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Disciplina Economia Política I

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC aborda temas de microeconomia, a um nível introdutório, conceitos básicos, leis fundamentais (procura, oferta e preços), de modo a que os estudantes percebam os problemas fundamentais da economia que o Direito, por vezes, tenta regular por lei. Aborda também as principais correntes de pensamento económico subjacentes aos sistemas de organização económica possíveis.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I. OBJECTO E MÉTODOS: Concepções e sistemas; Análise económica. II. CONCEITOS FUNDAMENTAIS: Problemas económicos fundamentais; Tradeoffs e decisão económica ; utilidade e valor; Possibilidades de produção e custo de oportunidade. III. MERCADOS, PREÇOS E ELASTICIDADES: Noções de preço e de mercado; Concorrência; Procura e oferta; Eficiência, falhas de mercado, externalidades; Formação dos preços em mercados de monopólio. IV. MERCADO, GOVERNO E BEM-ESTAR : Políticas de intervenção nos preços e mercados; Eficiência, equidade e bem-estar; Efeitos económicos dos impostos; Papel e peso do Estado; Comércio internacional. V. SINTESE DA HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÓMICO: A economia na Idade Média; Impacto da revolução industrial inglesa; O liberalismo de Adam Smith; As correntes socialistas; As doutrinas sociais-cristãs; Escola neoclássica; Pensamento contemporâneo
  • Objetivos

    Objetivos

    Alcançar o domínio dos conceitos e teorias básicas da economia. Compreender a abrangência das relações económicas e seu impacto nas questões centrais do funcionamento das instituições económicas, políticas e sociais, quer no plano interno quer internacional. Preparar os estudantes para a melhor compreensão e domínio das relações económicas, da regulação e funcionamento dos mercados e da economia em geral, bem como servir de preparação de base para a sua formação posterior. Desenvolver as competências suficientes para a compreensão dos problemas fundamentais de micro e de macroeconomia relevantes para a formação nas outras áreas da Licenciatura.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas são ministradas de forma teórico-prática de forma a que o aluno apreenda mais objetiva e em substância as matérias. Promove-se o diálogo e a interação constante.Os estudantes com estatuto especial previsto em lei ou em regulamento que preveja a não obrigatoriedade de presença às aulas, mas que pretendam ser abrangidos pelo regime da avaliação contínua, devem informar o Professor da unidade curricular logo que tenham conhecimento deste facto, mas sempre com 90 dias de antecedência ao término das aulas, para que este defina outra forma de trabalho ou de acompanhamento, o qual poderá passar  pela realização de um trabalho escrito, apresentação de relatórios e/ou uma prova oral.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    SOUSA, Domingos Pereira de, Economia Política. 2.ª edição. Lisboa, Edições Universitárias Lusófonas, 2023 MANKIW, N. Gregory - Introdução à Economia, tradução da 3.ª edição americana, Thomson PORTO, M. C. Lopes, Economia - um texto introdutório , Reimpressão da 4ª edição, Coimbra, Almedina, 2017 SAMUELSON, P. & NORDHAUS, W. D., Economia, 19ª Edição, Lisboa, McGraw-Hill Portugal, 2011  
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