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Disciplina Design de Moda I

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC (Unidade Curricular) de DMI (Design de Moda I) faz uma abordagem introdutória do que é o Design de Moda e apresenta a contextualização histórica da actividade  de criar Moda. A UC visa iniciar os estudantes a obter competências ao nível da criação de produtos de Moda e prepara os estudantes para aprenderem, ao longo da licenciatura, a desenvolver o Projeto de Design de Moda.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. O surgimento da indústria da moda : contexto e desenvolvimento histórico (Séc. 19 e 20);
    2. Elementos e Princípios fundamentais do Desin de Moda
    3. O Designer de Moda hoje: definições e características; outras saídas profissionais; segmentos de mercado;
    4. Scrapbooks e a importância da pesquisa no processo do Design de Moda;
    5. Vestuário versus Moda: como comunicamos através do vestuário; as mensagens que enviamos; os vários usos do vestuário; como é que as tendências no vestuário se desenvolvem;
    6. Metodologia no processo de desenvolvimento de uma colecção de moda;
    7. O ciclo da moda; o calendário da moda;
    8. Condições que determinam as cores a serem lançadas no mercado; feiras de fios e feiras de tecidos (também de design têxtil e passamanarias);
    9. Gabinetes de tendências; outras influências culturais capazes de gerarem tendências;
    10. Semanas de moda; revisão da geografia da moda: as principais capitais de moda e segmentação geográfica
    11. Introdução a formas de trabalhar uma moda sustentável
  • Objetivos

    Objetivos

    Os objectivos da unidade curricular Design de Moda I são:

    . Aprender os princípios e técnicas elementares e, ainda, adquirir um vasto léxico do Design de Moda.

    . Identificar o papel  do Design de Moda no contexto da sua actuação.

    . Conhecer segmentos de mercado, industrias, marcas e designers, assim como,  reconhecer/caracterizar as diferentes profissões e sectores inerentes ao mundo da moda.

    . Conhecer os elementos e princípios fundamentais do Design de Moda.

    Os alunos são desafiados a experimentar as metodologias de Design de Moda e a utilizar técnicas que estimulam o processo criativo, valorizando a pesquisa em fontes fidedignas, comunicação visual e  lógicas eficazes na concepção e produção de artigos de moda.

    Finalmente, conseguir elaborar, organizar e apresentar o Projecto de Design de Moda.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os alunos de design de moda são sensibilizados para a importância da sua futura profissão através da aprendizagem da metodologia e da prática do projecto de design de moda.

    A pesquisa é desenvolvida através de diversas práticas como: ‘cool-hunting’, moda de rua e visita a lojas físicas e online, visita  a museus, consulta de revistas de moda, livros, sites de marcas e outros canais digitais são exemplos de como se pode iniciar e realizar este processo.  As pesquisas, experiências, materiais e outros registos deverão ser elaboradas e/ou colocadas no Scrapbook, que deve acompanhar o aluno diariamente. Estes são considerados relevantes para a boa resolução dos exercícios propostos. 

    Os trabalhos realizados serão acompanhados pelo professor durante as aulas.

    Avaliação: Qualidade da Pesquisa15% ; Criatividade e Contemporaneidade do Conceito 25%; Qualidade e rigor do trabalho 35%;Qualidade estética e gráfica do portefólio 15%; Apresentação oral do trabalho à turma / discussão crítica 10%

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Draper, Jean (2013), Stitch and Structure: Design and Technique in two and three- dimensional textiles, London: Batsford.

    Faerm, Steven (2010), Fashion Design Course- Principles, Practice and Techniques: The Ultimate Guide for Aspiring Fashion Designers, London: Thames & Hudson.

    Fischer, Annette (2008), Basic Fashion Design 03: Construction, London: Ava Publishing. Gaimster

    Julia, Amanda (2011), Visual Research Methods in Fashion, New York: Berg 

    Hallett, Clive & Johnston, Amanda (2010), Fabric for Fashion: The Swatch Book, London: Laurence King.¿_Hallett, Clive & Johnston

    Amanda (2014), Fabric for Fashion: The Complete Guide: Natural and Man-made Fibers, London: Laurence King.

    Hopkins, John (2012), Fashion Design: The Complete Guide, London: Ava Publishing. _Jones, Sue Jenkyn (2011), Fashion Design (Portfolio), London: Laurence King.

     

     

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