filmeu

Disciplina Produção de Moda I

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular de Produção de Moda I aborda temas associados a diferentes formas de apresentação dos produtos de Moda (Vestuário, acessórios, etc.) no mercado.

    Assim, serão alvo de estudo, por um lado os suportes de comunicação de moda  - revistas físicas ou digitais (editoriais, campanhas de marca).

    Outra forma de Produção de Moda é a produção de eventos de Moda (desfiles, performances, exposições, happenings.

    Nesta Unidade Curricular os estudantes desenvolvem trabalhos reais e para clientes reais permitindo, assim, uma maior proximidade da academia e o mercado de trabalho e proporcionar aos estudantes experiências reais da realidade do meio que os irá receber.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Noção de Produção de Moda: o que é e o que faz;
    2. Constituição de equipas para Produção – tarefas de cada interveniente;
    3. Pesquisa de tendências – definição de de conceito;
    4. Styling: noção de styling: áreas de intervenção do Styling;
    5. O Stylist e o Produtor de Moda;
    6. Definição de locais e ambientes: Reperage e Location;
    7. Definição do Modelo a fotografar: Casting
    8. Escolha e definição do shopping;
    9. O Fotógrafo: Alguns fotógrafos de Moda – exemplos de trabalhos realizados;
    10. Como construir uma imagem para Campanha de Marca ou Coleção
    11. A sessão fotográfica e pós-produção.
  • Objetivos

    Objetivos

    São objetivos desta UC:

    - Compreender o que é a Produção de Moda.

    - Entender os fatores e indícios que propiciaram o desenvolvimento de uma atividade em Design de Moda para a promoção, divulgação e comercialização de produtos junto dos diversos públicos – Produção de Moda.

    - Identificar os diversos intervenientes numa equipa de produção de moda.

    - Conhecer as funções inerentes a cada elemento que possa integrar uma equipa de trabalho para produção de moda.

    - Conhecer os vários períodos históricos do design de moda e suas caraterísticas, que representam influências para o trabalho em produção de moda.

    - Conhecer as diversas formas de fotografia aplicadas à produção de moda: beauty; promocional; catálogo; editorial.

    - Entender o que é o Styling: o Stylist e as suas áreas de intervenção.

    - Perceber como se prepara uma Campanha de Marco ou coleção.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Através de apresentações visuais e exemplificativas serão focados diversos aspectos importantes da Produção de Moda. Em contexto de aula serão desenvolvidos os trabalhos propostas para avaliação e com acompanhamento do docente porém, deverão contabilizar algum tempo de trabalho autónomo.

    A tipologia de trabalhos é essencialmente prática, pressupondo pesquisa, planeamento, organização e execução.

    Fomenta-se uma prática de ensino centrado no estudante e do aprender fazendo sendo, o docente, o facilitador das aprendizagens.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Baldini, M. (2006). A invenção da moda - as teorias, os estilistas, a história. Lisboa: Edições 70, Lda.

    Baudot, F. (2002). Mode & Surréalisme. Paris: Éditions Assouline.

    Boucher, F. (1983). 20,000 Years of Fashion. Nova Iorque: Harry N. Abrams, Inc., Publishers.

    Dorfles, G. (1995). A moda da moda. Lisboa: Edições 70, Lda.

    Dorfles, G. (1996). Modas & Modos . Lisboa: Edições 70, Lda. (Colecção Arte e Comunicação).

    English, B. (2007). A cultural history of fashion in the 20th century - from the catwalk to the sidewalk. Nova Iorque: Berg Publishers.

    Harris, P. (2007). The visual dictionary of fashion design. Londres: Thames and Hudson.

    Manzini, E. (1993). A matéria da invenção. Lisboa: Centro Português de Design.

    McAssey, J., Clare, B. (2013). Styling de Moda: Bookman, Porto Alegre.

    Moore, G. (2013). Promoção de Moda: Editorial Gustavo Gili, Barcelona.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios