Apresentação do Curso
A Licenciatura em Design e Produção de Moda é única em contexto nacional. Trata-se de uma formação que concilia duas grandes áreas, Design de Moda e Produção de Moda, e onde o contributo das Artes dos Media para a Moda tem especial relevância.
Estudar Design e Produção de Moda na Universidade Lusófona é uma experiência extremamente enriquecedora que concilia a realidade da formação académica na área com a realidade do meio profissional. O curso terá como convidados especialistas do mercado de trabalho na área do design, da produção de Moda e de diversas áreas do mundo da Moda. O seu contributo para a formação dos estudantes permitirá, entre outras experiências, apresentar a realidade de trabalho onde os futuros diplomados irão integrar-se e estabelecer parcerias para estágios profissionais.
Razões para frequentar este curso
- Formação única, sólida e inovadora em contexto nacional.
- O estudante pode definir a sua própria formação quando escolhe os projetos que pretende desenvolver e para os quais terá sempre a presença e orientação do corpo docente enquanto facilitador das suas aprendizagens.
- Corpo docente especializado na área e reconhecido no meio profissional.
- Aposta da Instituição na aquisição de equipamentos de elevada qualidade e necessários à prática.
- Implementação de metodologias de ensino que incentivam e promovem o Aprender fazendo.
- Integração dos estudantes no desenvolvimento de projetos de Investigação exploratória, e outros, na área e com equipas multidisciplinares.
Despacho do curso
Despacho n.º 6450/2021, de 30 de junho
Estado de acreditação pela A3ES
Acreditado - Deliberação da A3ES
Data da publicação
13/05/2021
Registo
R/A-Cr 168/2021
Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS
Licenciado | 6 Semestres | 180 ECTS
Direção do Curso
Alexandra Cruchinho e José Carlos Neves
Secretariado
Condições de Ingresso
Podem candidatar-se a este ciclo de estudos os candidatos que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso e tenham aprovação a uma das seguintes provas de ingresso:
03 Desenho;
10 Geometria Descritiva;
18 Português.
Os candidatos podem ainda ingressar através dos regimes de mudança de par instituição/curso, ou ainda através de um Concurso Especial, de acordo com as normas legais em vigor (titulares de cursos superiores, titulares de CET's, titulares de CTSP, Maiores de 23 anos, titulares de cursos de dupla certificação). Podem ainda ingressar os
candidatos que reúnam as condições previstas no Estatuto do Estudante Internacional.
Requisitos de Graduação
Ter concluído um total de 180 ECTS
Objetivos
- Domínio do desenho, especificamente desenho de corpo humano e ilustração de moda.
- Domínio de técnicas de Modelagem e Confeção para a realização de peças de vestuário.
- Conhecimento dos processos e Materiais têxteis.
- Conhecimento do mercado e do consumidor.
- Desenvolver ideias para a promoção, apresentação e divulgação dos produtos de moda.
- Domínio de conhecimentos técnicos para a preparação de diversas formas de apresentação dos produtos no mercado, tais como o formato impresso, ecrã e ambiente de desfile.
- Saber pensar e desenvolver todo o processo de criação de coleções de Design de Moda.
- Domínio de diversas metodologias para o desenvolvimento do processo criativo em Design de Moda.
Destinatários
Todos os estudantes que, cumprindo as condições de acesso, tenham interesse na área de formação do Ciclo de Estudos em Design e Produção de Moda. Candidatos que reúnam as condições previstas no Estatuto do Estudante Internacional.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
- Pensar e desenvolver uma coleção para marca própria, indústria tendo em conta o contexto atual, o mercado e as tendências.
- Apresentar os produtos de design de moda sob várias formas e suportes de comunicação.
- Preparação de um evento de apresentação de coleções de produtos, com recurso às novas tecnologias emergentes.
- Dirigir uma campanha de marca ou produção de editoriais para imprensa.
- Criação de suportes originais e inovadores para apresentação de produtos.
- Pensar produtos de Design de Moda com vista à sustentabilidade.
- Capacidade de escolha da matéria-prima mais adequada para o desenvolvimento de produtos de Design de Moda.
Equipamentos e Instalações
A Instituição privilegia o desenvolvimento de atividades que fomentem a ligação da academia ao meio profissional bem como a integração dos estudantes em equipas de investigação multidisciplinares, onde estes possam adquirir novas competências através da investigação e exploração prática.
O Ciclo de Estudos procura ir ao encontro dos objetivos e da missão da IES através do desenvolvimento de atividades multidisciplinares onde os estudantes são integrados. As atividades são desenvolvidas em contexto de aula ou fora desta mas, em qualquer das situações, os estudantes têm a presença e o apoio dos docentes para realizarem as suas aquisições.
A Implementação dos princípios de Bolonha é também uma premissa do CE e, neste sentido, os estudantes poderão desenvolver projetos reais solicitados pelo meio empresarial, necessitando para tal de adquirir competências com o apoio do corpo docente envolvido nos diversos projetos e nas Unidades Curriculares afetas.
Os alunos têm acesso a laboratório de prototipagem rápida (Labtec) para projetos exploratórios e trabalhos das disciplinas.
Estudos Futuros
Continuar a desenvolver investigação nas áreas onde já é feita investigação.
A aposta na investigação em estudos futuros passará pelo desenvolvimento de historiografia dos figurinos no cinema Português, Historiografia da Moda em Portugal.
A Sustentabilidade, a Identidade, a Moda Digital e a Herança Cultural serão sempre temas a apostar nas escolhas para a investigação a desenvolver.
Saídas Profissionais
- Designer de Moda;
- Diretor Criativo;
- Produtor de Moda;
- Editor de Moda;
- Diretor Artístico;
- Stylist;
- Ilustrador de Moda.
Investigação
A investigação que se está a desenvolver no Ciclo de Estudos incide, essencialmente, na valorização da relação intrínseca entre o Design de Moda e as Artes dos Media, dando especial enfoque ao cruzamento com saberes das Ciências da Comunicação, do Cinema e das disciplinas do Audiovisual em geral.
A Sustentabilidade económica, ecológica e social são focos das pesquisas e das atividades de investigação planificadas e em desenvolvimento.
Procura-se ainda, implementar investigação no âmbito da atual e importante ligação entre o Design de Moda e os Ambientes Digitais.
A Investigação desenvolvida envolve, ainda, temas como as Questões de Género na Moda e a Androginia; Produção e Comunicação de Moda; História do Vestuário, da Moda e do Figurino; Herança Cultural.