filmeu

Disciplina Natação (Opção I - ramo Educação Física e Desporto Escolar)

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta Opção, no âmbito da Natação Pura visa dotar os estudantes de competências essenciais no processo de prescrição e avaliação do processo do treino do jovem, através da aplicação de cargas adequadas ao estadio de desenvolvimento nadador. O processo de aplicação de cargas pressupõe um conjunto alargado de conhecimentos e competências gerais, mas sobretudo específicas, cujos resultados se traduzem em processos adaptativos complexos de curto, médio e longo prazo. Assim, o domínio das matérias correspondentes às Capacidades Motoras - Força, Resistência, Velocidade, Flexibilidade e Coordenação, às componentes técnicas e técnico-táticas, ao processo de observação e avaliação, consubstanciados nos processos de periodização a longo, médio e curto prazo, será absolutamente determinante no sucesso desta UC.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Os Conteúdos programáticos fundamentais estão diretamente relacionados com o treino de crianças e jovens (Cadetes, Infantis e Juvenis) na Natação Pura, a referir: Organização Institucional e Regulamentos; Perfil e Carreira do Treinador; Biomecânica da Natação; Descrição e análise das técnicas de nado e das respetivas partidas, viragens, chegadas e rendições; Treino técnico e técnico-tático Desenvolvimento das capacidades físicas e motoras no jovem nadador; Modelo de preparação do nadador a longo prazo; Planeamento e periodização do treino.
  • Objetivos

    Objetivos

    A U.C. tem por objetivo essencial promover a aquisição de saberes e competências necessárias à intervenção do treinador, no âmbito do processo de treino e competição em Natação Pura, nas diferentes etapas da formação do jovem nadador. Tem como objetivos centrais de aprendizagem: Dominar e relacionar os conteúdos do processo de treino em Natação Pura nos planos técnico físico, técnico-tático e organizacional. Prescrever programas de treino, organizando e gerindo todo o processo de treino e competição. Utilizar terminologia e estratégias de intervenção adequadas às diferentes situações para cada categoria (Cadetes, Infantis e Juvenis). Cooperar na elaboração, desenvolvimento e avaliação do projeto desportivo das instituições. Identificar cada fase e momento do desenvolvimento do nadador, utilizando métodos adequados de avaliação.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Os alunos realizam os trabalhos junto de equipas com destaque na preparação competitiva de Natação, promovendo a compreensão e conhecimento do processo de treino, pela observação e diálogo com treinadores, com posterior reflexão. Os trabalhos que realizam Têm como objetivo a prática simulada da prescrição e condução do treino de jovens na Natação Pura Desportiva.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Hannula, D. e Thornton, N. (2001) The Swim Coaching Bible. Human Kinetics. EUA. Hellard, P. e al. (s/ data). L. Entrainement III - methodologie. Atlantica. Federation Francaise de Natation. Maglischo, E. W.. (2003). Swimming Fastest. Human Kinetics; EUA Raposo, A. (2017). Planeamento do Treino Desportivo, Fundamentos, organização e operacionalização. Visão & Contextos. Lisboa. Sweetenham, B. e Atkinson, J. (2003) Championship Swim Traning. Human Kinetics; EUA
  • Avaliação

    Avaliação

    Modelo de Avaliação Contínua:

    1. OS ESTUDANTES DEVEM MANTER-SE EM PROCESSO DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA DURANTE TODO O ANO LETIVO – PRESENÇA NO MÍNIMO DE 70% DAS AULAS.
    2. APROVAÇÃO: MÉDIA FINAL DE TODAS AS COMPONENTES SUPERIOR A 9,5 VALORES; EM TODAS AS COMPONENTES MÉDIA SUPERIOR A 9,5 VALORES, QUANDO ALGUMA COMPONENTE INFERIOR, OS ALUNOS PODEM REPETIR PARA ATINGIREM OS 9,5 VALORES.
    3. AS REAPRECIAÇÕES DO CUMPRIMENTO DOS OBJETIVOS MÍNIMOS SERÃO REALIZADAS DE MODO INDIVIDUAL, EM FUNÇÃO DO PROCESSO DE CADA ESTUDANTE.

