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Disciplina Ténis (Opção I - ramo Educação Física e Desporto Escolar)

  • Apresentação

    Apresentação

    Conhecimento teórico relativo ao domínio técnico-tático desta modalidade. Preparação de profissionais na área da Educação Física e Desporto Escolar potenciando a capacidade de planear, executar, avaliar e ajustar a sua intervenção à área profissional de especialização, aplicando procedimentos e tarefas em contexto real.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conhecimento das técnicas básicas apropriadas para jogadores jovens Capacidade para trocar bolas com o jovem jogador, de demonstrar as técnicas básicas e de fornecer apropriadamente bolas Conhecimento e demonstração das táticas básicas apropriadas para jogadores jovens Compreender como os jovens aprendem, conduzir uma sessão de treino, utilizar os estilos de ensino básicos e materiais de ajuda Utilização correta das demostrações e progressões de ensino Etapas do jogo adaptado (Play and Stay: vermelho, verde e laranja) Planear, organizar e conduzir uma unidade didática de ténis, sessão de treino ou competições, em ambiente de segurança para jovens jogadores Conhecimento da história, regras e regulamentos do ténis e do desporto escolar Conhecimento das capacidades motoras básicas e a sua relação com os jovens jogadores Técnicas motivacionais, “Feedback” positivo, desafio ótimo e desempenho versus resultado
  • Objetivos

    Objetivos

    Dominar os elementos técnicos e táticos do jogo Desenvolver conhecimentos e competências metodológicas relacionadas com o ensino da modalidade em contexto de iniciação e escolar Conhecer a história e as regras da modalidade, sua organização e desenvolvimento no panorama nacional, bem como os principais sistemas de competição Preparar profissionais com competências na elaboração, implementação, desenvolvimento e avaliação de projectos de Desporto Escolar
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    São lecionadas aulas teóricas, teórico-práticas (aplicação da aprendizagem experiencial, com colocação de estudos de caso e trabalho de grupo), trabalho de campo e práticas exercitando saberes. Avaliação contínua: Os alunos concretizam 1 ou 2 frequências e 1 trabalho teórico (grupo/individual), e devem comparecer a um mínimo de 75% das aulas práticas, nas quais são colocados perante tarefas de resolução de problemas específicas da sua área de especialização. A classificação final é: 30% Frequências + 10% Trabalho Teórico (grupo/individual) + 60% aavaliação prática. Todas as componentes da avaliação têm que ser iguais ou superiores a 9,5 valores e a nota final tem que ser igual ou superior a 10 valores.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Coutinho, C (2016). Inside Out – Análise técnica da base ao topo. César Coutinho Tennis. Goppel, J., & DiNubile, N. (2009). Tennis: For the health of it! The Physician and Sportsmedicine, 2(37), 40-50. ITF (2002). Coaches Manual. International Tennis Federation. ITF, London. Píffero, C., Valentini, N. (2010). Habilidades especializadas do tênis: um estudo de intervenção na iniciação esportiva com crianças escolares. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, S. Paulo, 42(2), 149-163. Pluim, B. (2007). Health benefits of Tennis. ITF Coaching & Sport Science Review, 42, 9. Pluim, B., Staal, J.B., Marks, B., Miller, S. & Miley, D. (2007). Health Benefits of Tennis. British Journal of Sports Medecine, 41,(11), 760-768. Turner, M.S., Pluim, B. (2007). Anyone for Tennis? British Journal of Sports Medicine, 41, 701-702. Unierzsky, P. & Crespo, M. (2007). Review of modern teaching methods for Tennis. Revista Internacional de Ciencias del Deporte. 7(3), 1-10.
  • Avaliação

    Avaliação

    1.

    Descrição: Realização de 1 ou 2 frequências

    Data Limite: Uma frequência no 1º e outra no 2º semestre

    Ponderação: 30% da nota final

     

    2.

    Descrição: Avaliação Pratica. Níveis de execução/participação, os quais se referem às capacidades técnico - táticas e conhecimento global do jogo, atitude crítica e reflexiva da matéria, assiduidade e pontualidade.

    Data Limite: Até ao fim do ano letivo

    Ponderação: 60% da nota final

     

    3.

    Descrição: Realização e apresentação de 1 trabalho teórico

    Data Limite: Até ao fim do ano letivo

    Ponderação: 10% da nota final

     

    Todas as avaliações tem uma nota mínima de 9,5 Valores

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