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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de Introdução ao Design prepara o estudante para as unidades curriculares de design subsequentes. Metodologia de trabalho, processos criativos em design e conceitos de forma, linha, textura, equilíbrio e cor, são fundamentais para a formação base do estudante.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 8
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP729-1141
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Metodologia do Design de Comunicação (Design Thinking) 2. Ponto, linha, forma, função, composição, equilíbrio, harmonia. 3. Módulo/Padrão 4. Comunicação Visual 5. A cor: Teoria e prática: Preto, branco, cor (Pantone, Quadricromia, RGB) 6. Identidade visual de uma marca: Teoria e prática: marca, símbolo, logótipo. 7. Tipografia: A importância da tipografia na comunicação visual (Forma, função, escala, legibilidade, contraste.)
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Objetivos
Objetivos
Esta UC tem como objetivo principal desenvolver a capacidade de organizar os elementos que estruturam o discurso bidimensional. Neste sentido trabalham-se os conceitos basilares das formas e dos espaços (estrutura, escala, cor, interação, modulação, movimento, tensão). Procura-se, paralelamente, desenvolver a curiosidade, a imaginação e o espírito crítico por via de uma abordagem sistematizada das diversas noções metodológicas (processos de investigação e de experimentação), recorrendo-se às diversas formas de representação e apresentação (desenho, maqueta). A transmissão e apreensão dos diferentes conteúdos são efectuadas em momentos teóricos e aplicadas em exercícios práticos específicos. Projetos que permitam desenvolver e adquirir conhecimentos inerentes à forma/função e metodologia de projeto. As principais etapas de um processo de design: a definição do problema, a criação de ideias, a experimentação e a solução final.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de ensino e aprendizagem deverá incluir e conjugar métodos expositivos e de estudo de caso (conteúdos teóricos, projetos e visitas de estudo). Avaliação Contínua com um mínimo de dois exercícios tendo em conta os seguintes elementos: 1. Exercícios de aplicação de cada conteúdo programático; 2. Projetos práticos simulando a realidade do mercado. 3. Entrega de um briefing inicial para cada exercício, contemplando objectivos, métodos, calendarização e bibliografia aconselhada; 3. Cada projecto é orientado com pelo menos uma avaliação intermédia e uma avaliação final com apresentação oral em aula. Um número de faltas superiores a 30% do total de horas lectivas, implica a reprovação à UC (excepção para estudantes com estatuto de trabalhador estudante, atleta de alta competição ou regime militar
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
COSTA, Joan, Raposo, DANIEL (2011). Design de Identidade e Imagem Corporativa: Branding, história da marca, gestão da marca, identidade visual e corporativa.. Edições IBPC. Dinalivro. DAIR, Carl (2001). Design with Type. University of Toronto Press. ITTEN, Johannes (1998). Art de la Couleur. Dessain et Tolra. JURY, David (2007). O que é a Tipografia? Gustavo Gili. KANDINSKY, Wassily (2006). Ponto, Linha e Plano. Coleção Arte e Comunicação. Edições 70. LUPTON, Ellen (2010). Intuição, Ação e Criação. Graphic Design Thinking. Gustavo Gili.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não