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Disciplina Fotografia de Moda

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular de Fotografia tem um carácter prático e visa despertar, nos estudantes, a sensibilidade estética para a criação de imagens de moda. As imagens devem poder ser capazes de comunicar conceitos, histórias, tendências de marcas, designers de moda. É uma unidade curricular que desperta a capacidade de trabalho em equipa, a pesquisa e, consequentemente, o desenvolvimento da cultura de moda dos estudantes.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Princípios da fotografia: A Luz como o elemento mais importante da fotografia
    2. O olho humano e a fotografia;
    3. Funcionamento da máquina fotográfica: Regulação e Focagem; Abertura; Obturador;
    4. Composição da imagem: Iluminação; Pontos de Vista; Assunto a fotografar;
    5. Inspiração para fotografia de Moda;
    6. Trabalho de Estúdio e exterior;
    7. Trabalhar com Luz natural e artificial
    8. As equipas de trabalho em fotografia de moda
    9. Seleção das melhores fotografias
    10. Fotografia de moda: Editorial, Campanha; Beauty; Retrato.
  • Objetivos

    Objetivos

    São Objetivos de aprendizagem:

    Saber adequar as técnicas fotográficas ao conceito definido para a fotografia.

    Saber identificar cenários adequados aos temas a fotografar;

    Saber identificar respostas criativas às necessidades do fotógrafo;

    Saber analisar a adequação dos meios à ideia ou intenções para a realização de fotografias;

    Saber emitir opiniões e discutir posições com base na sensibilidade, na experiência e nos conhecimentos adquiridos no domínio da fotografia;

    Desenvolver o sentido da pesquisa individual na procura de soluções que correspondam de algum modo à sensibilidade artística;

    Contribuir para a integração de conhecimentos e aptidões manuais, realizar trabalhos aplicando os conhecimentos de materiais e técnicas escolhidas;

    Conceber imagens de fotografia de moda para utilização em diversos suportes.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Através de apresentações visuais e exemplificativas serão focados diversos aspectos importantes da fotografia. Em contexto de aula serão desenvolvidos os trabalhos propostas para avaliação e com acompanhamento do docente porém, deverão contabilizar algum tempo de trabalho autónomo.

    A tipologia de trabalhos é essencialmente prática, pressupondo pesquisa, planeamento, organização e execução.

    Fomenta-se uma prática de ensino centrado no estudante e do aprender fazendo sendo, o docente, o facilitador das aprendizagens.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BARTHES, Roland - A Câmara Clara. Notas sobre a Fotografia. Lisboa. Portugal: Edições 70, 2006. ISBN: 978-972-44-1349-5.

    BERGER, John - Sobre o Olhar. Barcelona. Espanha.: Editorial Gustavo Gilli, 2003.

    HEDGECOE, John - O manual do fotógrafo. 6.ª Edição. Porto. Portugal: Porto Editora, 1996.

    FREEMAN, Michael - Grande Manual de Fotografia. Lisboa. Portugal: Editorial DinaLivro, 1993.

    JOLY,  Martine - A imagem e os Signos. Lisboa. Portugal: Edições 70, 2005.

    JOLY, Martine - Introdução à Análise da Imagem. Lisboa. Portugal: Edições 70, 1999.

    LANGFORD, Michael - Fotografia Básica. Lisboa. Portugal: Editorial DinaLivro, 1996.

    SIEGEL, Eliot - Curso de Fotografia de Moda. Barcelona. Espanha: Editorial Gustavo Gilli, 2012. ISBN: 978-84-252-2508-6

     

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