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Disciplina Introdução ao Design

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de Introdução ao Design prepara o estudante para as unidades curriculares de design subsequentes. Metodologia de trabalho, processos criativos em design e conceitos de forma, linha, textura, equilíbrio e cor, são fundamentais para a formação base do estudante.

     

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Metodologia do Design de Comunicação (Design Thinking)
    2. Ponto, linha, forma, função, composição, equilíbrio, harmonia.
    3. Módulo/Padrão
    4. Comunicação Visual
    5. A cor: Teoria e prática: Preto, branco, cor (Pantone, Quadricromia, RGB)
    6. Identidade visual de uma marca: Teoria e prática: marca, símbolo, logótipo.
    7. Tipografia: A importância da tipografia na comunicação visual (Forma, função, escala, legibilidade, contraste.)

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Esta UC tem como objetivo principal desenvolver a capacidade de organizar os elementos que estruturam o discurso bidimensional. Neste sentido trabalham-se os conceitos basilares das formas e dos espaços (estrutura, escala, cor, interação, modulação, movimento, tensão). Procura-se, paralelamente, desenvolver a curiosidade, a imaginação e o espírito crítico por via de uma abordagem sistematizada das diversas noções metodológicas (processos de investigação e de experimentação), recorrendo-se às diversas formas de representação e apresentação (desenho, maqueta). A transmissão e apreensão dos diferentes conteúdos são efectuadas em momentos teóricos e aplicadas em exercícios práticos específicos. Projetos que permitam desenvolver e adquirir conhecimentos inerentes à forma/função e metodologia de projeto. As principais etapas de um processo de design: a definição do problema, a criação de ideias, a experimentação e a solução final.

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia de ensino e aprendizagem deverá incluir e conjugar métodos expositivos e de estudo de caso (projetos, livros e visitas de estudo). Avaliação Contínua com um mínimo de dois exercícios tendo em conta os seguintes elementos:
    1. Exercícios de aplicação de cada conteúdo programático; 2. Projetos práticos simulando a realidade do mercado.
    3. Entrega de um briefing inicial para cada exercício, contemplando objectivos, métodos, calendarização e bibliografia aconselhada;
    3. Cada projecto é orientado com pelo menos uma avaliação intermédia e uma avaliação final com apresentação oral em aula.
    Um número de faltas superiores a 30% do total de horas lectivas, implica a reprovação à UC (excepção para estudantes com estatuto de trabalhador estudante, atleta de alta competição ou regime militar).

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    COSTA, Joan, Raposo, DANIEL (2011). Design de Identidade e Imagem Corporativa: Branding, história da marca, gestão da marca, identidade visual e corporativa.. Edições IBPC. Dinalivro.
    DAIR, Carl (2001). Design with Type. University of Toronto Press. ITTEN, Johannes (1998). Art de la Couleur. Dessain et Tolra. JURY, David (2007). O que é a Tipografia? Gustavo Gili. KANDINSKY, Wassily (2006). Ponto, Linha e Plano. Coleção Arte e Comunicação. Edições 70. LUPTON, Ellen (2010). Intuição, Ação e Criação. Graphic Design Thinking. Gustavo Gili.

     

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