filmeu

Disciplina Desenho I

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta u.c. baseia-se no desenho por observação directa de adereços, objetos e elementos naturais, bem como da figura humana feminina e masculina.
    São exploradas diferentes aproximações ao desenho, nas quais os estudantes devem aplicar os elementos básicos: ponto, linha, mancha, textura, escala, composição, relação figura/fundo e claro/escuro.

    A prática de desenho de modelo é acompanhada pelo estudo teórico e aplicação prática de conhecimentos básicos acerca da Anatomia humana ("anatomia de base"; esqueleto; musculatura mais superficial); das proporções (cânone clássico) e de Poses-Chave (decomposicção de movimentos em poses-chave dinâmicas).

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Gestualidade (representação dinâmica).

    Exploração de técnicas secas (Grafite, carvão, lápis de cor, canetas de feltro, canetas de tinta-da-china, pastel seco) e de técnicas molhadas (aguarelas, ecolines, tinta-da-china):

    • Desenhos de observação directa de objectos do quotidiano (acessórios de moda)
    • Desenhos de observação directa da figura humana com panejamentos

    A aplicação da linguagem gráfica do desenho de observação directa de objectos, da figura humana e de panejamentos, com critério sobre o nível de domínio dos diferentes meios gráficos (secos e molhados) para desenhar, com rigor, verosimilhança e ou expressividade, a figura humana, objectos do quotidiano que rodeiam a figura humana e os panejamentos próprios do vestuário.

    Investigação e pequisa - imagens de cadernos de trabalho de alguns designers e curtas reflexões sobre o papel do desenho no processo criativo.

    Diário Gráfico como ferramenta de estudo de caderno de referências e registo de ideias.

     

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Esta UC tem por objetivo:

    1-  A identificação, o reconhecimento e a aplicação das terminologias básicas do desenho, das suas ferramentas e dos seus métodos, de modo pertinente e adequado.

    2- O desenvolvimento do desenho como forma de representação e modo de comunicar ideias e intenções.

    3- A compreensão do desenho como relação mecânica entre a percepção (olhar) e representação (mão).

    4- Noções de tamanho (escala e proporção), de distância (amplitude e profundidade). Desenvolvimento da expressividade (qualidade de linha e mancha)

    5- A identificação e distinção entre as estratégias de actuação do desenho: esboço, estudo, de projecto, acabado, de ilustração de uma ideia e representação de movimentos, texturas e volumes.

    6- A compreensão, análise e representação da anatomia da forma, estrutura e volume.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    É utilizada uma metodologia de ensino articulada, havendo maioritariamente conteúdos que são transmitidos em aula (antes ou durante as poses de modelo, ou objetos a representar) e outros conteúdos que são disponibilizados aos estudantes através da plataforma Moodle.

    Os conteúdos online consistem, sobretudo, em: tutoriais, bancos de imagens e/ou vídeos (com variadas poses e modelos de variados biotipos corporais [ectomorfo, mesomorfo e endomorfo], diferentes géneros e idades); mas também são disponibilizados diversos livros especializados (através dos quais os estudantes poderão aprofundar os estudos e pesquisas acerca do desenho, consoante os seus interesses individuais).

    Os alunos são incentivados a explorarem os seus interesses pessoais no diário gráfico e também a partilharem-nos em contexto de aula, para, em diálogo com as docentes e os colegas, poderem conjugar e articular os seus universos estéticos com os conteúdos fundamentais que devem ser adquiridos nesta unidade curricular. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • BAMMES, Gottfried - L'etude du corps humain. Paris : Dessain et Tolra, 1991.
    • EDWARDS, Betty - Aprender a dibujar. Madrid: Hermann Blume, 1984.
    • EDWARDS, Betty - Nuevo Aprender a Dibujar con el lado derecho del cerebro. Madrid: Urano, 2000.
    • GOLDSTEIN, Natham - The Art of Responsive Drawing. N. Jersey: Prentice Hall, 1992.
    • GÓMEZ Molina, Juan José (coord.) - Las lecciones del dibujo. Madrid: Édiciones Cátedra, 1995.
    • MOREAUX, Arnold - Anatomia artística. Madrid: Ediciones Norma, 1988.
    • NICOLAIDES, Kimon - The Natural Way to Draw. Boston: Houghton Mifflin, 1969.
    • SMAGULA, Howard J. - Creative Drawing (Second edition), MC. Graw - Hill Higher Education, 1992.
    • WONG, Wucius - Princípios de forma e desenho. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios