-
Apresentação
Apresentação
Incrementar níveis de conhecimento diferenciados mas complementares dos processos de evolução da arte tipográfica entre os séculos XV e XXI. Proceder a uma avaliação dos vários processos evolutivos da composição manual, mecânica, pré-digital e digital. Pôr em discussão as tendências da comunicação tipográfica na Era Pré-Digital (Futurismo, Construtivismo, Dada, De Stijl, Bauhaus, Nova Tipografia, Estilo Internacional, Situacionismo, Fluxus, Punk e New Wave) e Era Digital (Grunge, Ed. Fella, FUSE e Tipografia Digital).
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT93-9414
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
DEFINIÇÃO - Introdução. - O que é a tipografia? FUNÇÃO - A linguagem: o sistema oral e o sistema escrito. - A gramática. - O léxico. - As teorias da comunicação. FORMA - O alfabeto. - As letras em caixa alta e caixa baixa. CRIAÇÃO E DESENHO - O tipo de letra digital e a sua classificação. - A composição tipográfica. - O desenho de tipos de letra. ESTRUTURA - O planeamento do desenho. - O desenho de grelhas e estruturas. - A introdução da tipografia no cinema, no audiovisual, na multimédia e na Internet.
-
Objetivos
Objetivos
OBJECTIVOS: Identificar os diversos tipos de letras e aplicações possíveis; utilizar os diversos tipos de letras de forma criativa e adequada; conhecer a Tipografia e História do Design Gráfico enquanto disciplina e o seu progresso. APTIDÕES: Criar, estruturar e organizar a linguagem visual. ATITUDES: Pretende-se ministrar ensinamentos úteis e indispensáveis aos alunos, bem como uma boa fonte de informação concisa, de modo prático e aberto, não dogmático. O módulo será dividido em sessões específicas que podem ser leccionados de modo independente e complementar. CAPACITAR: Conhecer a evolução teórica nas diferentes áreas do âmbito do Design Gráfico e Tipografia. Analisar as transformações que marcaram os percursos da Tipografia. PERCEBER: Aquilo que afasta, ou aproxima, o design da arte e por outro lado, saber questionar sobre aquilo que o vocábulo Design Gráfico significa enquanto atividade profissional.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Recurso as metodologias transdisciplinares, a contextualização actual do entendimento da ´transdisciplinaridade' enquanto novo modelo de estúdio, de estrutura expandida, especifico da prática artística contemporânea; a actualização da distinção entre ´transdisciplinaridade´ e ´interdisciplinaridade´; o confronto e relação entre o uso da internet como ´estúdio´ e a simultânea necessidade deste enquanto espaço físico... se os artistas e designers continuam a requerer um estúdio, não deverá o modo como o mobilizam ser motivo de análise da sua prática? A ´transdisciplinaridade´ como um novo tipo de ´inteligência´ que reflecte uma harmonia entre mente, afectos e corpo e sua influência na necessidade de uma ´reforma da Universidade´; a definição de fronteiras disciplinares e a natureza das possibilidades da sua transgressão.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
ROXANE, Jubert, (2006), Typography and Graphic Design: From Antiquity to the Present, Flammarion, Paris. HELLER, Steven, (2004), Education of a typographer, Allworth Press, New York. BRINGHURST, Robert, (2004), The Elements of Typographic Style, Hartley and Marks Publishers, 3rd edition, Vancouver. HOCHULI, Jost, (2004) Detail in typography, Letters, letterspacing, words, wordspacing, lines, linespacing, columns, Hyphen Press, London. BAINES, Phil/HASLAM, Andrew, (2002), Type & Typography, Laurense King Publishing, London.
-
Avaliação
Avaliação
Esta UC assenta numa prática laboratorial e metodologias pedagógicas ativas: Projeto based learning e Learning by doing.
A avaliação da UC tem um carácter contínuo que incide na assiduidade, participação, cumprimento de prazos e empenho nos trabalhos propostos. O desenvolvimento do desafio proposto para o semestre é individual, estando definidos três momentos chave dois intermédios e um final de apresentação, assim como exercícios exploratórios que visam estimular a investigação, a criatividade e a inovação. Estes momentos de avaliação são definidos pelos docentes e têm carácter obrigatório.
Os alunos são obrigados a assistir a um mínimo de 75% das aulas lecionadas. As presenças são registadas no início de cada aula. Exame de 2ª época e Época especial: O exame contempla a entrega dos exercícios e projetos desenvolvidos ao longo do semestre, que deverão ser devidamente acompanhados pelos docentes da UC.
A participação nos Workshops é de carácter obrigatório, e conta para a avaliação final da UC.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




