-
Apresentação
Apresentação
A UC Finanças Públicas insere-se no âmbito do direito público e centra-se na abordagem do direito financeiro, com especial relevo para o direito orçamental. Procura introduzir os alunos e proporcionar a compreensão do Orçamento de Estado como instrumento central para o funcionamento do Estado, por um lado, e como instrumento de politica macroeconómica, por outro, adoptando uma abordagem interdisciplinar e multinível. articulando os níveis da UE, nacional e das finanças locais e explorando as interligações entre eles, em especial o aprofundamento do Pacto de Estabilidade e Crescimento depois da reforma de 2011 e o funcionamneto do semestre europeu. Tal pretende habilitar os alunos a ter uma visão actual e prática do processo orçamental, através da compreensão das regras e dos factores condicionantes mas também da dinâmica do processo politico e da cooperação entre os diferentes orgãos do Estado.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT500-730
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Introdução. Conceito e objecto das Finanças Públicas. Evolução paradigmas: das finanças neutras às finanças intervencionistas.
-
Actividade Financeira. Conceito. Economia Pública e funções do Estado.Bens públicos e externalidades. A relação entre poder político, ciclo político e a actividade financeira.
- Decisão Financeira e Estruturas Financeiras. Estrutura interna do sector público (AP/OE). Instituições Financeiras do Estado. Constituição Financeira Portuguesa
- As condicionantes internacionais da actividade financeira. Globalização e impacto sobre as finanças públicas dos Estados. A UE: Pacto Estabilidade e Crescimento e suas implicações.
- Receitas e despesas públicas: tipologia; efeitos económios e sociais
- Orçamento do Estado. Conceito e funções. Principios e regras orçamentais. Estrutura e conteúdo do OE. Ciclo orçamental: aprovação, execução e controlo. Controlo jurisdicional e o Tribunal de Contas
- Divida Pública. Conceito.Estrutura. Estratégias de gestão
- As Finanças Locais
-
Objetivos
Objetivos
1. Aquisição de conhecimentos sobre diferentes paradigmas teóricos das finanças públicas e seus processos de formulação e implementação.
2. Compreender os modos e processos de preparação, aprovação e execução do Orçamento de Estado e as suas funções.
3. Analisar, através de estudos de caso de jurisprudência do tribunal de Contas, o processo de controlo jurisdicional da execução orçamental
4. Desenvolver capacidades de comunicar ideias e expor argumentos numa perspectiva de participação no debate público.
5. Promover a aquisição de competências de análise critica sobre politicas públicas, em especial a politica orçamental.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia envolve aulas teóricas para apresentação dos aspectos estruturantes dos diferentes temas e aulas práticas orientadas para a análise do Orçamento de Estado e sua estrutura e discussão de casos de jurisprudência do Tribunal de Contas.Serão ainda organizadas sessões de seminário para apresentação e discussão dos relatórios de investigação elaborados pelos alunos.
A avaliação é feita através da realização de dois testes escritos (70%) e de um relatóro de investigação e comentários a um acordão de jurisprudência do tribunal de contas e a valorização da participação oral (30%).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
FRANCO, António de Sousa, Finanças Públicas e Direito Financeiro, Almedina, reimpressão 2012 em volume único
MARTINS, Maria d¿Oliveira, 2019, Lições de Finanças Públicas e Direito Financeiro, 4ª ed., Almedina, Coimbra.
PEREIRA, Paulo Trigo, António Afonso, Manuela Arcanjo e José Carlos dos Santos 2016, Economia e Finanças Públicas, Escolar Editora, 5ª edição.
MUSGRAVE Richard and Peggy Musgrave, 1989, Public Finance in theory and practice, MacGraw Hill, 5th ed.
SANTOS, J. Albano, 2010, Finanças Públicas, INA Editora, Oeiras
CONSELHO DE FINANÇAS PÚBLICAS,
2013, Apontamentos sobre Dívida Pública, CFP nº1/2013, Outubro 2013
2015 Glossário de termos das Finanças Públicas
NEVES, Miguel S., 2021 Austerity, human rights erosion and political radicalization: implications for Eurozone Governance reform in Caetano, José et al. (eds.), New Challenges for Eurozone Governance ¿ Joint solutions for common threats?, Springer, pp. 247-266 (doi:10.1007/978-3-030-62372-2_13)
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Miguel Santos Neves
17.30-18.30
(1 h antes do inicio da aula)
sala de aula
-
Mobilidade
Mobilidade
Não