filmeu

Disciplina Cultura Visual

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular Cultura Visual trata a cultura visual no contexto contemporâneo a partir de diferentes perspectivas e práticas artísticas.    Trabalha-se o modo como se tem vindo a desenvolver a cultura visual, sobretudo no campo da arte, e a sua inscrição no campo da comunicação, nomeadamente em áreas onde opera o design de comunicação, tais como a publicidade e o fotojornalismo.    Neste plano, salientam-se a fotografia e o digital, na medida em que ambos consistem em importantes meios visuais e de comunicação, cada vez mais preponderantes e centrais na constituição e no desenvolvimento da cultura visual. Trata-se, então, a relação entre a fotografia, os novos media, a computação e o design.     Ainda, trabalha-se o design de exposições de arte e o design gráfico do cinema, campos fundamentais da cultura visual contemporânea.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.         O que é a Cultura Visual?  1.1       Cultura Visual, Estudos Visuais e Estudos Culturais.  1.2       O início da disciplina, desde Bela Balazs. 1.3       O Visual nas Artes.  1.3.1    Da Arte Moderna à Arte Contemporânea. 1.3.2    Design nas exposições e no cinema. 1.3.3    Arte e Vida. 1.4.      Comunicação visual.  1.4.1    A Retórica da Imagem, Roland Barthes  1.4.2    Modos de Ver, John Berger   2. A fotografia.  2.1. Introdução à prática fotográfica. 2.2 Roland Barthes, entre o studium e o punctum. 2.3. Walter Benjamin, a obra de arte na era da reprodutibilidade técnica. 2.4. O espaço discursivo da fotografia.  2.5. A fotografia no design.   3. Cultura Visual no Digital  3.1. O Regime do Visual na Cultura Digital 3.2. A imagem da técnica, a imagem virtual.  3.3. Novos media e a invisibilidade. 3.4. Sistemas de Computação aplicados à Arte e ao Design.
  • Objetivos

    Objetivos

    A UC contribui para a identificação e a compreensão da cultura visual contemporânea, bem como o conhecimento artístico e cultural. Procura-se estimular o pensamento crítico, a experimentação e a criatividade, os quais se unem à formação técnica da licenciatura em design de comunicação.      Pretende-se esclarecer sobre a natureza da cultura visual e a sua preponderância na atualidade, o lugar da arte e da cultura no campo da comunicação visual e a relac¿ão e o cruzamento entre artes criativas visuais e o design.     Estabelece-se a identificação da fotografia e dos processos digitais enquanto meios centrais no desenvolvimento e na ação da cultura visual, da arte e da comunicação.     A partir daqui a UC contribui para desenvolver capacidades de observação e de análise da arte e da comunicação visual e para a solidificação de um pensamento crítico no quadro das práticas artísticas contemporâneas.      
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

       A UC expõe a teoria a partir de referências fundamentais no campo de estudo em questão e de estudos de caso apresentados através de conteúdos visuais.    No âmbito de contribuir para a formação técnica, fulcral na Licenciatura em Design de Comunicação, pretende-se reverter a abordagem do conteúdo teórico em aplicação prática.    Para tal, embora seja a partir bibliografia principal que as aulas se desenvolvem, terão lugar exercícios em aula, com análise e discussão, incentivando a atividade prática dos estudantes.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

     - Balazs, B. (1924). O homem visível, Visual Culture - Barthes, R. (1979). A Câmara Clara, nota sobre a fotografia. Edições 70 - Barthes, R. (1964). The Rhetoric of the Image. - Benjamin, W. (1931). Pequena história da fotografia. - Benjamin, W. (1935) A Obra de Arte na Época da Sua Possibilidade de Reprodução Técnica - Bragança de Miranda, J. (2007). Teoria da Cultura. Nova Vega. - Bragança de Miranda, J. (2017). Corpo e Imagem. Nova Vega. - Crimp, D. (1998) Estudos culturais, cultura visual. Revista USP, n.40. - Carvalhais, M. (2016). Artificial Aesthetics. Creative Practices in Computational Art and Desing. Universidade do Porto Edições. - Flusser, Vilém. (1983). A Filosofia da Caixa Preta. - Krauss, R. (1990). O fotográfico. Editora G.Gili. 2014. - Mitchell, W.J.T. (1942). What do Pictures Want?. University of Chicago Press. 2005  
  • Avaliação

    Avaliação

      A avaliação compõe-se de três elementos: 

      - Um trabalho individual escrito (60%), sobre matéria dada em aula, sustentado na bibliografia da UC, submetido no Moodle até ao final do dia 12 de novembro;

     -  Um trabalho de grupo (30%), com apresentação oral em aula, no dia 17 de dezembro, sobre um caso de estudo (elemento visual: uma imagem, um vídeo, ...) com problematização e contextualização no programa da UC, submetido no Moodle até ao final do dia 15 de dezembro; 

      - A avaliação contínua (10%) apela à assiduidade, à participação e à intervenção pertinentes.

     

     

    Os trabalhos devem ser originais, produzidos especificamente para esta UC.  

    A entrega de trabalhos além do prazo estipulado só será autorizada em casos excepcionais e justificados e implica uma penalização de 25% na classificação do trabalho se entregue até 24h após o prazo indicado e de 50% na classificação do trabalho se entregue entre 24h e 72h após o prazo; não serão aceites trabalhos entregues com atraso superior a 72h.

     

    As avaliações de época de recurso e época especial consistem em trabalhos idênticos ao trabalho individual, com prazo de submissão até ao final do respetivo dia.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios