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Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular de Design de Moda II tem uma natureza projetual e visa desenvolver coleções de Design de Moda para Mulher nos estilos Streetwear e Casual Chic.
A Unidade Curricular é leccionada por Designers de Moda, profissionais do mercado de trabalho da área, com estilos muito distintos e que propõem a realização de dois trabalhos igualmente distintos.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6277-22981
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Metodologias para o desenvolvimento de projetos em Design de moda – Coleção de Mulher
2. Processo de Design de Coleções de Mulher (Streetwear e Casual Chic)
a. Pesquisa
b. Definição do Conceito
c. Criatividade: desenvolvimento de painéis: StoryBoard; MoodBoard; Painel de Tendências; Painel de cores; Painel de Materiais e Aviamentos
d. Sketch-Book
e. Processo criativo
f. Protótipo
3. Desenvolvimento de Dossier de uma coleção Feminina.
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Objetivos
Objetivos
São objetivos desta UC:
- Saber realizar uma pesquisa em design de moda
- Definir conceitos como ponto de partida para a realização de uma coleção.
- Criar coleções seguindo todas as etapas do processo metodológico – desde a pesquisa inicial até à realização de um protótipo
- Saber identificar público-alvo e marcas concorrentes
- Desenhar peças de vestuário: esboços e técnicos
- Explorar materiais (tecidos, não tecidos e outros) e formas de manipulação
- Saber elaborar um dossier para uma coleção de Mulher em diferentes estilos e metodologias
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Através de apresentações visuais e exemplificativas serão focados diversos aspectos importantes da fotografia. Em contexto de aula serão desenvolvidos os trabalhos propostas para avaliação e com acompanhamento do docente porém, deverão contabilizar algum tempo de trabalho autónomo.
A tipologia de trabalhos é essencialmente prática, pressupondo pesquisa, planeamento, organização e execução.
Fomenta-se uma prática de ensino centrado no estudante e do aprender fazendo sendo, o docente, o facilitador das aprendizagens.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
BOUCHER, F., 20000 years of fashion, the history of costume and personal adorment, Abrams, Londres, 1965
FAERM, S., Curso de Design de Moda – Princípios, prática e técnicas, Editorial Gustavo Gili, Barcelona, 2012
IRELAND, P. J., Introduction to Fashion Design, Batsford, Londres, 1992
JONES, Sue Jenkyn, Fashion Design – O Manual do estilista, Editorial Gustavo Gili, Barcelona, 2005
JONES, T., Fashion Now, Taschen, Colónia, 2003
KOLLER,C., História do Vestuário, Martins Fontes, 1993
O´HARA, G., Enciclopédia da Moda, Companhia das Letras, 1986
RENFREW, E. and C., Creación de una colección de moda, Editorial Gustavo Gili, Barcelona, 2010
SEIVEWRIGHT, S., Pesquisa e Design, Bookman, Porto Alegre, 2009
TARRANT, N., The development of costume, Routledge, Londres, 1994
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim