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Disciplina Portefólio de Moda

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular de Portefólio de Moda tem um carácter prático e visa despertar, nos estudantes, a sensibilidade estética para a criação de suportes que apresentem e comuniquem o seu trabalho. O Portefólio deve poder ser capaz de comunicar os conceitos, histórias, tendências de marcas, Ilustrações, coleções de vestuários, editoriais, enfim, todo o tipo de trabalho que os estudantes têm vindo a realizar ao longo do seu percurso. É uma unidade curricular que desperta a capacidade de trabalho, a pesquisa e, consequentemente, o desenvolvimento da imagem a comunicar pelos estudantes.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução aos diferentes tipos portfólio e as suas funções.

    2. As características técnicas e funcionais dos diferentes tipos de portfólio.

    Análise de diferentes tipos de portfólio tendo em conta os seus formatos, tipos de trabalho, características, funções e público a que se destinam.

    3. Características, requisitos e técnicas de realização de um portfólio impresso, digital e online.

    Análise de portfolios-exemplo.

    4. Exercícios práticos para realização de modelos de portefólio

    5. Seleção de trabalhos e execução do portfólio pessoal

    Projeto prático individual, em tutoria: serão analisados os trabalhos do aluno durante o curso e selecionados os mais adequados consoante os objetivos. Construção do portfólio pessoal: impresso e online.

  • Objetivos

    Objetivos

    1. Conhecer diferentes tipos e formatos de portfólio.

    2. Relacionar os diferentes tipos de portfólio com as suas funções.

    3. Identificar as técnicas e os requisitos para a realização de um portfolio impresso, digital e online.

    4.Capacitar o aluno para selecionar os trabalhos e preparar o seu portfólio pessoal.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Através de apresentações visuais e exemplificativas serão focados diversos aspectos importantes para a realização de um portefólio. Em contexto de aula serão desenvolvidos os trabalhos propostas para avaliação e com acompanhamento do docente porém, deverão contabilizar algum tempo de trabalho autónomo.

    A tipologia de trabalhos é essencialmente prática, pressupondo pesquisa, planeamento, organização e execução.

    Fomenta-se uma prática de ensino centrado no estudante e do aprender fazendo sendo, o docente, o facilitador das aprendizagens.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Fashionary - Fashionepdia. The visual dictionary of fashion design, Fashionary International Limited, 2016.

    Faerm, Steven – Design your Fashion Portfolio, Paperback, 2012.

    Kiper, Anna – Portfolios de Moda, Promopress, 2015.

    MOORE, Gwyneth – Promoção de Moda, GG moda, Editorial Gustavo Gili, 2013.

    Tain, Linda – Portfolio Presentation for Fashion Designers, 4th Edition, Fairchild Books

     

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