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Apresentação
Apresentação
Entender a complexidade da moda. Ter uma visão histórica da moda. Compreender o relacionamento entre as artes e a Moda: comunicação, produção e identidade. Os alunos devem desenvolver raciocínio relacional entre momentos históricos relevantes; saber produzir analogias a partir de acontecimentos diretamente associados à moda e aos restantes contextos sociais.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6277-22997
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conhecimento sobre a atualidade da Moda no Mundo e em Portugal:
Estratégia de implementação das marcas internacionais e nacionais, no mercado transversal;
Visão da identidade local e internacional: Moda francesa; Moda inglesa; Moda italiana; Moda japonesa; Moda portuguesa;
Contacto com a realidade de Designers de Moda nacionais;
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Objetivos
Objetivos
A moda abrange transversalmente vários aspectos da sociedade: o consumo, mas também a política, os fenómenos sociais, as estratégias económicas, os hábitos locais, a vida cultural, a evolução demográfica, as descobertas científicas, os usos e as atitudes. Capacidade de pesquisar e trabalhar a moda de forma a contemplar todas as suas vertentes sociais
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Trabalhos obrigatórios realizados ao longo do semestre - Dois: um de 30%; e o Trabalho final de 50% ; Apresentação Oral - caso seja definido que existe apresentação oral de algum ou de todos os trabalhos obrigatórios, de frisar que os alunos terão de expor os seus trabalhos em contexto de aula, a definir pelo docente, em frente à restante turma, sujeitos a perguntas por parte do docente ou docentes. A nota deste momento de avaliação pode estar inserida na nota final dos trabalhos ou ter uma avaliação distinta.
Debate e participação em aula - 10%; Assiduidade - 10%; Avaliação é contínua, obrigando os alunos a respeitarem as regras da pontualidade. Caso os alunos surjam nas aulas após 15 minutos do seu início, ser-lhes-á marcada falta. Atraso até 24h num trabalho, penalização de dois pontos; mais de 24h, o trabalho tem pontuação de zero.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Costa, António Firmino da 2001, Sociologia , «O que é», Quimera, Lisboa; Baudelaire, Charles 2006, A invenção da modernidade , Relógio d?água;
Duarte, Cristina L. 2004 , Moda , O Que É, Quimera, Lisboa; Duarte, Cristina L. 2006, Moda Portuguesa, CTT, Lisboa; Lipovetsky, Gille 2006, Le Bonheur Paradoxal - Essai sur la société d ¿hyperconsommation, Gallimard, Paris;
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim