filmeu

Disciplina Comunicação para Moda I

  • Apresentação

    Apresentação

    A disciplina visa a introdução à linguagem e aos processos de design de comunicação; aquisição de uma visão crítica dos processos de concepção, desenvolvimento e produção nas vertentes de impressão e ecrã; compreensão e aplicação da noção de identidade visual para a área da Moda.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Fundamentos de Design de Comunicação para o desenvolvimento e aplicação de identidade visual de produção de moda em suporte estático e animado:
    - Metodologia projetual direcionada a projetos de logótipo e motion graphics;
    - Fundamentos de tipografia ? famílias, estrutura, desenho, aplicação;
    - Fundamentos de composição estática e animada ? forma/ fundo, simetria/assimetria, proporção, equilíbrio, movimento, sincronia, ritmo;
    - Fundamentos de cor ? sistemas e harmonias.
    2. Guião e storyboard com vista a conceção de sequências animadas.
    3. Técnicas e ferramentas fundamentais associadas a softwares de desenho vetorial e motion graphics, que são necessárias a um projeto de comunicação nas vertentes impressa e vídeo motion graphics.
    4. Projeto prático: idealização e aplicação de identidade gráfica para coleção de moda em suporte estático e animado.

  • Objetivos

    Objetivos

    A UC visa a assimilação dos princípios basilares de um projeto de identidade visual para suporte impresso e vídeo. Procura desenvolver critérios estéticos, conceptuais e técnicos que permitirão a execução de projeto de identidade visual para coleção de moda em suporte impresso e vídeo. Competências:
    - Reconhecer e aplicar de forma coerente conceitos de Design de Comunicação para impressão e vídeo motion graphics, nas vertentes da tipografia, cor, imagem, composição estática e animada;
    - Utilizar uma metodologia ajustada a projeto de identidade visual para suporte estático e animado;
    - Aplicar com desenvoltura as técnicas e ferramentas dos softwares de desenho vetorial e motion graphics necessárias à correta expressão do conceito projetual;
    - Execução de projeto de identidade visual para coleção de moda, com expressão dos conceitos fundamentais de Design de Comunicação e rigor técnico;
    - Aplicação coerente da identidade desenvolvida em diferentes suportes e objetos.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    É uma cadeira teórico-prática que combina intervenções expositivas dos conteúdos programáticos com a elaboração de exercícios em software de desenho vetorial e vídeo motion graphics. Ao longo do semestre será desenvolvido projeto prático individual com respetiva análise e acompanhamento em aula.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • AA.VV. (2021). Design, Second Edition: The Definitive Visual Guide. DK: Londres.
    • Lupton, E & Cole Phillips, J. (2015). Graphic Design: The New Basics Paperback. Nova Iorque: Princeton Architectural Press.
    • Slade-Brooking, C. (2016). Creating a Brand Identity: A Guide for Designers. London: Laurence King Publishing.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios