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Disciplina Direito Administrativo I

  • Apresentação

    Apresentação

    Visa a presente unidade curricular inteirar os estudantes acerca da evolução, organização e funcionamento da Administração Pública, bem como de algumas dimensões nucleares do direito que a visa regular, designadamente aquelas que se prendem com as relações funcionais interorgânicas, com os princípios constitucionais  da actividade administrativa e com as principais formas de exercício do poder administrativo. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I . Introdução (noções de direito administrativo e de Administração Pública; as várias acepções da expressão "Administração Pública"; a administração e as demais funções do Estado). II - Evolução histórica da Administração Pública (épocas medieval, do Estado-de Polícia, Liberal e do Estado de Direito Social; tendências actuais de transformação). III - Sistemas administrativos no direito comparado (sistema de tipo francês e sistema de tipo britânico). III - Organização administrativa (de uma ponto de vista dinâmico (hierarquia, delegação de poderes, tutela e superintendência) e de um ponto de vista estático (sectores da Administração Pública portuguesa). IV - Princípios constitucionais da actividade administrativa (artigo 266.º da CRP). 
  • Objetivos

    Objetivos

    Destina-se, precipuamente, o Direito Administrativo I a fornecer aos estudantes os instrumentos necessários para alcançarem uma compreensão adequada da organização e funcionamento dos vários sectores da Administração Pública portuguesa, quer de um ponto de vista estático, quer numa perspectiva dinâmica. Pretende-se, igualmente, que, na sua aprendizagem, os alunos assimilem a especificidade de que se revestem as relações jurídico-administrativas, compreendam as funções legitimadora, interpretativa e integradora dos princípios jurídicos reguladores da actividade administrativa e, portanto, a imprescindibilidade da sua mobilização aquando da tarefa (reconstrutiva) da aplicação do Direito aos casos concretos.  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Crê-se que a distinção entre aulas teóricas e práticas só ganha sentido útil se for diferente a metodologia adoptada no respectivo desenvolvimento. Assim, decorrem as primeiras com base numa abordagem predominantemente dedutiva e as segundas à luz de um método preferencialmente indutivo, em que o ponto de partida é a resolução de hipóteses práticas (reais ou ficcionadas). Pontualmente, a título complementar - e, em regra, com acolhimento muito favorável da parte dos estudantes -, utiliza-se também a ferramenta do moot court..  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Almeida, Francisco António de M. L., Direito Administrativo, Almedina, Coimbra, 2023 (reimpressão) Amaral, Diogo Freitas do, Curso de Direito Administrativo, Vol I, Almedina, 2025 (reimpressão) Andrade, José Carlos Vieira de, Lições de Direito Administrativo, Imprensa da Universidade de Coimbra, 5ª edição, 2017.
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