filmeu

Disciplina Design

  • Apresentação

    Apresentação

    Nesta UC serão abrangidas metodologias inerentes ao processo de design, designadamente métodos de design thinking. Serão ministrados conteúdos teóricos neste âmbito seguidos de exercícios que incidem na aplicabilidade práticadas metodologias em projetos concretos.

    O aluno ficará habilitado a: desenvolver projetos de design respeitando as diferentes fases do processo de design; aplicar metodologias de Design Thinking para estimular um pensamento criativo e original; fundamentar as suas ideias com base em conceitos bem sustentados.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    • Metodologia do Projeto de Comunicação.

    • Desenvolvimento de projetos de Comunicação Visual, aplicando estratégias adequadas aos diferentes meios de comunicação.

    • Metodologias de Design Thinking

    • Concepção de cartazes para diferentes suportes e dimensões.

    • Noção de identidade visual.

  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que o aluno:

    • Reconheça o potencial da imagem como meio de comunicação.

    • Desenvolva a capacidade de análise de propostas de design e identifique os meios e métodos mais adequados para a melhor resposta, designadamente através de metodologias de Design Thinking.

    • Fique habilitado a elaborar composições gráficas em diferentes suportes e escalas.

    • Utilize diferentes meios de comunicação de forma integrada para construir uma identidade visual.

    • Desenvolva a sua capacidade crítica e argumentativa.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Serão utilizadas aulas expositivas para apresentação dos temas programados que contarão com recursos audiovisuais. Serão fornecidos aos alunos vários exemplos de projetos desenvolvidos no âmbito das temáticas lecionadas, bem como, bibliografia adequada. Serão apresentados aos alunos exercícios práticos no âmbito dos conteúdos ministrados.

    Avaliação Contínua e terá em conta os seguintes elementos

    Exercícios práticos na sequência de cada conteúdo programático.
    Projetos práticos simulando a realidade do mercado (com apresentação oral em aula)

    Um número de faltas superior a 30% do total das horas letivas (à exceção de alunos com o estatuto de trabalhador estudante e estudantes militares) implica a reprovação na cadeira. Atendendo ao carácter desta Unidade Curricular, é obrigatório o acompanhamento em Avaliação Contínua. Se o aluno faltar a mais de 30% das aulas e não comparecer aos momentos de avaliação contínua não poderá comparecer ao exame de recurso.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Ambrose, G., & Harris, P. (2010). Design thinking. Switzerland: Ava Publishing.

    Calvera, Anna (2003). Arte¿?Diseño, Nuevos capítulos una polémica que viene de lejos. Barcelona: Gustavo Gili.
    Dabner, D., Calvert, S.,& Casey, A. (2010). Graphic Design School, 4th Ed. London: Thames & Hudson.
    Davis, Meredith e Hunt, James (2017). Visual Communication Design: An introduction to design conecpts in everyday experience. Bloomsbury Publishing
    Foster, John.( 2006) New Masters of Poster Design: Poster Design for the Next Century, Rockport Publishers.
    Heller, S.; & Talarico, L. (2010). Graphic: Inside the Sketchbooks of the World¿s Great Graphic Designers. The Monacelli Press.
    Lupton, E. (2010). Thinking with type: A critical guide for designers, writers, editors, & students. New York: Princeton Architectural Press.
    Lupton, E. (2012). Intuição, ação, criação: Graphic Design Thinking. Barcelona: Ed. Gustavo Gili.
    Munari, Bruno (1968). Design e comunicação visual. Lisboa: Editorial Presença.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios