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Disciplina Teoria e Metodologia do Treino

  • Apresentação

    Apresentação

    A Teoria e Metodologia do Treino poderá ser considerada uma Unidade Curricular (UC) agregadora de várias temáticas previamente lecionadas noutras UC, sendo transversal a todos os ramos da licenciatura. Nesta UC deseja-se dotar os estudantes de competências essenciais no processo de prescrição e avaliação do exercício físico, através da aplicação de cargas adequadas ao estádio de desenvolvimento de cada praticante (Atleta, Aluno, Praticante). O processo de aplicação de cargas pressupõe um conjunto alargado de conhecimentos e competências, gerais e específicas, cujos resultados se traduzem em processos adaptativos complexos do curto ao longo prazo. Assim, o domínio das matérias correspondentes às Capacidades Motoras - Força, Resistência, Velocidade, Flexibilidade e Coordenação -, às componentes técnicas e técnico-táticas, ao processo de observação e avaliação, consubstanciados nos processos de periodização a longo, médio e curto prazo, será absolutamente determinante no sucesso desta UC.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conteúdos programáticos fundamentais:

    1. Carga de Treino e Adaptação
    2. O Treino das Capacidades Motoras: Resistência, Força, Velocidade, Flexibilidade e Coordenação.
    3. Componentes do processo de treino - análise do treino: físico, técnico, tático e psicológico.
    4. Etapas de Formação Desportiva - Rendimento Desportivo e Competição no Jovem e no Adulto.
    5. Princípios do treino desportivo, componentes da carga, efeitos e meios de treino.
    6. Planeamento e Periodização do Treino: Modelos de Preparação a Longo Prazo; Macro, Meso e Microestrutura. Modelos de Periodização.
    7. Avaliação e controlo do processo de treino: formas e meios.
  • Objetivos

    Objetivos

    A U.C. tem por objetivo essencial promover a aquisição de saberes e competências necessárias à intervenção do professor/treinador, no âmbito do processo de treino e competição, nas diferentes etapas da formação do atleta ou aluno ou praticante.

    Tem como objetivos centrais de aprendizagem:

    1. Dominar e relacionar os conteúdos de teoria do treino, relacionando-os com as especificidades de cada ramo e/ou modalidade, nos planos histórico, técnico-tático e organizacional.
    2. Prescrever programas de treino, organizando e gerindo todo o processo de treino (e competição, mesmo que informal), nomeadamente no desenvolvimento das capacidades motoras.
    3. Utilizar terminologia e estratégias de intervenção adequadas às diferentes situações – para cada modalidade, especificidade ou ramo.
    4. Cooperar na elaboração, desenvolvimento e avaliação do projeto desportivo das instituições.
    5. Identificar cada fase e momento do desenvolvimento do praticante, utilizando métodos adequados de avaliação.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O processo ensino aprendizagem acontece com recurso a aulas:

    • Teóricas - informação e problematização;
    • Teórico-práticas - ativa participação do estudante, individualmente e em grupo, sobre questões ou textos, apresentação e discussão de trabalhos;
    • Práticas - sessões de treino e avaliação de cada uma das capacidades motoras.

     

    Avaliação Contínua:

             A ser desenvolvida em capítulo próprio.

    Exame:

    Nos Exames o estudante terá de entregar antecipadamente:

    • Um Projeto de Planeamento de uma Época Desportiva, em função do definido para o processo de avaliação contínua – exceto se o tiver realizado, com sucesso (10 v.), durante a avaliação contínua.
    • Um trabalho, onde seja apresentada a capacidade motora mais importante no referido Projeto de Planeamento de uma Época Desportiva (em PowerPoint).

    Realizar-se-á uma prova oral obrigatória para todos os estudantes que, no somatório da prova escrita (65%), do projeto (25%) e do trabalho (10%), obtenham classificação igual ou superior a 9,5 v.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    ·Alter, M. (2004). Science of Flexibility . Human Kinetics. USA

    ·Anguera, M. T., & Mendo, A. H. (2013). La metodología observacional en el ámbito del deporte [Observational methodology in sport sciences]. E-balonmano. com: Revista de Ciencias del Deporte, 9(3), 135-160.

    ·Bompa, T.O. (2002). Periodização: Teoria e Metodologia do Treinamento. Phorte Editora, S. Paulo, Brasil.

    ·Browm, L. & Ferrigno, V. (2005). Training for Speed, Agility and Quickness . Human Kinetics. Leeds, UK.

    ·Cunha, P. (2018). O Treino da Resistência nas Modalidades Cíclicas. Anuário do Treino Desportivo. Comité Olímpico de Portugal. Visão & Contextos, Lisboa.

    ·Pezarat Correia, P., Mil-Homens, P., & Mendonça, G. (2015). Treino da Força. Vol I. Edições FMH

    ·Pezarat Correia, P., Mil-Homens, P., & Mendonça, G. (2017). Treino da Força. Vol II. Edições FMH

    ·Raposo, A. (2017). Planeamento do Treino Desportivo - Fundamentos, organização e operacionalização. Visão & Contextos. Lisboa.

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente

    Horário de atendimento

    Local

    Paulo Cunha

    3ª feira-  15:00 – 16:00

    Gab. Coordenação ou online

    Carlos Cruz

    3ª feira-  15:00 – 16:00

    Sala a definir ou online

    Luís Monteiro

    3ª feira-  15:00 – 16:00

    Sala a definir ou online

    Sérgio Ramos

    3ª feira-  15:00 – 16:00

    Sala a definir ou online

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