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Disciplina Pesquisa de Tendências

  • Apresentação

    Apresentação

    As tendências cobrem transversalmente vários aspectos da sociedade: o consumo, mas também a política, os fenómenos sociais, as estratégias económicas, os hábitos locais, a vida cultural, a evolução demográfica, as descobertas científicas, os usos e as atitudes. Propomo-nos transmitir conhecimentos que permitam interpretar esses sinais da sociedade e traduzi-los sob a forma apresentações coerentes e dirigidas a públicos-alvo específicos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Cool Hunting x Forecasting;

    Trendsetter;

    Zeitgeist;

    Pesquisa de tendências;

    Pesquisa Intuitiva de tendências;

    Análise precisa;

    Inspiração para o Design;

    Comportamento do Consumidor;

    Noções sobre o processo de definição de tendências;

    Difusão de tendências;

    Agências mundiais de tendências;

    Como definir, analisar e escolher uma tendência;

    Meios de comunicação e Redes sociais.

  • Objetivos

    Objetivos

    Capacidade de pesquisar e trabalhar influências;

    Capacidades de seleccionar e interpretar tendências;

    Capacidade de pesquisa intuitiva de tendências;

    Capacidade para fazer análises precisas;

    Capacidade para trabalhar inspiração para design;

    Capacidade de usar diferentes metodologias de tratamento da informação;

    Reconhecer a importância do trabalho prático e da intuição no processo criativo;

    Domínio das metodologias e técnicas de prospecção de tendências;

    Domínio das metodologias e técnicas de apresentação de tendências;

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Através de apresentações visuais e exemplificativas serão focados diversos aspetos da pesquisa e análise de tendências. Em contexto de aula serão desenvolvidos os trabalhos, a realizar em aula e em regime de trabalho autónomo.

    A tipologia de trabalhos é essencialmente prática, pressupondo uma investigação, planeamento e execução. A Avaliação é contínua, obrigando os alunos a respeitarem as regras da pontualidade. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Gilles, L. (2010). O Império do Efémero. Portugal: Publicações D. Quixote.

    Godart, F. (2012). Sociología de la Moda. Barcelona: Edhasa.

    Lipovetsky, G. (2010). O Império do Efémero: A moda e o seu destino nas sociedades modernas. Alfragide, Portugal: Publicações Dom Quixote

    Simmel, G. (2005). As grandes cidades e a vida do espírito (1903) MANA, 11(2):577 591

    Simmel. Society, consumption and spectacle v. 5 (3), pp. 10 – 23

    Svendsen L. (2010). Moda, uma Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Ltda

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