filmeu

Disciplina Sociologia da Moda e do Consumo

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de Sociologia da Moda e do Consumo pretende fomentar nos estudantes a aquisição de conhecimentos, e o desenvolvimento de competências, que lhes permitam conhecer o conceito de sociologia de moda, como funciona, que efeitos tem no consumidor, a sua estrutura e segmentação.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    O que é a sociologia; pensamento sociológico;
    Interligação entre a sociologia e a moda;
    Os movimentos sociais que mais influenciaram a moda.
    Discussão de temas atuais como slow e fast fashion, sustentabilidade, moda global;
    Conceito de Moda na sociedade contemporânea; papel social da moda urbana; a era do hiperconsumo;

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Distinguir a tipologia do pensamento sociológico e do consumidor, e saber realizar diferentes tipos de analogias e interpretações, fazer análise crítica dos dados provenientes do comportamento social e como estes afetam os atos de consumo, bem como compreender a sua relevância. É facultado, ainda, o enquadramento conceptual que permitirá aos estudantes conhecerem a estrutura destes elementos e poder observar para mais tarde aplicar.

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Métodos e técnicas utilizadas: método expositivo-dialógico; técnicas de discussão em grupo. Através do método expositivo-dialógico, privilegia-se a apresentação dos conteúdos programáticos, e cria-se um espaço de diálogo com os estudantes, fundamentado na análise de casos práticos, no âmbito do qual partilham as suas reflexões sobre os temas abordados. Nas aulas privilegia-se, também, o trabalho de grupo, de forma a desenvolver competências, quer individuais, quer sociais. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • BARTHES, F. (1963). O sistema da Moda. 1981, Ediç¿es 70, Lisboa; BARNARD, Malcolm. (2003). Moda e Comunicação. Rio de Janeiro, Rocco, Brasil. 
    • BAUMAN, Zygmunt (2007), Vida de Consumo. Fondo de Cultura Económica.; DUARTE, Cristina L. (2004), O que é Moda. Lisboa: Quimera Editores.
    • ENTWISTLE, Joanne (2002), El Cuerpo y la Moda. Una Visión Sociológica. Barcelona, Paidós Contextos.; LIPOVETSKY, Gilles. (1987). O império do Efémero - A moda e o seu destino nas sociedades modernas. D. Quixote, Lisboa; LIPOVETSKY, Gilles (2007), A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade do hiperconsumo. Lisboa, Edições 70.
    • LOURENÇO, J.F. (2006). A Invenção da Modernidade (Sobre Arte, Literatura e Musica) Charles Baudelaire. Clássicos Relógio D’Água, Lisboa. Foucault, M. (1994). Dits et écris 1954-1988. Editora Daniel Defert, Françpois Ewald e Jacques Lagrange, 4 vols. Paris, Gallimard. 

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios