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Apresentação
Apresentação
Esta UC tem como finalidade dotar os estudantes com conhecimentos e aptidões específicos sobre a História do Design de Moda, abordando os seus vários movimentos no contexto do Design de Moda.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6277-22978
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Análise da história da moda ao longo dos tempos, com foco nos séculos XVIII/XIX/XX/XXI, atendendo a conteúdos de ordem simbólica, cultural, filosófica e de pensamento inovador:
Enquadramento cultural e artístico da história do vestuário ao conceito de moda
O século XIX : As modas burguesas
O século XX: A influência da Grande Guerra na moda feminina; Os loucos anos 20 e Gabrielle Chanel; Os anos 30; A Segunda Guerra Mundial e a sua projecção na Moda - Christian Dior e o New Look; Os anos 50; Os anos 60 e a importância da moda inglesa; Os anos 70; Os anos 80; Os anos noventa
Século XXI - paradigma da interpretação da história da moda nas novas abordagens de consumo; mensagem das marcas face aos contextos sociais, políticos, económicos e sustentabilidade.
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Objetivos
Objetivos
Esta UC tem como finalidade dotar os estudantes com conhecimentos e aptidões específicos sobre a História do Design de Moda, abordando os seus vários movimentos no contexto do Design de Moda.
Ao concluir esta UC, os estudantes:
- Ampliaram a sua cultura geral para os domínios da História do Design de Moda, familiarizando-se com as principais referências históricas.
- Compreenderem os diferentes regimes de passagens (entre disciplinas criativas e ao longo da história)
- Identificarem, reconhecerem e distinguirem as referências históricas na indústria do vestuário e percebem a importância das imagens do passado na produção contemporânea.
Desenvolverem um pensamento.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Trabalhos obrigatórios realizados ao longo do semestre - 30% (dois trabalho de 15% cada ou três trabalhos de 10% cada); Trabalho final - 50% ; Debate e participação em aula - 10%; Assiduidade - 10%. Apresentação oral de um dos trabalhos do semestre, a decidir pelo docente, a nota estará sempre inserida na avaliação do trabalho já contemplado;
Avaliação é contínua, obrigando os alunos a respeitarem as regras da pontualidade. Caso os alunos surjam nas aulas após 15 minutos do seu início, ser-lhes-á marcada falta.
A participação tem de ser feita mediante 75% de presenças obrigatórias cujo incumprimento obriga ao exame. A entrega atrasada de trabalhos até 24h00, dois pontos de penalização; mais de 24h, pontuação de ZERO.Mais informações sobre trabalhos a realizar, em documento nas plataformas obrigatórias: Moodle!
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Sample,100 Fashion Designers-10 Curator, Phaidon, London (2006)
CUVILLIER, Dominique, Comprendre les Tendances, Chêne, Paris (2008)
Collezionni Trends (revista)
FERNANDEZ, Angel e ROIG, Martin, Desenho para Designers de Moda, Estampa, Lisboa (2007)
GERVAL, Olivier, Studio et Produits, Eyrolles, Paris (2007)
JONES, Sue Jenkyn, Fashion Design, O Manual do Estilista, Gustavo Gilli, Barcelona (2005)
LYNCH, Annette e STRAUSS, Mitchell D. Changing Fashion, Berg, New York (2007)
MENDES, Valerie e HAYE, Amy, 20th Century Fashion, Thames & Hudson, London (2005)
SEIVEWRIGTH, Simon, Research and Design, Ava, London (2007)
UDALE, Jenny, Textiles and Fashion, Ava, London (2008)
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim