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Disciplina Design de Moda II

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular de Design de Moda II tem uma natureza projetual e visa desenvolver coleções de Design de Moda para Mulher nos estilos Streetwear e Casual Chic.

    A Unidade Curricular é leccionada por Designers de Moda, profissionais do mercado de trabalho da área, com estilos muito distintos e que propõem a realização de dois trabalhos igualmente distintos.

     

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Metodologias para o desenvolvimento de projetos em Design de moda – Coleção de Mulher

    2. Processo de Design de Coleções de Mulher (Streetwear e Casual Chic)

           a. Pesquisa

           b. Definição do Conceito

           c. Criatividade: desenvolvimento de painéis: StoryBoard; MoodBoard; Painel de Tendências; Painel de cores; Painel de Materiais e Aviamentos

           d. Sketch-Book

           e. Processo criativo

           f. Protótipo

    3. Desenvolvimento de Dossier de uma coleção Feminina.

  • Objetivos

    Objetivos

    São objetivos desta UC:

    - Saber realizar uma pesquisa em design de moda

    - Definir conceitos como ponto de partida para a realização de uma coleção.

    - Criar coleções seguindo todas as etapas do processo metodológico – desde a pesquisa inicial até à realização de um protótipo

    - Saber identificar público-alvo e marcas concorrentes

    - Desenhar peças de vestuário: esboços e técnicos

    - Explorar materiais (tecidos, não tecidos e outros) e formas de manipulação

    - Saber elaborar um dossier para uma coleção de Mulher em diferentes estilos e metodologias

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Através de apresentações visuais e exemplificativas serão focados diversos aspectos importantes da fotografia. Em contexto de aula serão desenvolvidos os trabalhos propostas para avaliação e com acompanhamento do docente porém, deverão contabilizar algum tempo de trabalho autónomo.

    A tipologia de trabalhos é essencialmente prática, pressupondo pesquisa, planeamento, organização e execução.

    Fomenta-se uma prática de ensino centrado no estudante e do aprender fazendo sendo, o docente, o facilitador das aprendizagens.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BOUCHER, F., 20000 years of fashion, the history of costume and personal adorment, Abrams, Londres, 1965

    FAERM, S., Curso de Design de Moda – Princípios, prática e técnicas, Editorial Gustavo Gili, Barcelona, 2012

    IRELAND, P. J., Introduction to Fashion Design, Batsford, Londres, 1992       

    JONES, Sue Jenkyn, Fashion Design – O Manual do estilista, Editorial Gustavo Gili, Barcelona, 2005

    JONES, T., Fashion Now, Taschen, Colónia, 2003

    KOLLER,C., História do Vestuário, Martins Fontes, 1993

    O´HARA, G., Enciclopédia da Moda, Companhia das Letras, 1986

    RENFREW, E. and C., Creación de una colección de moda, Editorial Gustavo Gili, Barcelona, 2010

    SEIVEWRIGHT, S., Pesquisa e Design, Bookman, Porto Alegre, 2009

    TARRANT, N., The development of costume, Routledge, Londres, 1994

     

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