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Disciplina Pós-produção de Imagem de Moda

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular de Pós-Produção de Imagens de Moda tem um carácter prático e visa despertar, nos estudantes, a sensibilidade estética para a criação de imagens de moda. As imagens devem poder ser capazes de comunicar conceitos, histórias, tendências de marcas, designers de moda. É uma unidade curricular que desperta a capacidade de trabalho em equipa, a pesquisa e, consequentemente, o desenvolvimento da cultura de moda dos estudantes.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Inflexão histórica das imagens de moda - da ilustração à fotografia (até meados do séc. XX)

       1.1. Picturialismo, Modernismo, Realismo e Surrealismo

       1.2. Erwim Blumenfeld - fotografia e filmes de moda

    2. Fashion Video

    3. A imagem digital - Pixel, BIT, RAW, JPG e TIFF

    4. Introdução às ferramentas de pós-produção e manipulação de imagens fotográficas.

       4.1. Selecções (método tradicional e Quick Mask)

       4.2. Layers - máscaras e layers de ajuste

       4.3 Histograma

       4.4 Técnicas: Dodge & Burn e Separação de frequências.

       4.5 Exportação - versão para web, cliente e print.

    5. Aplicação de técnicas de carácter vectorial no desenho e desenvolvimento conceptual dentro dos standards contemporâneos.

    6. As imagens de moda para promoção de marca e produtos - enquadramento no panorama socio-cultural contemporâneo.

    7. A imagem de moda na comunicação pós-digital - os novos desafios e potencialidades.

  • Objetivos

    Objetivos

    1. Expandir a cultura visual dos alunos para os domínios das imagens de moda - fotográficas e videográficas.

    2. Dotar os alunos dos fundamentos da pós-produção e manipulação de imagens de moda.

    3. Conhecer e dominar as ferramentas de manipulação de fotografias digitais, como o Adobe Photoshop e o Adobe Lightroom.

    4. Dotar os alunos de noções de composição gráfica a utilizar em meios de apresentação de produtos e coleções de moda.

    5. Desenvolver um projeto de pós-produção e manipulação de fotografias de moda.

    6. Conhecer e identificar os desafios e as potencialidades da pós-produção na colaboração e concepção.de imagens de moda para promoção de marca e produtos.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Através de apresentações visuais e exemplificativas serão focados diversos aspectos importantes da Pós-produção. Em contexto de aula serão desenvolvidos os trabalhos propostas para avaliação e com acompanhamento do docente porém, deverão contabilizar algum tempo de trabalho autónomo.

    A tipologia de trabalhos é essencialmente prática, pressupondo pesquisa, planeamento, organização e execução.

    Fomenta-se uma prática de ensino centrado no estudante e do aprender fazendo sendo, o docente, o facilitador das aprendizagens.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BUCKLEY,Clare, McAssey, Jacqueline – Styling de Moda: Fundamentos de design de moda, Bookman, 2013

    DIXON, Dixie -Fashion and lifestyle photography: Secrets of perfect fashion & lifestyle photography, Ilex Press, 2017.

    MOORE, Gwyneth – Promoção de Moda, GG moda, Editorial Gustavo Gili, 2013.

    SANTOS, Joel – FOTOedição. O guia essencial de pós-produção com Photoshop Lightroom e Adobe Camera Raw, Centro Atlântico, 2012.

    SEIVEWRIGHT, Simon - Pesquisa e Design, Coleção Fundamentos de Design de Moda, Bookman, 2010.

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