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Disciplina Gestão de Projetos

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular de Gestão de Projeto visa dotar os estudantes de competências ao nível da organização dos processos e procedimentos para a planificação, desenvolvimento e acompanhamento de coleções. O processo criativo em moda é alvo de análise, reflexão e organização no sentido da construção de novos produtos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos
    • A gestão de projetos na indústria da moda contemporânea. Breve análise histórica e sociológica da indústria da moda desde os finais do séc.XX às primeiras duas décadas do séc. XXI.
    • Introdução às principais etapas da gestão de projetos. As etapas da gestão de projetos, desde a ideia inicial até à análise de marcas concorrentes: identificar os riscos; os pontos fortes e fracos de um projeto; a gestão do tempo; a gestão de recursos humanos, de custos de riscos e de investimentos.
    • O planeamento e gestão de um projeto criativo. Princípios de gestão de marca. Design e direitos autorais.
    • A previsão de tendências na indústria da moda. O processo de previsão e apresentação de tendências. A previsão de tendências enquanto ferramenta.
    • O processo de moda representado no organograma das metodologias de projeto de Design de Moda, desde o briefing, passando pela aquisição das matérias-primas, até ao consumidor final.

     

  • Objetivos

    Objetivos

    1. Identificar os principais conceitos e etapas da gestão de projetos na indústria da moda;
    2. Conhecer os fundamentos da gestão de projetos;
    3. Conhecer a previsão de tendências enquanto ferramenta para a gestão de projetos;
    4. Identificar as principais etapas do processo de moda

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A unidade curricular será desenvolvida através de sessões expositivas, discussão de textos escritos e de audiovisuais e de um trabalho de pesquisa sobre materiais e tecnologias inovadoras. Fomentar-se-á o caracter participativo que facilite a assimilação dos conteúdos e que fomente a interação professor/aluno.

    A avaliação é contínua e a classificação final será obtida ponderando a classificação: empanho/assiduidade (10%), exercício individual “Caso de Estudo: Uma Marca de Moda”- (50%), trabalho de grupo “Mapa da Colecção” (40%).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    DILLON, Susan – Princípios de Gestão de Negócios de Moda, GG moda,Editorial Gustavo Gili, 2012.
    ERNER, Guillaume – Sociologia das tendências, GG moda, Editorial Gustavo Gili, 2015.
    MEADOWS, Toby- Como montar e gerenciar uma marca de moda, 2ª Ed., Bookman, 2014
    MIGUEL, António – Gestão Moderna de Projetos. Melhores técnicas e práticas (8ª edição atualizada), FCA, 2019
    MOORE, Gwyneth – Promoção de moda, GG moda, Editorial Gustavo Gili, 2013.
     
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