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Disciplina Psicologia do Desporto e das Actividades Físicas

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular Psicologia do Desporto e das Atividades Físicas pretende dotar os estudantes de conhecimentos psicológicos aplicados nas áreas do Desporto, da Educação Física e do Exercício e Bem-Estar. A unidade curricular aborda, de forma baseada na evidência cientifica mais actual, os vários domínios da psicologia aplicada ao desporto e atividade física, nomeadamente: Os fatores psicológicos individuais, cognitivos, emocionais, sociais ou contextuais envolvidos na prática das atividades físicas; os benefícios e os malefícios psicológicos da prática de atividades físicas, e, finalmente, as estratégias de intervenção psicológicas aplicadas aos diversos contextos de trabalho futuro dos alunos da FEFD.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.Introdução à PDAF   2. Fatores psicológicos individuais envolvidos na prática de PDAF Personalidade Motivação (orientações motivacionais, tipos de motivação e suas determinantes) Fatores cognitivos (perceção, atenção/concentração, memória) Fatores emocionais (humor e emoções, ansiedade, stress e ativação, flow)   3. Fatores sociais ou contextuais envolvidos na prática de PDAF Comunicação e relações interpessoais nos contextos específicos Dinâmica e coesão de grupo Liderança   4. Consequentes psicológicos da prática e outras variáveis envolvidas Bem-estar e qualidade de vida; Cognição e rendimento académico; autoestima Dependência e burn-out   5. Estratégias de intervenção Estratégias baseadas nos modelos de modificação comportamental A Intervenção motivacional: comunicação, clima, entrevista motivacional Treino de promoção de competências psicológicas e estratégias de autorregulação
  • Objetivos

    Objetivos

    Promover o conhecimento acerca da importância da componente psicológica (enquanto antecedente e consequente) nos processos de treino-competição desportiva, ensino-aprendizagem e promoção da atividade física (AF).   Identificar e explicar as variáveis psicológicas associadas às situações de ensino, desportivas e de AF, mobilizando para tal constructos provenientes dos principais paradigmas teóricos de referência, através do conhecimento e reflexão acerca dos mecanismos de ação neles preconizados e seu potencial de aplicação prática.   Discutir e treinar as questões ligadas à avaliação dos constructos psicológicos identificados (suas potencialidades e limitações).
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Serão leccionadas aulas teóricas e teórico-práticas onde se aplicará a aprendizagem experiencial, com colocação de problemas, role-play e trabalhos de grupo. Será utilizado o sistema de b-learning, com base na plataforma moodle, onde se disponibilizarão materiais de apoio para cada uma das aulas (slides e textos de apoio), bem como um fórum de discussão.   Os alunos serão encorajados a pensar critica e reflexivamente, desenvolvendo e avaliando tarefas práticas para os colegas com base nos temas dos trabalhos de grupo e recursos disponibilizados.   O uso de estudos de caso e desenvolvimento de planos de intervenção motivacional ajudarão os alunos a simularem situações de intervenção prática e aplicação de conteúdos. O uso de vídeos ilustrativos, com componente de ilustração e análise ajudará a cimentar conhecimentos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Tenenbaum, E., Eklund, R.C. (Eds) (2020). Handbook of Sport Psychology. John Wiley & Sons, Inc.   Anshel, M. H., Petrie, T. A., & Steinfeldt, J. A. (Eds.). (2019). APA handbook of sport and exercise psychology, Vol. 1 &2. Sport psychology. American Psychological Association.   Bidle, S. J. H., Mutrie, N. & Gorely, T. (2015). Psychology of physical activity: determinants, well-being and interventions (3 rd Ed) . Routledge: New York Gill, D. L., Williams, L. & Reifsteck, E. J. (2017). Psychological dynamics of sport and exercise (4th Ed). Champaign: Human Kinetics   Serpa, S. (2017). Mente, desporto e performance: o fator psi . Lisboa: Ed. Visão e Contextos   Schinke, R.J., McGannon, K.R. & Smith, B. (Eds.) (2016). Routledge International Handbook of Sport Psychology. London: Routledge   Weinberg, R. & Gould, D. (2015). Foundations of Sport and Exercise Psychology (6 th ed). Champaign:Human Kinetics.  
  • Avaliação

    Avaliação

    Avaliação contínua

    - Trabalho em grupo (20%): análise crítica em grupo de artigo científico e sua apresentação e dinamização em turma (incluindo a condução de exercícios de aplicação/ilustração dos conteúdos aos colegas)

     

    - Trabalho individual oral (10%): análise crítica de 3 artigos (de 5) através da formulação e colocação à turma de uma reflexão pertinente acerca do conteúdo e/ou sua relação com outros conteúdos ministrados.

     

    - Avaliação escrita individual (70%):

     

    . 1 frequência (40%)

    . 1 relatório de intervenção (30%): estudo de caso incluindo diagnóstico motivacional e plano de intervenção

     

    Nota importante: média ponderada igual ou superior a 9,5 valores; nota mínima em momentos de avaliação 9,5 valores ( possibilidade de 1 recuperação para 9,5 valores, em um elemento de avaliação com nota inferior a 9,5 valores e média ponderada de 9,5 valores).

     

     

    Avaliação exame recurso:

    Prova escrita (0 a 20 valores)

    Classificação prova escrita > ou = 9.5 valores confirmada com uma prova oral de caráter obrigatório*.

    *nota mínima de acesso a oral, obrigatória, de 9,5 valores

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