filmeu

Disciplina Hóquei em Patins (Opção I - ramo Educação Física e Desporto Escolar)

  • Apresentação

    Apresentação

    Atualmente o Hóquei em Patins é uma das disciplinas da patinagem desportiva sobre rodas. Os conhecimentos, competências e aptidões trabalhados nesta UC proporcionam bases para intervenção profissional, quer ao nível do treino desportivo, juntamente com clubes, associações, federações, ou em contexto escolar, quer ao nível da aula de Educação Física, quer ao nível do desporto escolar.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Teórico. 

    Tema 1. O Hóquei em Patins como Desporto Coletivo

    Tema 2. O treino das capacidades físicas no jovem hoquista 

    Tema 3. Iniciação a¿ Patinagem 

    Tema 4. Iniciação ao Hóquei em Patins 

    Tema 5. O Mini hóquei em Patins

    Tema 6. O Treino do Jovem Guarda-Redes 

    Prático. 

    Tema 1. Operacionalização e Orientação de Sessões de Treino para Jovens 

  • Objetivos

    Objetivos

    1. Integração dos conteúdos para o desenvolvimento de uma prática profissional fundamentada no conhecimento;
    2. Inicio da especialização no ensino e treino do Hóquei em Patins;
    3. Aplicação, em contexto real, dos procedimentos e tarefas inerentes ao desempenho das funções de especialistas em Hóquei em Patins; 
    4. Pretende-se que o aluno adquira a competência de organizar, planear, executar e avaliar programas de treino adequados a¿ realidade, aplicando criticamente e de modo integrado saberes da sua especialidade e conhecimentos multidisciplinares e interdisciplinares. 
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Na presente unidade curricular serão lecionadas aulas teóricas (expositivas) teórico-práticas (onde se aplicará a aprendizagem experiencial, com colocação de problemas e trabalhos de grupo) e utilizado o sistema de e-learning, onde se disponibilizarão materiais de apoio para cada uma das aulas (slides e textos de apoio), bem como um fórum de discussão. Para além das aulas teóricas e teórico-práticas é expectável que os alunos observem microciclos de treino em escalões de formação. É ainda esperado que os alunos dirijam uma unidade de treino de um escalão de formação. 

     

    Em avaliação continua, os alunos terão que realizar duas fichas de avaliação. Observar (4) microciclos de treino em equipas de formação. Orientar e elaborar o relatório de (2) sessões de treino para jovens e apresentar oralmente o relatório. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Batista, P. (2002). Iniciação a¿ Patinagem- Patins de Rodas Paralelas e em Linha. Instituto Nacional do Desporto.

     

    Gouveia, L. (2002) História do Hóquei em Patins em Portugal. Lisboa: CTT Correios de Portugal.

     

    LLoyde, R., & Oliver, J. (2019) Strength and Conditioning for Young Athletes: Science and Application. 2nd Edition. New York: Routledge.

     

    Taña, G. (2019). El porteiro de Hockey Patines: De la iniciación al alto rendimento. Almería: Editorial Círculo Rojo.

     

    World Skate. Regras do Jogo e Regulamento Técnico. World Skate ¿ Rink Hockey Technical commission.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios