filmeu

Disciplina Marketing Operacional

  • Apresentação

    Apresentação

    Marketing é um conjunto de técnicas que assentam no conhecimento de várias áreas de conhecimento, como seja a Economia, e em particular, a Microeconomia, a Estatística, a Sociologia e a Psicologia, ciências que nos ajudam a identificar mercados, compreender comportamentos de compra, associar potenciais clientes que procuram satisfazer necessidades e desejos semelhantes em segmentos de mercado que caracterizamos e, assim, auxiliar as empresas a desenvolver ofertas de produtos e serviços que correspondem a necessidades e desejos reais. Na Economia analisamos a procura e a oferta de uma forma agregada e geral; no Marketing, concretizamos o que aprendemos em produtos e serviços concretos, procurando compreender a procura e auxiliando as empresas a definir a sua oferta focada em segmentos bem definidos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    1. Porquê estudar Marketing num curso de Economia?
      1. Microeconomia e Marketing: os mesmos atores mas perspetivas diferentes
    2. Compreender o campo de batalha (o mercado)
      1. Definir (ou redefinir) o mercado
      2. Analisar as ameaças e as oportunidades
      3. Avaliar a dimensão
      4. Avaliar a estrutura do mercado
      5. Segmentar, definir o alvo (targeting) e posicionar (positionning)
    3. Criar uma proposta de valor para o cliente 
      1. Produto e serviço
      2. Estratégias de Preço
      3. Comunicar a proposta de valor
    4. Entregar a proposta de valor ao cliente (Distribuição)
      1. Desenhar e gerir canais de distribuição
      2. Gerir Processos, pessoas e evidências físicas
    5. O Plano de Marketing Operacional
    6. O controlo do Plano
  • Objetivos

    Objetivos

    Aquisição de conceitos, modelos e técnicas de análise de mercados e de gestão de marketing, e praticar a sua aplicação através do estudo de casos, por forma a criar a capacidade do aluno aplicar os conhecimentos adquiridos de marketing a problemas concretos das empresas.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Como metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem, destacam-se:

    1. Trabalho em equipe e colaboração: Promover projetos em grupo nos quais os alunos colaborem na criação de estratégias de marketing operacional, simulando um ambiente de agência de marketing;

    2. Estudos de caso interativos: Desenvolver estudos de caso interativos que permitam aos alunos tomar decisões de marketing operacional em situações do mundo real. Os alunos podem analisar os cenários, criar estratégias e avaliar os resultados;

    3. Aprendizagem baseada em projetos: Atribuir projetos práticos nos quais os alunos apliquem conceitos de marketing operacional a empresas reais ou fictícias. Eles podem desenvolver planos de marketing, criar campanhas publicitárias e monitorizar o desempenho;

    4. Inteligência Artificial (IA): Utilizar IA através da adoção do PHILIX, que através de chatbots ou assistentes virtuais possam responder a perguntas dos alunos em tempo real e oferecer suporte personalizado.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Kotler (2016), P. et al. Marketing Management. 4th European edition. Pearson Education, 2016ISBN: 978 – 1292248448.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios