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Disciplina História do Design de Moda

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC tem como finalidade dotar os estudantes com conhecimentos e aptidões específicos sobre a História do Design de Moda, abordando os seus vários movimentos no contexto do Design de Moda.

     

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Análise da história da moda ao longo dos tempos, com foco nos séculos XVIII/XIX/XX/XXI, atendendo a conteúdos de ordem simbólica, cultural, filosófica e de pensamento inovador:

    Enquadramento cultural e artístico da história do vestuário ao conceito de moda 

    O século XIX : As modas burguesas

    O século XX: A influência da Grande Guerra na moda feminina; Os loucos anos 20 e Gabrielle Chanel; Os anos 30; A Segunda Guerra Mundial e a sua projecção na Moda - Christian Dior e o New Look; Os anos 50; Os anos 60 e a importância da moda inglesa; Os anos 70; Os anos 80; Os anos noventa
    Século XXI - paradigma da interpretação da história da moda nas novas abordagens de consumo; mensagem das marcas face aos contextos sociais, políticos, económicos e sustentabilidade.

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Esta UC tem como finalidade dotar os estudantes com conhecimentos e aptidões específicos sobre a História do Design de Moda, abordando os seus vários movimentos no contexto do Design de Moda.
    Ao concluir esta UC, os estudantes:
    - Ampliaram a sua cultura geral para os domínios da História do Design de Moda, familiarizando-se com as principais referências históricas.
    - Compreenderem os diferentes regimes de passagens (entre disciplinas criativas e ao longo da história)
    - Identificarem, reconhecerem e distinguirem as referências históricas na indústria do vestuário e percebem a importância das imagens do passado na produção contemporânea.
    Desenvolverem um pensamento.

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Trabalhos obrigatórios realizados ao longo do semestre - 30% (dois trabalho de 15% cada ou três trabalhos de 10% cada); Trabalho final - 50% ; Debate e participação em aula - 10%; Assiduidade - 10%. Apresentação oral de um dos trabalhos do semestre, a decidir pelo docente, a nota estará sempre inserida na avaliação do trabalho já contemplado;
    Avaliação é contínua, obrigando os alunos a respeitarem as regras da pontualidade. Caso os alunos surjam nas aulas após 15 minutos do seu início, ser-lhes-á marcada falta. 
    A participação tem de ser feita mediante 75% de presenças obrigatórias cujo incumprimento obriga ao exame. A entrega atrasada de trabalhos até 24h00, dois pontos de penalização; mais de 24h, pontuação de ZERO.

    Mais informações sobre trabalhos a realizar, em documento nas plataformas obrigatórias: Moodle!


      

     

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Sample,100 Fashion Designers-10 Curator, Phaidon, London (2006)
    CUVILLIER, Dominique, Comprendre les Tendances, Chêne, Paris (2008)
    Collezionni Trends (revista)
    FERNANDEZ, Angel e ROIG, Martin, Desenho para Designers de Moda,  Estampa, Lisboa (2007)
    GERVAL, Olivier, Studio et Produits, Eyrolles, Paris (2007)
    JONES, Sue Jenkyn, Fashion Design, O Manual do Estilista, Gustavo Gilli, Barcelona (2005)
    LYNCH, Annette e STRAUSS, Mitchell D. Changing Fashion, Berg, New York (2007)
    MENDES, Valerie e HAYE, Amy, 20th Century Fashion, Thames & Hudson, London (2005)
    SEIVEWRIGTH, Simon, Research and Design, Ava, London (2007)
    UDALE, Jenny, Textiles and Fashion, Ava, London (2008)

     

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