-
Apresentação
Apresentação
A Ordem jurídica subjacente à EU faz parte integrante da realidade política e social dos 27 Estados-Membros, sendo Portugal um desses Estados. O Direito da União Europeia pretende capacitar os alunos para conhecerem a génese e o processo de integração europeia e compreenderem a estrutura organizatória e normativa da União Europeia após o Tratado de Lisboa. Igualmente, a compreensão dos textos legais de direito europeu, que revestem especial complexidade, exigirão dos discentes uma análise e interpretação cuidada. Compreender os valores da União e os domínios de atuação, a forma como os Estados interagem entre si e interagem com as Instituições da União Europeia são aspetos essenciais para a compreensão da importância da União Europeia e da sua atuação.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT500-13712
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. Génese e evolução da integração europeia II. Estrutura institucional e procedimentos de decisão da União Europeia III. A ordem jurídica da União Europeia: natureza jurídica do direito da União, princípios estruturantes e fontes de direito IV. Direito material e políticas da União Europeia: perspetiva geral V. A União Europeia e os desafios globais da atualidade
-
Objetivos
Objetivos
A: O Direito da União Europeia será apresentado como um direito vigente na ordem jurídica interna, pelo que deverá ser assimilado, por todos intervenientes do espaço jurídico e do sistema judiciário, como tal. B: Os discentes devem ser capazes de compreender o contexto da génese e evolução da União e do seu edifício jurídico, a sua estrutura institucional e orgânica, os princípios essenciais do direito da União, compreender as fontes e o processo legislativo e de tomada de decisão na União e os aspetos essenciais do direito material da União. C: Os discentes devem desenvolver uma atitude crítica perante a matéria lecionada, problematizar as questões mais controvertidas e entender a dinâmica social, política e económica que condiciona as políticas e a atuação da União. D: Os discentes devem conseguir aplicar os seus conhecimentos de direito da União na resolução de casos e problemas práticos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
1: Interação com documentos, bases de dados e recursos informativos/multimédia oriundos das instituições da União Europeia, com o objectivo de habituar de forma prática dos alunos à atividade e formas de funcionamento da União. 2: Simulação de processos de tomada de decisão na União e do processo legislativo ordinário. Os estudantes com estatuto especial previsto em lei ou em regulamento que preveja a não obrigatoriedade de presença às aulas, mas que pretendam ser abrangidos pelo regime da avaliação contínua, devem informar o Professor da unidade curricular logo que tenham conhecimento deste facto, mas sempre com 90 dias de antecedência ao término das aulas, para que este defina outra forma de trabalho ou de acompanhamento, o qual poderá passar pela realização de um trabalho escrito, apresentação de relatórios e/ou uma prova oral.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bibliografia base: Gorjão-Henriques, Miguel, Direito da União. História, Direito, Cidadania, Mercado Interno e Concorrência, Almedina, 9.a Ed., 2022 Machado, Jónatas. Direito da União Europeia. Gestlegal. 4.a Ed., 2022 Legislação essencial: Constituição da República Portuguesa Tratado da União Europeia (TUE) Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia (TFEU) Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia (CDFUE)
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não