filmeu

Disciplina Estudos de Mercado e Consumidor

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de Estudo de Mercado e do Consumidor pretende fomentar nos estudantes a aquisição de conhecimentos, e o desenvolvimento de competências, que lhes permitam conhecer o conceito de mercado de moda, a sua estrutura e segmentação. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    O meio envolvente de marketing: análise externa, análise interna. O mercado de moda: conceito de mercado; estrutura e segmentação. Definição de comportamento do consumidor. Processo de compra. Consumidores enquanto decisores. . Definição do conceito de marca e a sua inserção no mercado de moda. Seleção e caracterização do público-alvo (critérios demográficos, geográficos, de comportamento e psicográficos); identificação do lifestyle do público-alvo e posicionamento da marca no mercado de moda. O Estudo de Mercado e do Consumidor: Concepção de um estudo de mercado. O que é um estudo de mercado. Papel dos estudos de mercado. Como fazer uma pesquisa de mercado.  Estudo de Mercado aplicados na Moda; Estudos quantitativos; Estudos qualitativos. O Negócio da Moda: A indústria da moda; Construção da identidade da marca; Mudanças no mercado global; Da pré-produção, à criação e ao desenvolvimento do produto moda; 

     

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Distinguir a tipologia de estudos de mercado, e saber realizar diferentes tipos de estudo de mercado aplicados no contexto de uma estratégia de marketing de moda, fazer análise crítica dos dados provenientes de estudos de mercado, bem como compreender a sua relevância. É facultado, ainda, o enquadramento conceptual que permitirá aos estudantes conhecerem a estrutura dos negócios de moda, em particular no contexto digital. 

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Métodos e técnicas utilizadas: método expositivo-dialógico; técnicas de discussão em grupo. Através do método expositivo-dialógico, privilegia-se a apresentação dos conteúdos programáticos, e cria-se um espaço de diálogo com os estudantes, fundamentado na análise de casos práticos, no âmbito do qual partilham as suas reflexões sobre os temas abordados. O processo de avaliação é contínuo, de forma a aferir com regularidade a aquisição dessas competências. Avaliação de frequência: trabalho 1 (20%) + trabalho 2 (20%) + teste ou trabalho final escrito (60%). O estudante que falhe injustificadamente 25% das entregas intermédias, será excluído da avaliação contínua e a entrega de trabalhos com mais de 24H de atraso implica o desconto de dois valores na nota do referido trabalho, até ao máximo de 48 horas. Os estudantes com estatuto trabalhador têm que cumprir os momentos de avaliação nas datas estipuladas.

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • AGIS, D.; BESSA, D.; GOUVEIA, J.; VAZ, P. (2010), Vestindo o Futuro: Microtendências para as Indústrias Têxtil, Vestuário e Moda até 2020. VN.Famalicão: ATP. BAUDRILLARD, J.(s/d). A Sociedade de consumo, Lisboa: Edições 70. BURNS, l.; MULLET, K..; BRYANT, N. (2011), The Business of Fashion -Designing, Manufacturing and Marketing, 4th Edition. UK:Berg Publishers.DIAZ SOLOAGA, P. (2014). Comunicación y gestión de marcas de moda. Barcelona: Editorial Gustavo Gili.DILLON, S. (2012). Princípios de Gestão de negócios de Moda. Barcelona: Editorial Gustavo Gili.KEISER, S.; ARNER, M. (2007), Beyond Design, The Synergy of Apparel Product Development, UK: Berg Publishers.MCDANIEL, C. & GATES, R. (2008). Marketing Research Essentials, Wiley. ISBN: 978-0-470-13198-5
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios