Disciplina Registos e Notariado

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC pretende conpletar a formação jurídica na vertente registtal e notarial, revelando aos estudantes, futuros juristas, a importância na vida jurídica desta área do Direito, direccionada à titulação, publicitação e segurança jurídicas.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Introdução aos registos e ao notariado;

    Registo Civil : actos em geral e em especial; sucessão hereditária e processos privativos;

    Registo Comercial: princípios; actos e procedimentos; recursos;

    Registo de Pessoas Colectivas: princípios; certificação de firmas e denominações;

    Registo Predial; princípios; actos e procedimentos; justificação e rectificação dos registos; impugnação das decisões;

    Registo de Bens Móveis: registo de veículos, embarcações e aeronaves;

    Notariado: actos notariais e instrumentos notariais em especial

  • Objetivos

    Objetivos

    Conhecimentos aprofundados do ordenamento dos registos públicos, designadamente, no registo civil, comercial e predial, por forma a desenvolver as aptiões necessárias à identificação dos factos jurídicos sujeitos a registo e à promoção dos procedimentos correspondentes à sua efectivação e, bem assim, conhecimentos aprofundados da função notarial e da titulação de factos jurídicos.

    Em consequência, os estudantes devem desenvolver as competências requeridas para titular os factos sujeitos a registo em cada uma das espécies e promover, por via manual ou electrónica, os correspondentes actos de registo.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia do seu ensino centra-se no estudo e análise do ordenamento jurídico dos registos predial, comercial e civil, bem como da função notarial, em interacção com os alunos por via da avaliação contínua.

    Esta avaliação é complementada com a resolução de situações práticas e com a realização de duas provas escritas.

    No caso de desistência ou insucesso na avaliação contínua, haverá lugar a exames escritos e orais, nos termos do Regulamento de Avaliação da ULHT.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • SEABRA LOPES, J. de, Direito dos Registos e Notariado, 10.ª edição, Almedina, 2019
    • MOUTEIRA GUERREIRO, J. A., Temas de Registo e Notariado, 3.ª edição, Almedina, 2019
    • NETO DA SILVA, Zulmira e NETO FERREIRINHA, Fernando, Manual de Direito Notarial, 8.ª edição, Almedina, 2019

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

     

     

     

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios