filmeu

Disciplina Estratégia Empresarial

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular tem um âmbito teórico e prático, e visa transmitir, com algum detalhe, tanto os conhecimentos sobre os fundamentos, conceitos, pensamento e reflexão estratégica, como os princípios relacionados com a análise, formulação e organização e implementação de uma estratégia numa empresa, assim como a apresentação de casos que facilitem a aprendizagem e a operacionalização dos conceitos e modelos analíticos, à luz da complexidade e das incertezas subjacentes à economia e à dinâmica empresarial atuais.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Parte I: Análise Estratégica

    • Cap. 1 - O que é a Estratégia. A estratégia face aos novos desenvolvimentos da transformação digital, ambiental e da inovação.
    • Cap. 2 - Gestão e Planeamento Estratégico nas Organizações
    • Cap. 3 - Análise do Ambiente Externo
    • Cap. 4 - Análise do Ambiente Interno

    Parte II: Formulação da Estratégia

    • Cap. 5 - Estratégias de Negócio e Funcionais
    • Cap. 6 - Estratégias Corporativas
    • Cap. 7 - Estratégia Internacional
    • Cap. 8 - Estratégia Oceano Azul

    Parte III: Implementação e Controlo da Estratégia

    • Cap. 9 - Implementação da Estratégia
    • Cap. 10 - Estruturas Organizacionais
    • Cap. 11 - Cultura Organizacional
    • Cap. 12 - Avaliação e Controlo da Estratégia
  • Objetivos

    Objetivos

    • Compreender a base concetual e analitica da estratégia empresarial relacionada com a análise estratégica, formulação, organização, implementação e controlo da estratégia
    • Discutir os fundamentos e conceitos da estratégia num contexto amplo (mercado, tecnologia e regulação).
    • Conhecer os principais modelos e instrumentos subjacentes à formulação, organização e implementação da estratégia
    • Interpretar as dinâmicas empresariais com alcance estratégico nas organizações
    • Aplicar os conhecimentos adquiridos na explicação das decisões e ações com caráter estratégico
    • Facilitar a aprendizagem da estratégia através daanálise de casos.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

     

    São adotadas metodologias inovadoras centradas no aluno, que combinam a exposição da matéria com a autoaprendizagem e a reflexão crítica sendo os alunos suscitados a efetuar pesquisas em sites, revistas e outras publicações especializadas  em relação a temas relevantes para a UC.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Serra, F., Ferreira, M., Torres, M., & Torres, A. (2012). Gestão Estratégica: Conceitos e Prática, 3ª Ed. Lisboa: Lidel-Edições Técnicas, Lda. ISBN: 978-972-757-606-7.
    • Freire, Adriano (2020). Estratégia, Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais, Bertrand Editora, ISBN:9789722540759
    • Teixeira, Sebastião (2014). Gestão Estratégica. Lisboa: Escolar Editora. ISBN: 978-972-592-300-9.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios