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Disciplina Tecnologias Aplicadas ao Design de Moda

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de Tecnologias Aplicadas ao Design de Moda focará principalmente a aprendizagem dos diversos softwares necessários para a realização de um projeto de moda, atuando inerentemente sobre os tópicos de desenvolvimento de um projecto semestral de moda desde a ideia inicial até à sua apresentação. Esta unidade curricular terá um âmbito central no que concerne ao tratamento da informação de desenvolvimento ao nível técnico. Os projetos desenvolvidos na unidade curricular são fundamentais para o correto desenvolvimento de um produto de moda em termos da sua produção.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos:

    1. Introdução às ferramentas de desenho vetorial digital.
      1. Os fundamentos das principais ferramentas de desenho vetorial digital. Introdução ao ambiente de trabalho dos softwares de desenho vetorial e às suas funcionalidades.
    2. O fluxo de trabalho digital aplicado em projetos de design e produção de moda.
    3. O desenho de padrões e o desenho técnico com recurso ao desenho assistido por computador. Estudo de caso e Trabalho prático.
    4. Enquadramento teórico acerca das tecnologias na indústria da moda contemporânea, da tecnologia de modelagem em 2D e 3D aplicadas ao design de moda às tecnologias de realidade aumentada e ao design de moda difundido em desfiles digitais online e em mundos virtuais.
  • Objetivos

    Objetivos

    1. Dotar os alunos das noções de desenho assistido por computador a utilizar no desenho técnico de vestuário e no desenho de padrões para estamparia a metro e à peça.

     

    2. Conhecer os fundamentos do desenho vetorial digital e aplicá-los em projetos práticos de design de moda.

     

    3. Conhecer e dominar as ferramentas standards de desenho vetorial digital; conhecer as normas referentes para produção.

     

    4. Desenvolver um projeto de design de moda com recurso às ferramentas de desenho vetorial digital.

     

    5. Conhecer e identificar os desafios e as potencialidades das tecnologias aplicadas ao design de moda contemporânea.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A unidade curricular será desenvolvida através de sessões teórico-práticas, expositivas e demonstrativas, e de trabalhos práticos de carácter experimental desenvolvidas durante as sessões de aula.

    Fomentar-se-á o caracter participativo que facilite a assimilação dos conteúdos e que fomente a interação professor/aluno.

    O ensino tutorial, como método ativo, será fundamentalmente usado no acompanhamento do projeto, realizado ao longo do funcionamento da unidade curricular.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Centner, M. & Vereker, F. - Fashion Designer’s Handbook for Adobe Illustrator. John Wiley & Sons, Ltd, 2011.
    • Drudi, E. - Fashion Prints: How to Design and Draw. The Pepin Press, 2008.

    • Lee, J. & Steen, C. - Technical Sourcebook for Apparel Designers. Fairchild Books, 2019.

    • Roig, G., Guerrero, J., Hidalgo, M. - Nuevas tecnologías aplicadas a la moda: Diseño, producción, marketing y comunicación. Ediciones Parramón, 2009.

    • Streeter, L. - Essential Fashion Illustration: Digital. Rockport Publishers, 2010.

    • Szkutnicka, B. - El dibujo técnico de moda paso a paso. Editorial Gustavo Gili, SL. - GG Moda, 2010.

     

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