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Disciplina Produção de Moda II

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular de Produção de Moda II procura desenvolver nos estudantes competências para o desenvolvimento de produtos que permitam estabelecer a sua comunicação com o mercado, com o cliente, com os pares.

    A realização de suportes de comunicação que apoiem a divulgação e comercialização dos produtos e coleções desenvolvidas pelo estudante é uma das preocupações em Produção de Moda II.

    Os estudantes irão desenvolver propostas para coleção de acessórios para Styling ou para acessorizar a coleção final e para o LookBook da marca.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Formas ou meios de Promoção de Marcas ou coleções:
      1. O catálogo;
      2. LookBook;
      3. Campanha de Marca - Imagem de Coleção;
    2. Coleção de Acessórios para Styling: Materiais, técnicas, tecnologias.
    3. Constituição de equipas para Produção de Catálogos/LookBook;
    4. Desenvolvimento de acessórios e Props para Catálogo/LookBook
    5. Sessão fotográfica para realização de LookBook
    6. A escolha das imagens: pós-produção
    7. Composição Gráfica do LookBook
  • Objetivos

    Objetivos

    São objetivos desta UC:

    - Perceber diversas formas que as marcas ou designers têm de apresentar, promover ou divulgar as coleções/produtos;

    - Saber o que é um editorial, como se constrói e a sua finalidade;

    - Conhecer diversos tipos e estilos de revistas bem como os editoriais aí publicados;

    - Perceber como se prepara um Editorial para uma revista.

    - Desenvolver produtos/acessórios para Styling

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Através de apresentações visuais e exemplificativas serão focados diversos aspetos importantes da Produção de Moda. Em contexto de aula serão desenvolvidos os trabalhos propostas para avaliação e com acompanhamento do docente, porém, deverão contabilizar algum tempo de trabalho autónomo. A tipologia de trabalhos é essencialmente prática, pressupondo pesquisa, planeamento, organização e execução. Fomenta-se uma prática de ensino centrado no estudante e do aprender fazendo sendo, o docente, o facilitador das aprendizagens.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Baldini, M. - A invenção da moda - as teorias, os estilistas, a história. Lisboa: Edições 70, Lda, 2006.
    • Dorfles, G. - A moda da moda. Lisboa: Edições 70, Lda, 1995.
    • Dorfles, G. - Modas & Modos . Lisboa: Edições 70, Lda, 1996. Colecção Arte e Comunicação.

    • Manzini, E. - A matéria da invenção. Lisboa: Centro Português de Design, 1993.

    • McAssey, J., Clare, B. - Styling de Moda. Porto Alegre: Bookman, 2013.

    • Moore, G. - Promoção de Moda. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2013.

    • Rocha, M. - Vogue Portuguesa: A construção de uma Identidade. Casal de Cambra: Caleidoscópio, 2011.

     

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