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Apresentação
Apresentação
A UC (Unidade Curricular) de DMI (Design de Moda I) faz uma abordagem introdutória do que é o Design de Moda e apresenta a contextualização histórica da actividade de criar Moda. A UC visa iniciar os estudantes a obter competências ao nível da criação de produtos de Moda e prepara os estudantes para aprenderem, ao longo da licenciatura, a desenvolver o Projeto de Design de Moda.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6277-22976
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- O surgimento da indústria da moda : contexto e desenvolvimento histórico (Séc. 19 e 20);
- Elementos e Princípios fundamentais do Desin de Moda
- O Designer de Moda hoje: definições e características; outras saídas profissionais; segmentos de mercado;
- Scrapbooks e a importância da pesquisa no processo do Design de Moda;
- Vestuário versus Moda: como comunicamos através do vestuário; as mensagens que enviamos; os vários usos do vestuário; como é que as tendências no vestuário se desenvolvem;
- Metodologia no processo de desenvolvimento de uma colecção de moda;
- O ciclo da moda; o calendário da moda;
- Condições que determinam as cores a serem lançadas no mercado; feiras de fios e feiras de tecidos (também de design têxtil e passamanarias);
- Gabinetes de tendências; outras influências culturais capazes de gerarem tendências;
- Semanas de moda; revisão da geografia da moda: as principais capitais de moda e segmentação geográfica
- Introdução a formas de trabalhar uma moda sustentável
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Objetivos
Objetivos
Os objectivos da unidade curricular Design de Moda I são:
. Aprender os princípios e técnicas elementares e, ainda, adquirir um vasto léxico do Design de Moda.
. Identificar o papel do Design de Moda no contexto da sua actuação.
. Conhecer segmentos de mercado, industrias, marcas e designers, assim como, reconhecer/caracterizar as diferentes profissões e sectores inerentes ao mundo da moda.
. Conhecer os elementos e princípios fundamentais do Design de Moda.
Os alunos são desafiados a experimentar as metodologias de Design de Moda e a utilizar técnicas que estimulam o processo criativo, valorizando a pesquisa em fontes fidedignas, comunicação visual e lógicas eficazes na concepção e produção de artigos de moda.
Finalmente, conseguir elaborar, organizar e apresentar o Projecto de Design de Moda.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os alunos de design de moda são sensibilizados para a importância da sua futura profissão através da aprendizagem da metodologia e da prática do projecto de design de moda.
A pesquisa é desenvolvida através de diversas práticas como: ‘cool-hunting’, moda de rua e visita a lojas físicas e online, visita a museus, consulta de revistas de moda, livros, sites de marcas e outros canais digitais são exemplos de como se pode iniciar e realizar este processo. As pesquisas, experiências, materiais e outros registos deverão ser elaboradas e/ou colocadas no Scrapbook, que deve acompanhar o aluno diariamente. Estes são considerados relevantes para a boa resolução dos exercícios propostos.
Os trabalhos realizados serão acompanhados pelo professor durante as aulas.
Avaliação: Qualidade da Pesquisa15% ; Criatividade e Contemporaneidade do Conceito 25%; Qualidade e rigor do trabalho 35%;Qualidade estética e gráfica do portefólio 15%; Apresentação oral do trabalho à turma / discussão crítica 10%
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Draper, Jean (2013), Stitch and Structure: Design and Technique in two and three- dimensional textiles, London: Batsford.
Faerm, Steven (2010), Fashion Design Course- Principles, Practice and Techniques: The Ultimate Guide for Aspiring Fashion Designers, London: Thames & Hudson.
Fischer, Annette (2008), Basic Fashion Design 03: Construction, London: Ava Publishing. Gaimster
Julia, Amanda (2011), Visual Research Methods in Fashion, New York: Berg
Hallett, Clive & Johnston, Amanda (2010), Fabric for Fashion: The Swatch Book, London: Laurence King.¿_Hallett, Clive & Johnston
Amanda (2014), Fabric for Fashion: The Complete Guide: Natural and Man-made Fibers, London: Laurence King.
Hopkins, John (2012), Fashion Design: The Complete Guide, London: Ava Publishing. _Jones, Sue Jenkyn (2011), Fashion Design (Portfolio), London: Laurence King.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim