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Apresentação
Apresentação
Esta UC aborda temas de microeconomia, a um nível introdutório, conceitos básicos, leis fundamentais (procura, oferta e preços), de modo a que os estudantes percebam os problemas fundamentais da economia que o Direito, por vezes, tenta regular por lei. Aborda também as principais correntes de pensamento económico subjacentes aos sistemas de organização económica possíveis.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT500-6750
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. OBJECTO E MÉTODOS: C onceções e sistemas; Análise económica.
II. CONCEITOS FUNDAMENTAIS: P roblemas económicos fundamentais; T radeoffs e decisão económica ; utilidade e valor; Possibilidades de produção e custo de oportunidade.
III. MERCADOS, PREÇOS E ELASTICIDADES: Noções de preço e de mercado; Concorrência; Procura e oferta; Eficiência, falhas de mercado, externalidades; Formação dos preços em mercados de monopólio.
I V. MERCADO, GOVERNO E BEM-ESTAR : Políticas de intervenção nos preços e mercados; Eficiência, equidade e bem-estar; Efeitos económicos dos impostos; Papel e peso do Estado; Comércio internacional.
V. SINTESE DA HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÓMICO: A economia na Idade Média; Impacto da revolução industrial inglesa; O liberalismo de Adam Smith; As correntes socialistas; As doutrinas sociais-cristãs; Escola neoclássica; Pensamento contemporâneo.
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Objetivos
Objetivos
Alcançar o domínio dos conceitos e teorias básicas da economia. Compreender a abrangência das relações económicas e seu impacto nas questões centrais do funcionamento das instituições económicas, políticas e sociais, quer no plano interno quer internacional. Preparar os estudantes para a melhor compreensão e domínio das relações económicas, da regulação e funcionamento dos mercados
e da economia em geral, bem como servir de preparação de base para a sua formação posterior.
Desenvolver as competências suficientes para a compreensão dos problemas fundamentais de micro e de macroeconomia relevantes para a formação nas outras áreas da Licenciatura.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas teórico-práticas, com uma componente expositiva, porquanto esta é uma disciplina de formação de base ao nível do primeiro ano de licenciatura, seguida de exemplos e casos práticos propostos para resolução ou reflexão dos alunos, a partir dos quais estes possam alcançar o interesse prático dos conhecimentos adquiridos.
Avaliação contínua: um teste escrito (70%); participação nas questões de aula e propostas de trabalhos (30%).
Práticas de inovação pedagógica: utiliza-se a metodologia de aula invertida, discussão e debates sobre temas dos conteúdos programáticos, previamente propostos para preparação. Estudo de casos: discussão e análise crítica de casos reais (decisões emanadas de entidades reguladoras, da Comissão Europeia ou dos Tribunais nacionais e europeu).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
MANKIW, N. Gregory - Introdução à Economia, tradução da 3.ª edição americana, Thomson
PORTO, M. C. Lopes, Economia - um texto introdutório , Reimpressão da 4ª edição, Coimbra, Almedina, 2017
SAMUELSON, P. & NORDHAUS, W. D., Economia, 19ª Edição, Lisboa, McGraw-Hill Portugal, 2011
SOUSA, Domingos Pereira de, Economia Política. Lisboa, Edições Universitárias Lusófonas, 2021
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
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Mobilidade
Mobilidade
Não