    Descrição

    Data Prevista

    Ponderação

    1º Teste

    3ª semana

    25%

    2º Teste

    5ª semana

    3º Teste

    6ª semana

    4º Teste

    10ª semana

    5º Teste

    16ª semana

    Dossier

    25ª semana

    5%

    Três Trabalhos Individuais

    Até à 25ª semana

    10%

    Trabalho de Observação de Microciclo

    2º semestre

    10%

    400m Livres

    27ª semana

    5%

    Discussão de Relatórios de Observação e Planeamento de Treino e Dossier

    30ª semana

    45%

    A - TESTES

    Serão realizados CINCO testes ao longo do ano letivo.

    Quando num teste, os objetivos mínimos não são alcançados, no subsequente, haverá a possibilidade de os referidos serem reapreciados. Esta situação poderá ser cumulativa de matérias até ao final do processo de avaliação contínua – exceto se após o 4º teste nenhum objetivo mínimo tenha sido cumprido.

    B – TRABALHOS INDIVIDUAIS

    O processo de avaliação contínua implica a entrega, apresentação e discussão de TRÊS trabalhos, cujo temas serão apresentados em documento próprio.

    1 - OBSERVAÇÃO DE UM MICROCICLO DE TREINO DE NATAÇÃO PURA NUM CLUBE DE REFERÊNCIA EM ESCALÕES DE FORMAÇÃO

    2 - A distribuição dos temas será realizada por sorteio, na 2ª aula (sem possibilidade de troca): TEMAS (em sorteio): PLANO DE CARREIRA DE LONGO PRAZO DO NADADOR; O TREINO TÉCNICO; O TREINO DA RESISTÊNCIA AERÓBIA; E A PREPARAÇÃO EM SECO.

    3 - PLANEAMENTO DE UMA ÉPOCA DESPORTIVA DE NATAÇÃO PURA PARA ESCALÕES DE FORMAÇÃO.

    C – DOSSIER

    O guião será apresentado até à 3ª semana

    Os diapositivos correspondentes ao trabalho, terão de ser submetidos no Moodle, no dia que antecede a apresentação – o não cumprimento desta premissa implica a não apresentação do trabalho.

    A apresentação e discussão terá uma duração máxima d 20', será realizada com o apoio audiovisual escolhido pelos alunos, em função dos meios existentes.

    Na elaboração dos trabalhos os alunos podem recorrer à utilização da IAGen, mas sempre respeitando os conteúdos do Guião de Procedimentos – Inteligência Artificial Generativa, apresentados em www.ai.ulusofona.pt e ao abrigo dos Despachos conjuntos nº 64/2024, de 17 de dezembro e nº 76/2023 de 23 de novembro.

    No respeito do normativo, as notas finais dos trabalhos terão como ponderação: os trabalhos escritos – 25% da nota final; apresentação/discussão oral – 40% da nota final.

     

    D – PROVA PRÁTICA - DESEMPENHO NUM TESTE DE 400m Livres (5%)

    Femininos

    Classificação

    Masculinos  

    < 9:30

    10 valores

    < 9:00

    7:46 - 8:30

    11 a 13 valores

    7:16 - 8:00

    6:00 – 7:45

    14 a 17 valores

    5:30 – 7:15

    < 6:00

    18 a 20 valores

    < 5:30

     

    Avaliação em Exame:

    1. Pré-requisito - Realizar 400m L com tempos inferiores a 9:30 em Femininos e 09:00 em Masculinos.
    2. Prova escrita e prova oral obrigatórias. Só terão acesso a prova oral classificações na prova escrita iguais ou superiores a 9.5 valores. A prova oral terá no seu início a apresentação de um trabalho cuja temática será definida no dia da prova escrita.
    3. Na elaboração do trabalho os alunos podem recorrer à utilização da IAGen, mas sempre respeitando os conteúdos do Guião de Procedimentos – Inteligência Artificial Generativa, apresentados em www.ai.ulusofona.pt e ao abrigo dos Despachos conjuntos nº 64/2024, de 17 de dezembro e nº 76/2023 de 23 de novembro.
    4. No respeito do normativo, as notas finais dos trabalhos terão como ponderação: trabalho escrito – 30%; apresentação/discussão oral – 70%
    5. As classificações da prova prática e do trabalho terão de ser sempre superiores a 9.5 valores e da prova escrita superior a 9.5 valores, que em conjunto com a prova oral superior a 9.5 valores.
    6. A ponderação das provas orais serão as mesmas que constam da avaliação contínua.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios entidade signataria