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Apresentação
Apresentação
Marketing é um conjunto de técnicas que assentam no conhecimento de várias áreas de conhecimento, como seja a Economia, e em particular, a Microeconomia, a Estatística, a Sociologia e a Psicologia, ciências que nos ajudam a identificar mercados, compreender comportamentos de compra, associar potenciais clientes que procuram satisfazer necessidades e desejos semelhantes em segmentos de mercado que caracterizamos e, assim, auxiliar as empresas a desenvolver ofertas de produtos e serviços que correspondem a necessidades e desejos reais. Na Economia analisamos a procura e a oferta de uma forma agregada e geral; no Marketing, concretizamos o que aprendemos em produtos e serviços concretos, procurando compreender a procura e auxiliando as empresas a definir a sua oferta focada em segmentos bem definidos.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT32-7047
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos
- Porquê estudar Marketing num curso de Economia?
- Microeconomia e Marketing: os mesmos atores mas perspetivas diferentes
- Compreender o campo de batalha (o mercado)
- Definir (ou redefinir) o mercado
- Analisar as ameaças e as oportunidades
- Avaliar a dimensão
- Avaliar a estrutura do mercado
- Segmentar, definir o alvo (targeting) e posicionar (positionning)
- Criar uma proposta de valor para o cliente
- Produto e serviço
- Estratégias de Preço
- Comunicar a proposta de valor
- Entregar a proposta de valor ao cliente (Distribuição)
- Desenhar e gerir canais de distribuição
- Gerir Processos, pessoas e evidências físicas
- O Plano de Marketing Operacional
- O controlo do Plano
- Porquê estudar Marketing num curso de Economia?
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Objetivos
Objetivos
Aquisição de conceitos, modelos e técnicas de análise de mercados e de gestão de marketing, e praticar a sua aplicação através do estudo de casos, por forma a criar a capacidade do aluno aplicar os conhecimentos adquiridos de marketing a problemas concretos das empresas.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Como metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem, destacam-se:
1. Trabalho em equipe e colaboração: Promover projetos em grupo nos quais os alunos colaborem na criação de estratégias de marketing operacional, simulando um ambiente de agência de marketing;
2. Estudos de caso interativos: Desenvolver estudos de caso interativos que permitam aos alunos tomar decisões de marketing operacional em situações do mundo real. Os alunos podem analisar os cenários, criar estratégias e avaliar os resultados;
3. Aprendizagem baseada em projetos: Atribuir projetos práticos nos quais os alunos apliquem conceitos de marketing operacional a empresas reais ou fictícias. Eles podem desenvolver planos de marketing, criar campanhas publicitárias e monitorizar o desempenho;
4. Inteligência Artificial (IA): Utilizar IA através da adoção do PHILIX, que através de chatbots ou assistentes virtuais possam responder a perguntas dos alunos em tempo real e oferecer suporte personalizado.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Kotler (2016), P. et al. Marketing Management. 4th European edition. Pearson Education, 2016. ISBN: 978 – 1292248448.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não