Disciplina Economia Política I

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC aborda temas de microeconomia, a um nível introdutório, conceitos básicos, leis fundamentais (procura, oferta e preços), de modo a que os estudantes percebam os problemas fundamentais da economia que o Direito, por vezes, tenta regular por lei. Aborda também as principais correntes de pensamento económico subjacentes aos sistemas de organização económica possíveis.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I. OBJECTO E MÉTODOS: C onceções e sistemas; Análise económica.
    II. CONCEITOS FUNDAMENTAIS: P roblemas económicos fundamentais; T radeoffs e decisão económica ; utilidade e valor; Possibilidades de produção e custo de oportunidade.
    III. MERCADOS, PREÇOS E ELASTICIDADES: Noções de preço e de mercado; Concorrência; Procura e oferta; Eficiência, falhas de mercado, externalidades; Formação dos preços em mercados de monopólio.
    I V. MERCADO, GOVERNO E BEM-ESTAR : Políticas de intervenção nos preços e mercados; Eficiência, equidade e bem-estar; Efeitos económicos dos impostos; Papel e peso do Estado; Comércio internacional.
    V. SINTESE DA HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÓMICO: A economia na Idade Média; Impacto da revolução industrial inglesa; O liberalismo de Adam Smith; As correntes socialistas; As doutrinas sociais-cristãs; Escola neoclássica; Pensamento contemporâneo.

  • Objetivos

    Objetivos

    Alcançar o domínio dos conceitos e teorias básicas da economia. Compreender a abrangência das relações económicas e seu impacto nas questões centrais do funcionamento das instituições económicas, políticas e sociais, quer no plano interno quer internacional. Preparar os estudantes para a melhor compreensão e domínio das relações económicas, da regulação e funcionamento dos mercados
    e da economia em geral, bem como servir de preparação de base para a sua formação posterior.
    Desenvolver as competências suficientes para a compreensão dos problemas fundamentais de micro e de macroeconomia relevantes para a formação nas outras áreas da Licenciatura.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas teórico-práticas, com uma componente expositiva, porquanto esta é uma disciplina de formação de base ao nível do primeiro ano de licenciatura, seguida de exemplos e casos práticos propostos para resolução ou reflexão dos alunos, a partir dos quais estes possam alcançar o interesse prático dos conhecimentos adquiridos.
    Avaliação contínua: um teste escrito (70%); participação nas questões de aula e propostas de trabalhos (30%).
    Práticas de inovação pedagógica: utiliza-se a metodologia de aula invertida, discussão e debates sobre temas dos conteúdos programáticos, previamente propostos para preparação. Estudo de casos: discussão e análise crítica de casos reais (decisões emanadas de entidades reguladoras, da Comissão Europeia ou dos Tribunais nacionais e europeu).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    MANKIW, N. Gregory - Introdução à Economia, tradução da 3.ª edição americana, Thomson
    PORTO, M. C. Lopes, Economia - um texto introdutório , Reimpressão da 4ª edição, Coimbra, Almedina, 2017
    SAMUELSON, P. & NORDHAUS, W. D., Economia, 19ª Edição, Lisboa, McGraw-Hill Portugal, 2011
    SOUSA, Domingos Pereira de, Economia Política. Lisboa, Edições Universitárias Lusófonas, 2021

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

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