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Disciplina Dança (Opção I - ramo Educação Física e Desporto Escolar)

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC Opção de dança propõe-se explorar métodos e técnicas de ensino das várias formas de dança propostas no PNEF (atividades rítmicas e expressivas).

    O desenvolvimento dos conhecimentos adquiridos na UC dança no primeiro ciclo de estudos, proporcionam bases para a intervenção do profissional de Educação Física no que respeita ao saber selecionar, operacionalizar e avaliar conteúdos de dança.

     

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Módulo de Corpo e Movimento

    1.1. Fatores do movimento (corpo, tempo, espaço e dinâmica) e as diferentes relações entre eles;

    1.2. Improvisar e compor sequência de movimento - Criação coreográfica;

    1.3. Movimento dançado - registo vídeo e escrito;

    2. Módulo de Dança Popular

    2.1. Identificar e reproduzir o repertório selecionado - Programa Nacional Educação Física;

    • Desenvolvimento de conteúdos digitais

    3. Módulo de Danças Sociais

    3.1. Identificar e reproduzir o repertório selecionado - Programa Nacional Educação Física;

    • Desenvolvimento de conteúdos digitais

    4. Produção de eventos de dança

    4.1. Planear, promover e executar um espetáculo de dança.

    • Produção
    • Criação coreográfica
    • Performance

    5. Promover eventos de divulgação e interação na área de dança com a comunidade universitária

    5.1. Workshops, bailes, ateliê de movimento.

    • Durante a semana de educação física.
  • Objetivos

    Objetivos

    1. Dominar noções, conceitos e terminologias básicas específicas inerentes às danças constantes nos Programas Nacionais de Educação Física;

    2. Adquirir e desenvolver competências na de observação/avaliação em Dança;

    3. Compreender, organizar e transmitir os conhecimentos de dança adquiridos;

    4. Organizar e concretizar um espetáculo de dança em três vertentes de intervenção: bailarino, coreógrafo e produtor;

    5. Recolher, registrar e apresentar em prática pedagógica conteúdos de dança (danças tradicionais, danças de salão ou outras formas não abordadas na Unidade Curricular dança).

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    • Serão lecionadas aulas teóricas e teórico-práticas (aprendizagem experiencial) e utilizado o sistema de b-learning (moodle), onde se disponibilizarão materiais de apoio para cada uma das aulas (vídeos de danças, músicas, descrições de técnicas e fichas de apoio).
    • Na Avaliação contínua: os alunos terão de participar efetivamente em 70% das aulas e realizar todos os momentos de avaliação com classificação igual ou superior a 9,5 e nunca inferior 7,5. Alunos que obtenham classificação entre 7,5 e 9,4 serão submetidos a uma tarefa extra específica para a parte da matéria em défice.
    • As aulas serão na sua maioria teórico-práticas (onde se aplicará a aprendizagem experiencial, trabalho de grupo e individual sobre aprendizagem de conteúdos de dança.
    • A classificação final resulta da prestação teórico-prática (10% referente à prestação em aula + 15% referente aos momentos em Prática Pedagógica + 55% Espetáculo/produção + 20% de atividades de interação comunidade).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Hayes, E. R. (1964). An introduction to the teaching of dance (Vol. 38). New York: Ronald Press Company.
    • Xarez, L. (2002). Dança na Escola. (Cd-Rom), Serviço de Edições: FMH. Lisboa.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
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