
20%
Trabalho prático II (trabalho individual):
Projeto gráfico de uma coleção editorial de bolso de literatura de viagens constituída por 8 títulos composta por 2 fases sujeitas a avaliação.
Fase 1.ª: Design gráfico de 2 capas à escolha entre os 8 títulos da coleção.
a designar
40%
Fase 2.ª: Design gráfico de um livro entre os 8 títulos da coleção (constituído pelo miolo e por uma das capas elaborada na 1.ª fase).
a designar
40%
Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim




