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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de Sociologia da Moda e do Consumo pretende fomentar nos estudantes a aquisição de conhecimentos, e o desenvolvimento de competências, que lhes permitam conhecer o conceito de sociologia de moda, como funciona, que efeitos tem no consumidor, a sua estrutura e segmentação.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6277-22992
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
O que é a sociologia; pensamento sociológico;
Interligação entre a sociologia e a moda;
Os movimentos sociais que mais influenciaram a moda.
Discussão de temas atuais como slow e fast fashion, sustentabilidade, moda global;
Conceito de Moda na sociedade contemporânea; papel social da moda urbana; a era do hiperconsumo;
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Objetivos
Objetivos
Distinguir a tipologia do pensamento sociológico e do consumidor, e saber realizar diferentes tipos de analogias e interpretações, fazer análise crítica dos dados provenientes do comportamento social e como estes afetam os atos de consumo, bem como compreender a sua relevância. É facultado, ainda, o enquadramento conceptual que permitirá aos estudantes conhecerem a estrutura destes elementos e poder observar para mais tarde aplicar.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Métodos e técnicas utilizadas: método expositivo-dialógico; técnicas de discussão em grupo. Através do método expositivo-dialógico, privilegia-se a apresentação dos conteúdos programáticos, e cria-se um espaço de diálogo com os estudantes, fundamentado na análise de casos práticos, no âmbito do qual partilham as suas reflexões sobre os temas abordados. Nas aulas privilegia-se, também, o trabalho de grupo, de forma a desenvolver competências, quer individuais, quer sociais.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- BARTHES, F. (1963). O sistema da Moda. 1981, Ediç¿es 70, Lisboa; BARNARD, Malcolm. (2003). Moda e Comunicação. Rio de Janeiro, Rocco, Brasil.
- BAUMAN, Zygmunt (2007), Vida de Consumo. Fondo de Cultura Económica.; DUARTE, Cristina L. (2004), O que é Moda. Lisboa: Quimera Editores.
- ENTWISTLE, Joanne (2002), El Cuerpo y la Moda. Una Visión Sociológica. Barcelona, Paidós Contextos.; LIPOVETSKY, Gilles. (1987). O império do Efémero - A moda e o seu destino nas sociedades modernas. D. Quixote, Lisboa; LIPOVETSKY, Gilles (2007), A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade do hiperconsumo. Lisboa, Edições 70.
- LOURENÇO, J.F. (2006). A Invenção da Modernidade (Sobre Arte, Literatura e Musica) Charles Baudelaire. Clássicos Relógio D’Água, Lisboa. Foucault, M. (1994). Dits et écris 1954-1988. Editora Daniel Defert, Françpois Ewald e Jacques Lagrange, 4 vols. Paris, Gallimard.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim