-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular de Pós-Produção de Imagens de Moda tem um carácter prático e visa despertar, nos estudantes, a sensibilidade estética para a criação de imagens de moda. As imagens devem poder ser capazes de comunicar conceitos, histórias, tendências de marcas, designers de moda. É uma unidade curricular que desperta a capacidade de trabalho em equipa, a pesquisa e, consequentemente, o desenvolvimento da cultura de moda dos estudantes.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6277-22999
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Inflexão histórica das imagens de moda - da ilustração à fotografia (até meados do séc. XX)
1.1. Picturialismo, Modernismo, Realismo e Surrealismo
1.2. Erwim Blumenfeld - fotografia e filmes de moda
2. Fashion Video
3. A imagem digital - Pixel, BIT, RAW, JPG e TIFF
4. Introdução às ferramentas de pós-produção e manipulação de imagens fotográficas.
4.1. Selecções (método tradicional e Quick Mask)
4.2. Layers - máscaras e layers de ajuste
4.3 Histograma
4.4 Técnicas: Dodge & Burn e Separação de frequências.
4.5 Exportação - versão para web, cliente e print.
5. Aplicação de técnicas de carácter vectorial no desenho e desenvolvimento conceptual dentro dos standards contemporâneos.
6. As imagens de moda para promoção de marca e produtos - enquadramento no panorama socio-cultural contemporâneo.
7. A imagem de moda na comunicação pós-digital - os novos desafios e potencialidades.
-
Objetivos
Objetivos
1. Expandir a cultura visual dos alunos para os domínios das imagens de moda - fotográficas e videográficas.
2. Dotar os alunos dos fundamentos da pós-produção e manipulação de imagens de moda.
3. Conhecer e dominar as ferramentas de manipulação de fotografias digitais, como o Adobe Photoshop e o Adobe Lightroom.
4. Dotar os alunos de noções de composição gráfica a utilizar em meios de apresentação de produtos e coleções de moda.
5. Desenvolver um projeto de pós-produção e manipulação de fotografias de moda.
6. Conhecer e identificar os desafios e as potencialidades da pós-produção na colaboração e concepção.de imagens de moda para promoção de marca e produtos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Através de apresentações visuais e exemplificativas serão focados diversos aspectos importantes da Pós-produção. Em contexto de aula serão desenvolvidos os trabalhos propostas para avaliação e com acompanhamento do docente porém, deverão contabilizar algum tempo de trabalho autónomo.
A tipologia de trabalhos é essencialmente prática, pressupondo pesquisa, planeamento, organização e execução.
Fomenta-se uma prática de ensino centrado no estudante e do aprender fazendo sendo, o docente, o facilitador das aprendizagens.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
BUCKLEY,Clare, McAssey, Jacqueline – Styling de Moda: Fundamentos de design de moda, Bookman, 2013
DIXON, Dixie -Fashion and lifestyle photography: Secrets of perfect fashion & lifestyle photography, Ilex Press, 2017.
MOORE, Gwyneth – Promoção de Moda, GG moda, Editorial Gustavo Gili, 2013.
SANTOS, Joel – FOTOedição. O guia essencial de pós-produção com Photoshop Lightroom e Adobe Camera Raw, Centro Atlântico, 2012.
SEIVEWRIGHT, Simon - Pesquisa e Design, Coleção Fundamentos de Design de Moda, Bookman, 2010.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim