filmeu

Disciplina Direito dos Contratos em Especial

  • Apresentação

    Apresentação

    O Direito dos Contratos em Especial é uma disciplina optativa. Se o seu conteúdo não é imprescindível para a formação de um jurista, ele constitui um contributo importante para a formação de um futuro jurista privatista. O conhecimento da disciplina de alguns contratos típicos mais emblemáticos constitui o desenvolvimento natural do estudo do Direito das Obrigações.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Modalidades: Contratos nominados, inominados, típicos, atípicos, mistos e união de contratos.

    2. Contratos de alienação:

    i) Contrato de Compra e Venda

    ii) Contrato de Doação

    3. Contratos de Prestação de Serviços:

    i) Contrato de Mandato

    ii) Contrato de Empreitada

    iii) Outros: por exemplo, Contratos de Distribuição

    4. Contratos de Concessão de gozo:

    i) Contrato de locação - notas

  • Objetivos

    Objetivos

    O curso tratará do estudo de alguns contratos civis e comerciais em especial. Os alunos deverão ser familiarizados com o regime civil dos vários contratos, mas também com algumas particularidades do seu regime comercial e e de direito do consumo, e deverão ser capazes de aplicar disposições e princípios relevantes aos casos práticos. O conteúdo do curso inclui alguns tópicos teóricos e práticos do regime dos contratos em estudo que serão discutidos nas aulas e os alunos serão encorajados a procurar soluções na legislação em vigor, mas também a analisar as soluções existentes de uma forma crítica.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    LEITÃO, Luís Menezes, Direito das Obrigações (Contratos em Especial), vol. III, 13ª ed - reimpressão, Almedina, 2020 -  (em especial, a compra e venda, doação, locação, mútuo, mandato, empreitada)

    MARTÍNEZ, Pedro Romano, Direito das Obrigações (Parte Especial)- Contratos, 2.ª edição - 5.ª reimpressão, Almedina, 2014 (em especial, a compra e venda, locação, empreitada)

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios