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Disciplina Modelagem

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular de Modelagem pretende fornecer aos alunos os princípios técnicos e essenciais à construção de peças de vestuário, através do draping. Estes princípios visam servir dois objetivos principais: uma apresentação de projeto coerente e um entendimento dos processos envolvidos na área da modelagem, através do draping.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Técnicas de modelagem, as ferramentas e os equipamentos para modelar. A modelagem plana, os fatores a ter em conta no desenvolvimento da modelagem. A influência dos tipos de tecido na
    modelagem. As ferramentas e os equipamentos de modelagem.
    2. As técnicas de modelagem no busto: o draping, criação de segunda pele do busto.
    3. Elaboração de biblioteca de pormenores de peças de vestuário.
    4. Manipulação de peças de vestuário e pormenores. Exercícios práticos: desenvolvimento de saia clássica e vestido.
    5. Criação de um vestido, considerando as peças de vestuário e pormenores lecionados. Desenvolvimento de extração de moldes através do draping.

  • Objetivos

    Objetivos

    Esta UC tem como objetivos:
    1. Conhecer as principais técnicas de modelagem, assim como as ferramentas e equipamentos da modelagem plana;
    2. Desenvolver biblioteca de pormenores de peças de vestuário
    3. Conhecer e desenvolver os conhecimentos das técnicas de draping e da modelagem em busto: desenvolvimento de uma segunda pele do busto
    4. Conhecer e aprofundar as técnicas de manipulação de uma saia clássica em busto
    5. Desenvolver extração de moldes das peças desenvolvidas em draping
    6. Conhecer e aprofundar as técnicas de draping e modelagem bidimensional

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A unidade curricular será desenvolvida através de sessões teórico-práticas, expositivas e demonstrativas, e de trabalhos práticos de carácter experimental desenvolvidas durante as sessões de
    aula. Fomentar-se-á o caracter participativo que facilite a assimilação dos conteúdos e que fomente a interação professor/aluno.
    O ensino tutorial, como método ativo, será fundamentalmente usado no acompanhamento do projeto, realizado ao longo do funcionamento da unidade curricular.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    ABLING, Bina - Moulage, Modelagem e Desenho: Prática integrada , Bookman, 2014
    ALDRICH, Winifred - Fabrics and pattern cutting , John Willey & Sons Inc, 2012
    ALDRICH, Winifred - Modelagem plana para moda feminina , Bookman,2014
    AMADEN-CRAWFORD, Connie - Costura de moda - técnicas básicas , Bookman, 2014
    FISCHER, Anette, GOBIN, Kiran - Construction for fashion design , Basics of fashion, Bloomsbury, 2010.
    FISCHER,Anette - Sewing for fashion designers , Laurence king Publishing, 2015.
    GILEWSKA; Teresa - Pattern-Drafting for fashion , Bloomsbury Publishing PLC, 2011
    JONHSTON, Amanda, HALLET, Clive - Fabric for fashion: the complete guide , Laurence King Publishing
    s.a. (2013). How Patterns Work: The Fundamental Principles of Pattern Making and Sewing in Fashion Design . Great Britain: Assembil Books.

INSCRIÇÃO AVULSO
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